/

Objeto encontrado por acaso pode ser a estrutura de madeira mais antiga do mundo

1

(dr) Archaeological Centre Olomouc

Foi encontrada na República Checa aquela que se acredita ser a estrutura de madeira mais antiga da História: um poço feito de um carvalho cortado há cerca de 7.275 anos.

Em 2018, trabalhadores construiam uma estrada na cidade de Ostrov, na República Checa, quando foram surpreendidos: o que era suposto ser uma simples escavação, tornou-se rapidamente muito mais do que isso, depois de terem encontrado um objeto de madeira, considerado o mais antigo do mundo.

A estrutura de madeira encontrada faz parte de um poço de água. Com uma base quadrada e cerca de 140 centímetros de altura, o objeto era feito a partir de madeira de árvores como o carvalho. E, ao que tudo indica, é do período Neolítico.

O arqueólogo Jaroslav Peška, do Centro Arqueológico Olomouc, explicou, citado pelo Science Alert, que as árvores utilizadas na produção do objeto devem ter sido derrubadas entre os anos 5.256 a.C e 5.255 a.C. “Os anéis nos troncos permitem-nos dar uma estimativa precisa”, completou.

A construção do poço revela que os ancestrais neolíticos daquela região tinham boas ferramentas e um vasto conhecimento de carpintaria. Apesar das condições em que o artefacto foi encontrado, o estado de preservação da madeira era excecional, mostrando marcas das ferramentas de pedra polida usadas para modelar cada peça.

O tempo de vida do carvalho foi descoberto através de uma técnica conhecida como dendroconologia, um método científico para estabelecer a idade de uma árvore a partir dos anéis do seu tronco. A madeira encontrada estava em ótimas condições, o que facilitou a sua datação.

De acordo com a análise, as árvores que forneceram a madeira para construir o poço foram derrubadas há 7.275 anos.

Ainda assim, importa ressalvar que o poço não foi confirmado como a estrutura de madeira mais antiga de sempre, uma vez que existem cerca de 40 estruturas de madeira na Europa que datam de um período semelhante.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.