Uma estrela pode ter até sete planetas com água líquida

NASA / JPL / Caltech

O sistema planetário Trappist-1 possui três planetas na zona habitável, em comparação com o Sistema Solar que possui um

Um estudo recentemente publicado numa revista científica acaba de concluir que outras estrelas podem ter até sete planetas parecidos com a Terra, na ausência de um gigante gasoso como Júpiter.

A zona habitável de um planeta é a área ao redor de uma estrela na qual um planeta em órbita pode ter oceanos com água líquida, uma condição fulcral para a existência de vida (pelo menos, como a conhecemos).

Uma recente estudo, publicado no Astronomical Journal, debruçou-se sobre o sistema planetário Trappist-1, que possui três planetas semelhantes à Terra na sua zona habitável. “Esta questão fez-me pensar sobre o número máximo de planetas habitáveis ​​que uma estrela pode ter e por que razão a nossa estrela só tem um”, disse Stephen Kane. “Não parece justo!”

A equipa da UC Riverside, nos Estados Unidos, criou um modelo para simular planetas de diferentes tamanhos a orbitar as suas estrelas. De acordo com o Europa Press, o algoritmo levou em consideração as forças gravitacionais e simulou a interação dos planetas entre si durante milhões de anos.

Através desta experiência, a equipa descobriu que é possível que algumas estrelas suportem até sete planetas e que uma estrela como o nosso Sol possa suportar seis planetas com água líquida. “Se forem mais de sete, os planetas aproximam-se demasiado e desestabilizam as órbitas um do outro”, explicou Kane, em comunicado.

Mas por que motivo o nosso Sistema Solar só alberga um planeta habitável? Os cientistas desconfiam que o movimento circular dos planetas, em vez de um movimento oval ou irregular, minimiza qualquer contacto próximo e mantém as órbitas estáveis. Além disso, a equipa acredita que Júpiter limitou a habitabilidade do nosso sistema.

“Júpiter tem um grande efeito na habitabilidade do nosso Sistema Solar, porque é massivo e atrapalha outras órbitas”, afirmou Kane.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Teóricos, pena que não acertem uma hipótese real. E ainda não perceberam que em todo o universo só há mesmo uma excepção à regra, permitindo haver as condições à vida, no caso o planeta Terra.

    • A humildade é essencial ao conhecimento. Ler e ouvir o que os cientistas vão registando é essencial para aprendermos e irmos fazendo uma ínfima ideia do que se passa fora da nossa compreensão.

  2. A sério Sérgio? Há centenas de biliões de galáxias, cada galáxia tem centenas de milhões de estrelas, cada estrela tem uma dezena de planetas, ou seja qualquer coisa como 1.600.000.000.000.000.000.000.000 de planetas no universo, é só na terra é que há vida?? Vc também é terraplanista?

  3. I Velha Albion continuais a desafiar o Velho Continente,não com a arrogância ibérica,mas com a genial sabedoria céltica . Frustrastes as invasões promovidas pelos poderosos espanhóis da Invencível Armada,que chegaram a amedrontar o Canal da Mancha com seus cento e trinta galeões,armados até os dentes; Napoleão Bonaparte ficou a ver navios e nunca conseguiu chegar as vossas praias; alemães incendiados pelo terror nazista,também,se viram frustrados. Hitler com todo poderoso exército alemão foi barrado pela heróica resistência dos valentes ingleses. Acredito,que ,somente uma força invasora será capaz de fazer-vos sucumbir: a força dos saborosos vinhos portugueses. Aí a minha Velha Albion! É demais. Nem Boris Johnson.com toda sua esperteza turca impedirá a vossa rendição. É o que pensa,joaoluizgondimaguiargondim. jlg21.com@gmai.com

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …