Estrela em forma de lágrima revela uma supernova em formação

(dr) Mark Garlick / University of Warwick

Impressão artística do sistema HD265435

Uma equipa de astrónomos avistou um fenómeno raro: uma anã branca a distorcer uma sub-anã quente em forma de lágrima, caminhando ambas em direção ao trágico desfecho de uma supernova.

De acordo com o site EurekAlert!, a HD265435 está localizada a cerca de 1500 anos-luz e é composta por uma estrela sub-anã quente e uma anã branca que se orbitam uma à outra a uma taxa de cerca de 100 minutos.

Esta forma de lágrima é causada pelo facto de a anã branca estar a distorcer a sub-anã quente com a sua gravidade intensa, o que será também o catalisador para uma eventual supernova que consumirá ambas.

Descoberto por uma equipa de astrónomos e astrofísicos liderados pela Universidade de Warwick, é um dos poucos sistemas estelares descobertos que um dia verá uma anã branca reacender o seu núcleo.

Segundo o mesmo site, pensa-se que uma supernova tipo Ia – o resultado de uma violenta explosão de uma anã branca – ocorre quando o núcleo de uma anã branca reacende, levando a uma explosão termonuclear.

Existem dois cenários em que isso pode acontecer. No primeiro, a anã branca ganha massa suficiente para atingir 1,4 vezes a massa do nosso Sol, algo conhecido como limite de Chandrasekhar. No entanto, a HD265435 encaixa-se no segundo cenário, no qual a massa total de um sistema estelar próximo de múltiplas estrelas está próximo ou acima deste limite.

“Não sabemos exatamente como estas supernovas explodem, mas sabemos que isso terá que acontecer porque vemos isso a acontecer noutras partes do Universo”, declarou Ingrid Pelisoli, investigadora do departamento de Física da Universidade de Warwick.

“Uma forma possível é se a anã branca acumular massa suficiente da sub-anã quente, de modo que, à medida que as duas se orbitam uma à outra e se aproximam, a matéria irá começar a escapar da sub-anã quente e a cair sobre a anã branca”, explicou.

“Outra maneira é derivada ao facto de estarem a perder energia para as emissões das ondas gravitacionais, o que fará aproximá-las até se fundirem. Assim que a anã branca ganhar massa suficiente, irá tornar-se uma supernova“, acrescentou.

O estudo foi publicado, esta segunda-feira, na revista científica Nature Astronomy.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …