Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos.

Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um buraco negro de peso médio e de massa intermediária.

Os cientistas pensavam que os buracos negros de massa intermediária (IMBH, na sigla em inglês) eram comuns, mas eles têm escapado dos olhares atentos dos telescópios. Por isso, esta é uma descoberta inédita, que pode desvendar o mistério de como os buracos negros supermassivos chegam aos seus enormes tamanhos.

“O facto de termos conseguido capturar este buraco negro enquanto ele devorava uma estrela oferece-nos uma oportunidade incrível de observar o que de outra forma seria invisível”, começou por dizer a astrónoma Ann Zabludoff, da Universidade do Arizona, nos EUA.

“Além disso, analisando a chama, conseguimos entender melhor essa categoria fugaz de buracos negros que pode muito bem representar a maioria dos buracos negros nos centros das galáxias”, acrescentou.

A escassez de deteções na faixa de massa dos IMBH até ao momento é gritante, denota o portal ScienceAlert. Até agora, os astrónomos conseguiram revelar apenas um punhado deles, mas acredita-se que haja muitos mais por aí.

Os buracos negros normalmente revelam-se quando algo, como uma estrela, aproxima-se demasiado deles. Quando é o caso, a imensa força exercida pelo buraco negro faz com que a estrela se desfaça. Essa rutura liberta uma chama brilhante.

O que esta equipa de investigadores da Universidade do Arizona fez foi voltar a analisar os dados de um acontecimento desta natureza que aconteceu em 2003.

Os cientistas procuraram medir, com maior precisão, a massa e a rotação do buraco negro. Eventualmente, descobriram que a massa do buraco negro em estudo situa-se nas dez mil massas solares. Além disso, descobriram que estava a girar rapidamente.

“É possível que o buraco negro se tenha formado daquela forma e não mudou muito desde então, ou que dois buracos negros de massa intermediária fundiram-se recentemente para formar este”, disse Zabludoff.

“Sabemos que a rotação medida exclui cenários onde o buraco negro cresce durante um longo período de tempo devido à ingestão constante de gás ou de muitos snacks de gás que chegam de direções aleatórias”, acrescentou.

Os resultados foram publicados na revista científica The Astrophysical Journal.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeita queixosos que queriam processar Vaticano por pedofilia

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) rejeitou esta terça-feira 24 queixosos que já tinham tentado perante tribunais belgas processar o Vaticano por atos de pedofilia cometidos por padres. O TEDH invocou em particular “a imunidade” …

Casa desaba em São Miguel devido a chuva forte mas sem fazer vítimas

Uma “casa antiga” ficou na última noite “totalmente destruída” na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte chuva que caiu em São Miguel, mas “os moradores não sofreram ferimentos”, disse esta terça-feira a …

O novo Super-Homem é bissexual e promete continuar a lutar para salvar o mundo

Revelação foi feita esta semana por Tom Taylor, autor da banda-desenhada que revelou não querer "desperdiçar" a oportunidade de conferir mais inclusão e representatividade à história. O novo Super-Homem, filho de Clark Kent e Lois Lane, …

Kim Jong-Un quer criar "exército invencível" para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um "exército invencível" face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”. As declarações do líder da …

PSP da Figueira da Foz efetuou maior apreensão de droga em 20 anos

Cerca de 20 quilogramas (kg) de haxixe, quase 16 kg de liamba e cocaína para 3.395 doses foram apreendidos pela PSP da Figueira da Foz, na maior apreensão de droga em 20 anos. A droga apreendida …