Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

(dr) ESO / Digitised Sky Survey

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo.

Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o Universo cresceu desde o Big Bang, as primeiras estrelas que se acenderam na escuridão primordial, conhecidas como estrelas da População III, permanecem um mistério.

É possível identificá-las pela sua baixíssima abundância de elementos como carbono, ferro, oxigénio, magnésio e lítio, detetados pela análise do espectro de luz emitido pela estrela, que contém as impressões digitais químicas dos seus elementos.



Isto porque, antes de as estrelas surgirem, não havia elementos pesados ​​no Universo.  Quando as primeiras estrelas se formaram, surgiram os elementos mais pesados através  do processo de fusão termonuclear nos seus núcleos.

As estrelas de hoje – População I – têm a maior metalicidade. Enquanto isso, estrelas que nasceram quando o Universo era muito jovem têm metalicidade muito baixa, com as primeiras estrelas conhecidas como estrelas ultra-pobres em metais ou estrelas UMP, que são consideradas estrelas genuínas da População II, enriquecidas por material de uma única supernova da População III.

Agora, conta o Science Alert, uma equipa de astrónomos liderada pelo NOIRLab da National Science Foundation identificou SPLUS J210428-004934. Apesar de não ter a menor metalicidade já detetada, tem uma metalicidade média para uma estrela UMP.

A estrela, por outro lado, tem a menor abundância de carbono que os astrónomos já viram numa estrela ultra-pobre em metais.

Para descobrir como a estrela se poderia ter formado, os cientistas realizaram uma modelagem teórica e descobriram que as abundâncias químicas observadas em SPLUS J210428-004934, incluindo o baixo carbono e as abundâncias de estrelas UMP mais normais de outros elementos, poderiam ser melhor reproduzidas por uma supernova de alta energia de uma única estrela da População III com 29,5 vezes a massa do Sol.

“Relatamos a descoberta de SPLUS J210428.01−004934.2 (doravante SPLUS J2104−0049), uma estrela ultra pobre em metais selecionada da sua fotometria S-PLUS de banda estreita e confirmada por espectroscopia de média e alta resolução”, escreveram os investigadores. “Essas observações de prova de conceito são parte de um esforço contínuo para confirmar espectroscopicamente candidatos de baixa metalicidade identificados por fotometria de banda estreita.”

No entanto, os ajustes mais próximos da modelagem ainda não conseguiram produzir silício suficiente para replicar exatamente o SPLUS J210428-004934.

Os cientistas recomendam procurar estrelas mais antigas com propriedades químicas semelhantes para tentar resolver essa estranha discrepância.

“Estrelas UMP adicionais identificadas pela fotometria S-PLUS irão melhorar muito a nossa compreensão das estrelas Pop. III e permitir a possibilidade de encontrar uma estrela de baixa massa livre de metal que ainda viva na nossa galáxia hoje”, remataram.

O estudo foi publicado esta semana na revista científica The Astrophysical Journal Letters.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …