Flash interview interrompida e machismo. Estoril-Leixões termina em confrontos

2

Estoril campeão nacional sub-23

O caldo entornou na partida que decidiu o campeão da Liga Revelação. O jogo terminou em confrontos e as declarações do treinador do Leixões geraram polémica.

O Estoril é o novo campeão nacional de sub-23. A segunda edição da Liga Revelação terminou nesta terça-feira, com uma autêntica “final” entre Estoril e Leixões, que o Estoril ganhou em casa por 2-0.

Ora, o jogo ganhou mediatismo não pelo futebol jogado dentro das quatro linhas, mas pelos confrontos, críticas e insultos que dele derivaram. Os dois cartões vermelhos mostrados a jogadores do Leixões motivaram a revolta do emblema de Matosinhos.

O encontro terminou em confusão entre os jogadores e equipas técnicas. Inicialmente, o árbitro nem deu o jogo por terminado devido aos confrontos, mas acabaria por fazer soar o apito final, com os atletas do Estoril já a festejarem a conquista.

Numa altura em que o treinador estorilista, Vasco Costa, começava a falar ao Canal 11, um jogador visitante interrompe a flash interview, agarrando no microfone e gritando repetidamente: “Isto é uma vergonha”.

https://www.youtube.com/watch?v=VSR-rJPpmu8

Na conferência de imprensa após o jogo, José Faria, treinador da equipa sub-23 do Leixões, deu os parabéns ao Estoril pelo título. O técnico salientou a superioridade da sua equipa enquanto estiveram a jogar 11 para 11. “Não é fácil ver um título fugir-nos pelas mãos por intermédio de terceiros”, realçou José Faria.

“Tenho um balneário inteiro de lágrimas nos olhos. É lamentável? É. Se os condeno? Não. Vivo o futebol de forma intensa e o futebol tem de ter esta emoção, estes jogadores representam gentes de trabalho, gentes que não levam desaforo para casa. Merecíamos outros intervenientes à altura dos jogadores do Leixões e do Estoril”, disse o treinador leixonense.

José Faria foi ainda protagonista de declarações polémicas que visaram a jornalista Sofia Oliveira, do Canal 11.

“Tive alguns comentários, de alguns jogadores importantes para o clube, demasiado Leixões junto… E curiosamente há um deles que vocês que andam no futebol… Que há pessoas que não andam no futebol, que pensam que andam… As Sofias desta vida têm de aprender muito para andar no futebol, porque o futebol tem de ser dos homens do futebol”, atirou.

Os comentários de José Faria ressonaram nas redes sociais, com vários internautas a sair em defesa da jornalista.

Entretanto, o Leixões emitiu um comunicado em defesa de José Faria, argumentando que “não podemos calar a revolta pelo assassinato de carácter que lhe estão a fazer”.

“Em defesa da honra e bom nome de José Faria, não podemos calar a revolta pelo assassinato de carácter que estão a fazer a alguém que em nada proferiu qualquer insulto machista. Quando José Faria falou em ‘Homens do futebol’, na conferência de imprensa após o jogo com o Estoril Praia, abordou todo o universo do futebol. Todos, Homens e Mulheres. Sem exceção. Nós, Leixões, orgulhamo-nos de ter várias Mulheres na nossa estrutura e sermos um clube de igualdade de género. Somos um clube inclusivo. Das mães, das filhas, das irmãs. Das Sereias do Mar”, pode ler-se no comunicado citado pelo Record.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Ao minuto 1:11… onde está o distanciamento social?! Anda todo o mundo a apelar ao distanciamento social e aqui está tudo ao molhe?!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.