Flash interview interrompida e machismo. Estoril-Leixões termina em confrontos

Estoril campeão nacional sub-23

O caldo entornou na partida que decidiu o campeão da Liga Revelação. O jogo terminou em confrontos e as declarações do treinador do Leixões geraram polémica.

O Estoril é o novo campeão nacional de sub-23. A segunda edição da Liga Revelação terminou nesta terça-feira, com uma autêntica “final” entre Estoril e Leixões, que o Estoril ganhou em casa por 2-0.

Ora, o jogo ganhou mediatismo não pelo futebol jogado dentro das quatro linhas, mas pelos confrontos, críticas e insultos que dele derivaram. Os dois cartões vermelhos mostrados a jogadores do Leixões motivaram a revolta do emblema de Matosinhos.

O encontro terminou em confusão entre os jogadores e equipas técnicas. Inicialmente, o árbitro nem deu o jogo por terminado devido aos confrontos, mas acabaria por fazer soar o apito final, com os atletas do Estoril já a festejarem a conquista.

Numa altura em que o treinador estorilista, Vasco Costa, começava a falar ao Canal 11, um jogador visitante interrompe a flash interview, agarrando no microfone e gritando repetidamente: “Isto é uma vergonha”.

Na conferência de imprensa após o jogo, José Faria, treinador da equipa sub-23 do Leixões, deu os parabéns ao Estoril pelo título. O técnico salientou a superioridade da sua equipa enquanto estiveram a jogar 11 para 11. “Não é fácil ver um título fugir-nos pelas mãos por intermédio de terceiros”, realçou José Faria.

“Tenho um balneário inteiro de lágrimas nos olhos. É lamentável? É. Se os condeno? Não. Vivo o futebol de forma intensa e o futebol tem de ter esta emoção, estes jogadores representam gentes de trabalho, gentes que não levam desaforo para casa. Merecíamos outros intervenientes à altura dos jogadores do Leixões e do Estoril”, disse o treinador leixonense.

José Faria foi ainda protagonista de declarações polémicas que visaram a jornalista Sofia Oliveira, do Canal 11.

“Tive alguns comentários, de alguns jogadores importantes para o clube, demasiado Leixões junto… E curiosamente há um deles que vocês que andam no futebol… Que há pessoas que não andam no futebol, que pensam que andam… As Sofias desta vida têm de aprender muito para andar no futebol, porque o futebol tem de ser dos homens do futebol”, atirou.

Os comentários de José Faria ressonaram nas redes sociais, com vários internautas a sair em defesa da jornalista.

Entretanto, o Leixões emitiu um comunicado em defesa de José Faria, argumentando que “não podemos calar a revolta pelo assassinato de carácter que lhe estão a fazer”.

“Em defesa da honra e bom nome de José Faria, não podemos calar a revolta pelo assassinato de carácter que estão a fazer a alguém que em nada proferiu qualquer insulto machista. Quando José Faria falou em ‘Homens do futebol’, na conferência de imprensa após o jogo com o Estoril Praia, abordou todo o universo do futebol. Todos, Homens e Mulheres. Sem exceção. Nós, Leixões, orgulhamo-nos de ter várias Mulheres na nossa estrutura e sermos um clube de igualdade de género. Somos um clube inclusivo. Das mães, das filhas, das irmãs. Das Sereias do Mar”, pode ler-se no comunicado citado pelo Record.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ao minuto 1:11… onde está o distanciamento social?! Anda todo o mundo a apelar ao distanciamento social e aqui está tudo ao molhe?!

RESPONDER

De seis para 18 meses. Governo e Altice chegam a "consenso" para renovar SIRESP

A Altice Portugal vai enviar esta sexta-feira a proposta técnico operacional para a prorrogação por 18 meses do serviço da rede de comunicações de emergência SIRESP, disse esta quinta-feira fonte oficial da empresa à Lusa. Na …

Governo admite chamar Catarina Martins para negociar (mas acredita que BE e PSD têm uma aliança tácita)

A antiga geringonça já não volta a ser o que era, depois de o Bloco de Esquerda ter votado contra a proposta do Governo no último Orçamento do Estado. Ainda assim, António Costa vai voltar …

Nova técnica pode ajudar a prever erupções vulcânicas com anos de antecedência

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova técnica de alerta precoce, baseada em dados de satélite, que poderia ser usada para prever erupções vulcânicas com anos de antecedência. Com a ajuda de dados de satélite, cientistas …

Governo quer aumentar salário mínimo em 40 euros em 2022

No próximo ano, o salário mínimo nacional deverá subir cerca de 40 euros - um aumento de 6% face aos atuais 665 euros. Este aumento elevaria o montante para 705 euros por mês. De acordo com …

Três mísseis atingem aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos Estados Unidos. Não há feridos

Três mísseis atingiram esta quinta-feira o aeroporto de Bagdad, onde se situa uma base militar onde estão estacionados soldados norte-americanos, tendo provocado um ferido iraquiano, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP. Os projéteis atingiram a …

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …