Este foi o segundo Verão mais frio dos últimos 25 anos

O verão deste ano registou a segunda temperatura média mais baixa dos últimos 25 anos, tendo-se apenas verificado uma onda de calor em junho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O boletim climatológico sazonal do IPMA sobre o verão de 2014 indica que os meses de junho, julho e agosto tiveram uma temperatura média do ar inferior ao normal, que foi de 20.9 graus centígrados.

“No verão de 2014 o valor da temperatura média foi o segundo valor mais baixo desde 1989”, adianta o mesmo documento.

De acordo com o IPMA, o número de dias com temperatura máxima entre os 30 e os 35 graus foi “significativamente inferior ao normal, com o maior número de dias a verificar-se no Alentejo, particularmente no interior”.

Neste verão ocorreu uma onda de calor entre os dias 11 e 17 de junho, tendo-se ainda registado, entre 10 e 17, temperaturas iguais ou superiores a 40 graus.

O IPMA, que classificou o último verão de normal, indica também que os valores médios da quantidade de precipitação foram próximos do normal.

No entanto, “a precipitação total no verão registou valores acima do normal no litoral, entre o Minho e Setúbal e também na região de Mértola e inferiores ao normal no restante território”.

O boletim chama atenção para o mês de julho, que foi o oitavo mais chuvoso desde 1931 e o mais chuvoso deste século.

Como fenómenos relevantes ocorrido no último verão, o IPMA aponta a onda de calor em junho em alguns locais do país e a ausência de temperaturas superiores a 40 graus em agosto, situação que já não se verificava desde 1996.

O equinócio do outono começa às 03:29 de terça-feira e marca o início do outono.

portugal.gov.pt

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O único português que gostou do Verão

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, reagiu com humor ao relatório provisório que indica que 2014 foi o ano com menor número de incêndios na última década, afirmando que será “o único português que gostou” deste verão.

“Devo ser o único português que gostou do verão que tivemos até agora”, referiu o ministro, à margem da inauguração do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, em Famalicão.

O relatório provisório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indica que 2014 foi o ano em que se registou o menor número de incêndios da última década.

Segundo o relatório, entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro registaram-se 6.958 ocorrências de fogo.

Em comparação com o mesmo período de 2013, as ocorrências de fogo diminuíram para mais de metade.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.