Este foi o segundo Verão mais frio dos últimos 25 anos

O verão deste ano registou a segunda temperatura média mais baixa dos últimos 25 anos, tendo-se apenas verificado uma onda de calor em junho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O boletim climatológico sazonal do IPMA sobre o verão de 2014 indica que os meses de junho, julho e agosto tiveram uma temperatura média do ar inferior ao normal, que foi de 20.9 graus centígrados.

“No verão de 2014 o valor da temperatura média foi o segundo valor mais baixo desde 1989”, adianta o mesmo documento.

De acordo com o IPMA, o número de dias com temperatura máxima entre os 30 e os 35 graus foi “significativamente inferior ao normal, com o maior número de dias a verificar-se no Alentejo, particularmente no interior”.

Neste verão ocorreu uma onda de calor entre os dias 11 e 17 de junho, tendo-se ainda registado, entre 10 e 17, temperaturas iguais ou superiores a 40 graus.

O IPMA, que classificou o último verão de normal, indica também que os valores médios da quantidade de precipitação foram próximos do normal.

No entanto, “a precipitação total no verão registou valores acima do normal no litoral, entre o Minho e Setúbal e também na região de Mértola e inferiores ao normal no restante território”.

O boletim chama atenção para o mês de julho, que foi o oitavo mais chuvoso desde 1931 e o mais chuvoso deste século.

Como fenómenos relevantes ocorrido no último verão, o IPMA aponta a onda de calor em junho em alguns locais do país e a ausência de temperaturas superiores a 40 graus em agosto, situação que já não se verificava desde 1996.

O equinócio do outono começa às 03:29 de terça-feira e marca o início do outono.

portugal.gov.pt

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O único português que gostou do Verão

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, reagiu com humor ao relatório provisório que indica que 2014 foi o ano com menor número de incêndios na última década, afirmando que será “o único português que gostou” deste verão.

“Devo ser o único português que gostou do verão que tivemos até agora”, referiu o ministro, à margem da inauguração do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, em Famalicão.

O relatório provisório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indica que 2014 foi o ano em que se registou o menor número de incêndios da última década.

Segundo o relatório, entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro registaram-se 6.958 ocorrências de fogo.

Em comparação com o mesmo período de 2013, as ocorrências de fogo diminuíram para mais de metade.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …