“Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato”

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: “Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije”.

A primeira divisão nacional feminina de andebol, depois de duas paragens prolongadas, retomou no final de fevereiro e, para finalizar o campeonato (total de 26 jonadas), o calendário ficou mais condensado.

Desde o início de abril há jornadas duplas ao fim-de-semana. Ou seja, quase todas as equipas jogam duas vezes em 24 horas, ao sábado e ao domingo. Este esquema vai prolongar-se até ao final de maio e, a meio de junho, haverá nova jornada dupla ao fim-de-semana para fechar a prova.

No sábado passado, em Alpendorada, a equipa local, a ARCA, levou a melhor sobre a Juve Lis por 23-20. Curiosamente, seis dias antes, estas duas equipas defrontaram-se no mesmo local, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, com a turma marcoense também a ganhar, por 25-20.

O jogo de sábado terminou perto das 19h30. A comitiva da Juve Lis iria deixar o pavilhão em Alpendorada perto das 20h, ainda iria jantar e regressar para Leiria. No dia seguinte, às 17h, iria jogar em casa com o CA Leça.

O treinador da Juve Lis não concorda com este número elevado de jogos, em pouco tempo: “Penso que é uma irresponsabilidade enorme por parte da federação. Estas jornadas duplas seguidas, mais uma jornada dupla no final do campeonato… É muito, muito difícil para as jogadoras. Só espero que ninguém se aleije, sinceramente. Sobrecarregar estas atletas com tantos jogos pode ser muito perigoso, pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato”

Tivemos tempo para arranjar alternativas. Penso que se deveria ter utilizado um formato diferente para acabar o campeonato. Ainda por cima temos muitos jogos de seleções pelo meio, muito tempo sem atletas. Nas vésperas destes últimos jogos, estivemos 10 dias sem duas atletas muito, muito importantes. É muito difícil conciliar”, disse Diogo Guerra à Rádio Antena Web.

“Para amanhã, em relação ao jogo com o CA Leça, é gerir. Gerir. Temos um jogo para ganhar e vamos fazer de tudo para ganhar e estamos preparados”, finalizou o técnico, que conseguiria realmente um triunfo no dia seguinte (23-17) diante da equipa de Leça.

O treinador da ARCA, Alexandre Monteiro, que também jogou no dia seguinte (frente à Santa Joana), comentou que “não dá para trabalhar nada” de um dia para o outro: “Dá para tentar recuperá-las o melhor possível agora, no final do jogo, com os alongamentos, com alguns exercícios que estamos a fazer. Falar um pouco sobre o jogo de amanhã, mas isso vai ser mesmo amanhã. Hoje, não. Hoje, acabou. Fazem agora um relaxamento, uns alongamentos, para tentar minimizar o esforço que tiveram hoje, para amanhã estarmos na melhor forma possível”.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …