Estátua de D. Sebastião destruída por jovem que tentava tirar fotografias

Jaime Silva / Wikimedia

Pormenor estátua D. Sebastião, na Estação do Rossio

Pormenor estátua D. Sebastião, na Estação do Rossio

A estátua do rei D. Sebastião que se encontrava à porta da estação de comboios do Rossio, em Lisboa, ficou totalmente destruída depois de um jovem subir ao local para tirar fotografias.

Uma fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa avançou à Lusa que um jovem de 24 anos tentou subir ao local onde se encontrava a estátua para tirar fotografias e esta acabou por ser projetada para o chão, ficando totalmente destruída.

De acordo com a mesma fonte, dois agentes presenciaram o acidente, que ocorreu cerca das 23h50 de terça-feira, tendo identificado de imediato o jovem, que não sofreu qualquer ferimento.

O caso foi alvo de notificação sendo agora dado conhecimento ao Ministério Público, uma vez que se trata de uma estátua que se encontra num edifício classificado como património nacional.

De acordo com a mesma fonte, a CP – Comboios de Portugal foi igualmente informada do sucedido.

A estátua do rei D. Sebastião encontrava-se à entrada da estação do Rossio enquadrada por dois arcos em forma de ferradura, símbolo do mitológico cavalo branco em que, reza a lenda, o rei que desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, irá regressar a Portugal montado, numa manhã de nevoeiro.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ai mãe não a tamanho para tanta estupidez, faz-me lembrar hoje em dia as pessoas nos casamentos todas de telemóvel em punho mesmo dentro das igrejas faltando ao respeito a todos incluindo os próprios noivos, mania das selfies ainda vou ver este povo pior.

  2. Os jovens são o fruto da geração que os concebeu. Evidentemente que este acto é completamente reprovável mas, se estão indignados com as ditas “selfies”, os papás destes miúdos são os responsáveis porque em pequeninos nunca souberam referir a palavra não pois dizem eles que querem ver as crianças a sorrirem. Eu, e todos os humanos gostam de ver alegria nas crianças e naqueles que mais tarde vão ser, ou seja jovens a sorrir e os nossos futuros adultos a sorrirem. UPara que isso ocorra,, por vezes é necessário negar algo às crianças pois um Não é muitas vezes sinal de Amor….no imediato pode ocorrer uma birra, mas no futuro próximo cada um de nós vulgarmente se dá conta: que fantásticos Pais tivemos por saberem recusar alguns dos nossos pedidos de criança. Adultos de hoje, se querem uma sociedade melhor saibam dizer sim (isto é fácil pois o vil dinheiro dá a ideia que quase compra tudo), mas um não quando há algum dinheiro é, tantas vezes mais valioso que um sim…………a riqueza disso constatasse a médio e longo prazo!!.
    Precisamos de pais que sejam verdadeiros educadores para que ninguém venha a destruir a nossa história, a História de Portugal!

  3. Foi inqualificável o que o “jovem” fez, sem dúvida nenhuma, mas até agora ninguém me explicou como é que uma estátua daquelas dimensões CAÍ, simplesmente porque um “jovem” sobe apoiado nela. Quer isto dizer, caso haja um pequeno abalo de terra, que todo o “património nacional” vem abaixo, e depois vão se queixar de quem? Da natureza que não devia de gerar abalos? É pertinente saber que o nosso “património nacional” está inqualificável “suspenso no ar”.

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …