Estátua de D. Sebastião destruída por jovem que tentava tirar fotografias

Jaime Silva / Wikimedia

Pormenor estátua D. Sebastião, na Estação do Rossio

Pormenor estátua D. Sebastião, na Estação do Rossio

A estátua do rei D. Sebastião que se encontrava à porta da estação de comboios do Rossio, em Lisboa, ficou totalmente destruída depois de um jovem subir ao local para tirar fotografias.

Uma fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa avançou à Lusa que um jovem de 24 anos tentou subir ao local onde se encontrava a estátua para tirar fotografias e esta acabou por ser projetada para o chão, ficando totalmente destruída.

De acordo com a mesma fonte, dois agentes presenciaram o acidente, que ocorreu cerca das 23h50 de terça-feira, tendo identificado de imediato o jovem, que não sofreu qualquer ferimento.

O caso foi alvo de notificação sendo agora dado conhecimento ao Ministério Público, uma vez que se trata de uma estátua que se encontra num edifício classificado como património nacional.

De acordo com a mesma fonte, a CP – Comboios de Portugal foi igualmente informada do sucedido.

A estátua do rei D. Sebastião encontrava-se à entrada da estação do Rossio enquadrada por dois arcos em forma de ferradura, símbolo do mitológico cavalo branco em que, reza a lenda, o rei que desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, irá regressar a Portugal montado, numa manhã de nevoeiro.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ai mãe não a tamanho para tanta estupidez, faz-me lembrar hoje em dia as pessoas nos casamentos todas de telemóvel em punho mesmo dentro das igrejas faltando ao respeito a todos incluindo os próprios noivos, mania das selfies ainda vou ver este povo pior.

  2. Os jovens são o fruto da geração que os concebeu. Evidentemente que este acto é completamente reprovável mas, se estão indignados com as ditas “selfies”, os papás destes miúdos são os responsáveis porque em pequeninos nunca souberam referir a palavra não pois dizem eles que querem ver as crianças a sorrirem. Eu, e todos os humanos gostam de ver alegria nas crianças e naqueles que mais tarde vão ser, ou seja jovens a sorrir e os nossos futuros adultos a sorrirem. UPara que isso ocorra,, por vezes é necessário negar algo às crianças pois um Não é muitas vezes sinal de Amor….no imediato pode ocorrer uma birra, mas no futuro próximo cada um de nós vulgarmente se dá conta: que fantásticos Pais tivemos por saberem recusar alguns dos nossos pedidos de criança. Adultos de hoje, se querem uma sociedade melhor saibam dizer sim (isto é fácil pois o vil dinheiro dá a ideia que quase compra tudo), mas um não quando há algum dinheiro é, tantas vezes mais valioso que um sim…………a riqueza disso constatasse a médio e longo prazo!!.
    Precisamos de pais que sejam verdadeiros educadores para que ninguém venha a destruir a nossa história, a História de Portugal!

  3. Foi inqualificável o que o “jovem” fez, sem dúvida nenhuma, mas até agora ninguém me explicou como é que uma estátua daquelas dimensões CAÍ, simplesmente porque um “jovem” sobe apoiado nela. Quer isto dizer, caso haja um pequeno abalo de terra, que todo o “património nacional” vem abaixo, e depois vão se queixar de quem? Da natureza que não devia de gerar abalos? É pertinente saber que o nosso “património nacional” está inqualificável “suspenso no ar”.

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …