Estatística revela quem é o melhor avançado (e não é CR7 ou Messi)

Andrej Cukic / EPA

Robert Lewandowski leva 39 golos em 33 jogos disputados esta temporada. Os números do avançado polaco colocam-no bem à frente da sua concorrência no que toca à frieza goleadora.

O marcador mais prolífico do mundo pode surpreendê-lo. Quando pensamos num grande avançado imediatamente a nossa cabeça remete-nos para Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi, mas a verdade é que a estatística mostra uma realidade algo distinta. Os números não enganam: Robert Lewandowski é o melhor goleador do mundo atualmente.

Natural da Polónia, Lewandowski chegou à Alemanha em 2010 para representar o Borussia Dortmund. Depois de três épocas de sucesso no seu país natal, ao serviço do Znicz Pruszków e do Lech Poznan, o avançado queria mostrar o que valia numa grande liga europeia.

Após um arranque lento (nove golos na primeira temporada), rapidamente Lewandowski mostrou a sua aptidão para a arte de marcar golos. Desde 2011, o polaco nunca marcou menos de 25 golos ao serviço do clube. As suas boas exibições valeram-lhe uma transferência para o Bayern de Munique, em 2014, onde deu continuidade à sua senda goleadora.

Esta temporada, a estrela da seleção polaca conta com um registo notável: 39 golos em 33 jogos. Aos 31 anos, a idade parece não afetar a sua capacidade goleadora e o jogador continua, ano após ano, na corrida pela Bota de Ouro. Na Alemanha, já foi por quatro vezes o melhor marcador da Bundesliga. Um feito que combina bem com os 14 títulos conquistados em terras germânicas.

Feitas as contas, o jogador do Bayern já leva quase 250 golos na Bundesliga e não dá sinais de parar.

Como realça o OZY, no início desta temporada, Lewandowski tornou-se no primeiro jogador na história da primeira divisão alemã a marcar nos nove primeiros jogos da liga, estendendo a série para 13 partidas consecutivas.

Nas cinco principais ligas europeias, um jogador remata em média 1,2 vezes por jogo, com uma percentagem esperada de golo (xG) de 0,12. Apenas 15 jogadores conseguem uma média superior a quatro disparos por jogo e apenas dois – Cristiano Ronaldo e Kylian Mbappé – conseguem mais do que cinco remate por 90 minutos.

No entanto, Lewandowski destaca-se como sendo o único jogador no mundo com uma média superior a 4,5 remates por encontro com uma xG superior à média (0,18). Para que tenha noção do valor extraordinário que este é, Cristiano Ronaldo tem uma xG de apenas 0,09 – metade da de Lewandowski. Messi, por sua vez, tem uma percentagem esperada de golo de 0,10.

Apenas Mbappé iguala a marca do avançado polaco, mas o jovem francês só jogou apenas 60% dos minutos de jogo do Paris Saint-Germain.

E, por fim, nunca é demais recordar os cinco golos de ‘Lewy’ em apenas nove minutos, após saltar do banco no regresso dos balneários.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …