/

Estatística revela quem é o melhor avançado (e não é CR7 ou Messi)

Andrej Cukic / EPA

Robert Lewandowski leva 39 golos em 33 jogos disputados esta temporada. Os números do avançado polaco colocam-no bem à frente da sua concorrência no que toca à frieza goleadora.

O marcador mais prolífico do mundo pode surpreendê-lo. Quando pensamos num grande avançado imediatamente a nossa cabeça remete-nos para Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi, mas a verdade é que a estatística mostra uma realidade algo distinta. Os números não enganam: Robert Lewandowski é o melhor goleador do mundo atualmente.

Natural da Polónia, Lewandowski chegou à Alemanha em 2010 para representar o Borussia Dortmund. Depois de três épocas de sucesso no seu país natal, ao serviço do Znicz Pruszków e do Lech Poznan, o avançado queria mostrar o que valia numa grande liga europeia.

Após um arranque lento (nove golos na primeira temporada), rapidamente Lewandowski mostrou a sua aptidão para a arte de marcar golos. Desde 2011, o polaco nunca marcou menos de 25 golos ao serviço do clube. As suas boas exibições valeram-lhe uma transferência para o Bayern de Munique, em 2014, onde deu continuidade à sua senda goleadora.

Esta temporada, a estrela da seleção polaca conta com um registo notável: 39 golos em 33 jogos. Aos 31 anos, a idade parece não afetar a sua capacidade goleadora e o jogador continua, ano após ano, na corrida pela Bota de Ouro. Na Alemanha, já foi por quatro vezes o melhor marcador da Bundesliga. Um feito que combina bem com os 14 títulos conquistados em terras germânicas.

Feitas as contas, o jogador do Bayern já leva quase 250 golos na Bundesliga e não dá sinais de parar.

Como realça o OZY, no início desta temporada, Lewandowski tornou-se no primeiro jogador na história da primeira divisão alemã a marcar nos nove primeiros jogos da liga, estendendo a série para 13 partidas consecutivas.

Nas cinco principais ligas europeias, um jogador remata em média 1,2 vezes por jogo, com uma percentagem esperada de golo (xG) de 0,12. Apenas 15 jogadores conseguem uma média superior a quatro disparos por jogo e apenas dois – Cristiano Ronaldo e Kylian Mbappé – conseguem mais do que cinco remate por 90 minutos.

No entanto, Lewandowski destaca-se como sendo o único jogador no mundo com uma média superior a 4,5 remates por encontro com uma xG superior à média (0,18). Para que tenha noção do valor extraordinário que este é, Cristiano Ronaldo tem uma xG de apenas 0,09 – metade da de Lewandowski. Messi, por sua vez, tem uma percentagem esperada de golo de 0,10.

Apenas Mbappé iguala a marca do avançado polaco, mas o jovem francês só jogou apenas 60% dos minutos de jogo do Paris Saint-Germain.

E, por fim, nunca é demais recordar os cinco golos de ‘Lewy’ em apenas nove minutos, após saltar do banco no regresso dos balneários.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.