/

A estatística explica porque William nunca deveria ter marcado o penalty (e quem o deveria ter feio)

Estela Silva / Lusa

-

Deveria William ter marcado o penálti de que o Sporting beneficiou esta sexta-feria contra o Nacional da Maderia? A GoalPoint tem a resposta – e sabe quem o deveria ter feito.

O Sporting empatou 0-0 com o Nacional na Choupana, e William Carvalho desperdiçou (novamente) uma grande penalidade, defendida por Rui Silva, o homem do jogo GoalPoint.

A questão que se coloca é: seria William a escolha certa para bater o penálti?

E caso a resposta seja negativa, que opções estatisticamente “comprovadas” estariam à disposição de Jorge Jesus?

O registo (pouco famoso) de William

Facto: William tem um registo de cinco penalidades na sua carreira, no que concerne a jogos oficiais. Nessas ocasiões, converteu com sucesso duas e falhou três.

O médio fez golo em 2013/14 ao serviço de Portugal na qualificação para o EURO Sub-21 e em 2015/16 num encontro da Liga ante o Belenenses.

As falhas essas ocorreram na final do Euro Sub-21 de 2015, na derrota em Portimão que afastou os “leões” da Taça da Liga 15/16 e, a mais recente, na deslocação do Sporting à Choupana, na última jornada da Liga NOS.

Curiosidade? Sempre que William falhou a equipa perdeu alguma coisa: pontos, finais ou eliminatórias.

Que outras opções tinha Jesus ao seu dispor?

Com uma taxa de concretização de grandes penalidades de 40% (50% antes da última que assumiu) resulta claro algo que muitos adeptos sublinharam de imediato nas redes sociais, mesmo sem recorrer a estes números: William não deveria ter sido o escolhido.

Mas teria Jorge Jesus em campo opções estatisticamente validadas para assumir o castigo máximo?

A resposta é… sim.

Caso o treinador quisesse optar por um elemento com mais tempo de casa a opção poderia recair em Bryan Ruiz.O costa-riquenho foi chamado a bater 12 grandes penalidades ao longo da sua carreira, convertendo 10 e desperdiçando duas (83% de conversão).

Se, por outro lado, JJ quisesse dar a vez a um reforço, e um que pela pesada herança justifica momentos de confirmação rápidos, então Bas Dost seria a opção lógica. O holandês foi chamado a marcar 7 grandes penalidades nos clubes que representou falhando… zero.

GoalPoint

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.