Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

2

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri.

Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa pessoa no condado de Hillsborough, nos Estados Unidos. Este parasita é encontrado com frequência em águas paradas ou terrenos húmidos e a infeção ocorre quando a água contaminada entra em contacto com o nariz e chega ao cérebro.

A BBC cita o departamento de Saúde da Flórida e avança que não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde do paciente em causa, nem como contraiu a infeção. Os primeiros sintomas são febre, tonturas, vómitos, rigidez na nuca e dores de cabeça. A maioria dos infetados, cerca de 97%, não resiste muito mais do que uma semana.

Este tipo de infeção é mais frequente nos estados do sul dos Estados Unidos, mas os casos são muito raros. Na Flórida, desde 1962, só foram registados 37 casos.

Devido às consequências potencialmente fatais desta infeção, as autoridades de Saúde locais decidiram emitir um alerta no condado de Hillsborough. Desta forma, foi recomendado aos habitantes que evitem o contacto com água canalizada, em particular a quente e morna, rios, lagos e piscinas.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.