Dividendos do Banco de Portugal foram os mais baixos desde 2011

(dr) Banco de Portugal

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

O Banco de Portugal (BdP) entregou ao Estado dividendos no valor de 186 milhões de euros relativos a 2015, o valor mais baixo desde 2011.

De acordo com o relatório anual do Banco de Portugal de 2015, divulgado esta segunda-feira, os dividendos ilíquidos somaram os 186 milhões de euros no ano passado, abaixo dos 243 milhões registados em 2014, mas também abaixo dos 202 milhões entregues em 2013 e dos 359 milhões de euros de dividendos em 2012.

Para encontrar um valor inferior, é preciso recuar a 2011, ano em que a instituição liderada por Carlos Costa entregou ao Estado 19 milhões de euros em dividendos.

Quanto aos impostos correntes, verifica-se que o Banco de Portugal pagou 91 milhões de euros em 2015, um valor inferior aos 128 milhões pagos no ano anterior mas superior aos impostos pagos em 2014, que atingiram os 75 milhões de euros.

Ao todo, considerando dividendos e impostos correntes, em 2015, o Banco de Portugal entregou ao Estado 277 milhões de euros, menos 94 milhões do que em 2014, ano em que contribuiu com 371 milhões de euros.

O Banco de Portugal teve lucros de 233 milhões de euros no ano passado, uma queda de 23,4% face ao ano anterior, quando registou lucros de 304 milhões de euros.

Os resultados em operações financeiras atingiram os 372 milhões de euros, um crescimento de 71,8% em relação a 2014, ano em que estes resultados se cifraram nos 216 milhões de euros.

Quanto aos gastos administrativos, em 2015, foram de 179 milhões de euros, em linha com os registados no ano anterior (172 milhões de euros).

Destes gastos, a parcela mais relevante é relativa aos gastos com pessoal, que atingiu os 120 milhões de euros no ano passado (mais cinco milhões do que em 2014), seguindo-se os gastos com fornecimentos e serviços a terceiros, que somaram os 47 milhões (mais cinco milhões do que em 2014).

O número médio de trabalhadores também aumentou em 2015, para os 1.708 colaboradores, dos quais 394 estão afetos à função de supervisão do Banco de Portugal. Em 2014, o banco central contava com 1.681 trabalhadores, dos quais 372 estavam alocados à função de supervisão do banco.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …