Mais um atraso. Estado publica (e suspende) lista para colocar 435 médicos de família

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), tutelada pelo Governo, publicou esta segunda-feira a lista final de candidatos aceites para preencher as 435 vagas em aberto para médicos de família nos centros de saúde, mas o processo vai ter de ser avaliado novamente pelo júri.

De acordo com a TSF, os candidatos convocados para escolherem, na próxima sexta-feira, o sítio onde pretendiam ir trabalhar foram entretanto desconvocados porque foi detetado “um lapso no âmbito da lista de ordenação final dos candidatos admitidos ao concurso, o qual merece melhor análise por parte do júri”.

A lista publicada na segunda-feira em Diário da República, que agora tem de ser retificada, revelava que teriam sido aceites 444 candidatos para as 435 vagas. Assim, o calendário enviado para concretizar a entrada dos 435 médicos de família no Serviço Nacional de Saúde (SNS) terá de ser refeito.

Questionada pela TSF, fonte oficial da ACSS garantiu que o erro é “pequeno” e que a correção deverá acontecer já esta quarta-feira.

O TSF recorda que este concurso está atrasado há meses, levantando protestos da Ordem dos Médicos, sindicatos e associação que representa os médicos de família. A  demora ajudou a que mais 300 mil portugueses ficassem sem médico de família num ano, elevando o total de utentes do SNS nesta situação para quase um milhão.

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Rui Nogueira, lamentou, em declarações à TSF, o atraso num concurso que “não está fácil”. “Coitados, os colegas estão à espera há meses… e agora mais este atraso, mas penso que este é o mal menor deste concurso”, disse.

O representante acredita que o erro não deverá durar mais que “uns dias a ser corrigido”. “Não faz sentido que tenhamos centenas de milhares de pessoas sem médico de família e termos médicos de família sem pessoas atribuídas nas suas listas”, defendeu.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.