Estado Islâmico elege Israel como “alvo específico” da sua luta

(cv)

O grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma “nova fase” da sua ‘jihad’, ao eleger Israel como alvo específico.

O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano Donald Trump recebeu o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, na segunda-feira, antes de apresentar um plano de paz regional considerado “histórico” para Israel, mas firmemente rejeitado pelos palestinianos, noticiou a agência Lusa.

Na mensagem de 37 minutos divulgada na aplicação Telegram, o novo líder do EI, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurashi, afirma-se “determinado” em iniciar uma “nova fase que apenas será centrada em combater os judeus e em devolver aos muçulmanos o que eles roubaram”.

“Os olhos dos soldados do califado, onde quer que se encontrem, estarão sempre dirigidos para Jerusalém”, disse na mensagem o porta-voz do EI, Abu Hamza El Qurachi. “Nos próximos dias, se Deus quiser, vão ver (…) aquilo que vos fará esquecer os horrores do passado”, declarou ainda Abu El Qurachi, numa alusão a um eventual ataque.

A agência noticiosa AFP não confirmou no imediato a autenticidade desta mensagem, mas o registo foi difundido nos órgãos de propaganda habituais do grupo nas redes sociais.

Antes da sua derrota territorial em março de 2019, a organização ‘jihadista’ controlava um vasto e autoproclamado “califado” na Síria e Iraque, que incluía sete milhões de habitantes. Imprimiam moeda, cobravam impostos e geriam os programas escolares.

Na sequência das operações militares combinadas das forças sírias e iraquianas, apoiadas pelos respetivos aliados, este território foi reduzido progressivamente, até à sua extinção. No entanto, o EI mantém na Síria e Iraque uma presença importante, em torno do rio Eufrates e no deserto adjacente.

O grupo criou igualmente diversos ramos em África e na Ásia, que continuam ativos.

O EI está designadamente presente na península do Sinai, na fronteira com Israel e que o Estado hebreu ocupou durante 15 anos após a guerra israelo-árabe de 1967.

Lusa //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Nos últimos anos foram visados sobretudo os países ocidentais através do terrorismo e os países da região onde o estado islâmico poderia assumir o controlo ou pelo menos tentá-lo (fosse pela fragilidade militar, social, económica,…). A prioridade até aqui do EI nunca foi Israel. É a minha ideia.

RESPONDER

Madjer diz adeus ao futebol de praia

O internacional português, eleito cinco vezes melhor jogador mundial de futebol de praia, anunciou, esta quinta-feira, o fim de carreira e prepara-se para assumir o cargo de coordenador para a modalidade da Federação Portuguesa de …

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 127 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …