Estado contrata 70 funcionários por dia

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa

O Estado contratou mais de 70 funcionários por dia, entre Setembro de 2015 e Março de 2016.

Os dados da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público, divulgados pelo Correio da Manhã, evidenciam ainda que cerca de 98% destes contratos são a termo.

De acordo com o jornal, o Estado contratou uma média de 70 funcionários por dia no período entre Setembro de 2015 e Março de 2016.

A maioria destes contratos são a termo certo, sendo que dos 12.888 funcionários contratados para a Administração Pública “apenas 290 não têm contratos a prazo“.

Isto dá uma média de 97,8% de precários, uma palavra tão cara à Esquerda e contra a qual este governo se tem debatido.

Médicos, enfermeiros e professores dos Ensinos Básico e Secundário foram os profissionais mais contratados pelo Estado no período mencionado.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. So há uma forma de dar credibilidade as funções publicas.

    Passar todas as contratações a concursos públicos e critérios de mérito para seleção bem definidos, uniformizar todos os salários por função e responsabilidade e progressão carreira por objetivos e exames de mérito

    Isto não interessa ao lobby publico nem à esquerda, nem à direita. As gorduras (contratações de boys, subsídios, suplementos, adjudicações externas, assessores, etc) são estas e ninguém lhes vai mexer.

    • Está em crer que contratam enfermeiros ou professores ou mesmo médicos sem as respectivas habilitações? Tirando os job for the boys/girls as contratações têm todas um critério de selecção. Se não sabe, informe-se primeiro.

  2. olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço. Mais uma vez a esquerda a mentir com todos os dentes incluindo os postiços. Mas isto até é bom, a ver se no 4º resgate nos livramos de vez da esquerdalha. Obrigadô sr.Costa!

  3. Pois manel, realmente a direita “social democrata laranja” e seus primos são um exemplo de credibilidade e verdade…realmente deves ser daqueles que gostava de voltar ao antigamente… abençoada cadeira!

  4. Esta notícia é muito estranha: afinal, por um lado, está implícita uma crítica à contratação pelo estado mas o número (desde logo uma média) não é comparado com nenhum outro número pelo que a sua relevância não pode ser avaliada; por outro lado, ao precisar que se trata de contratos a termo, esvazia de sentido a informação anterior, onde se pressupunha uma contração sem termo (essa sim, eventualmente criticável, dada a disparidade entre estado e privado). Além disso, não se faz qualquer referência a nomeações (por confiança política) — o verdadeiro cancro da confiança dos cidadão na isenção do serviço público. É o moderno jornalismo português no seu melhor! Como o primeiro aspeto requeria trabalho de investigação, o segundo implicava raciocínio e o terceiro exigia uma visão crítica, o artigo falha em toda a linha, resumindo-se a fogo de artifício, talvez com motivações ideológicas. A deplorar…

RESPONDER

"Scolari segunda opção? É melhor ver isso do que ser cego"

Frase do treinador Lisca, que deu "muita risada" quando ouviu essa possibilidade. Lisca recusou 14 propostas para mudar de clube, no ano passado. O Cruzeiro andou à procura de treinador, tentou várias direções, mas foi ouvindo …

Covid-19 só explica 27,5% do acréscimo de mortalidade

As mortes por covid-19 em Portugal entre 02 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional …

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …