Estado contrata 70 funcionários por dia

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa

O Estado contratou mais de 70 funcionários por dia, entre Setembro de 2015 e Março de 2016.

Os dados da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público, divulgados pelo Correio da Manhã, evidenciam ainda que cerca de 98% destes contratos são a termo.

De acordo com o jornal, o Estado contratou uma média de 70 funcionários por dia no período entre Setembro de 2015 e Março de 2016.

A maioria destes contratos são a termo certo, sendo que dos 12.888 funcionários contratados para a Administração Pública “apenas 290 não têm contratos a prazo“.

Isto dá uma média de 97,8% de precários, uma palavra tão cara à Esquerda e contra a qual este governo se tem debatido.

Médicos, enfermeiros e professores dos Ensinos Básico e Secundário foram os profissionais mais contratados pelo Estado no período mencionado.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. So há uma forma de dar credibilidade as funções publicas.

    Passar todas as contratações a concursos públicos e critérios de mérito para seleção bem definidos, uniformizar todos os salários por função e responsabilidade e progressão carreira por objetivos e exames de mérito

    Isto não interessa ao lobby publico nem à esquerda, nem à direita. As gorduras (contratações de boys, subsídios, suplementos, adjudicações externas, assessores, etc) são estas e ninguém lhes vai mexer.

    • Está em crer que contratam enfermeiros ou professores ou mesmo médicos sem as respectivas habilitações? Tirando os job for the boys/girls as contratações têm todas um critério de selecção. Se não sabe, informe-se primeiro.

  2. olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço. Mais uma vez a esquerda a mentir com todos os dentes incluindo os postiços. Mas isto até é bom, a ver se no 4º resgate nos livramos de vez da esquerdalha. Obrigadô sr.Costa!

  3. Pois manel, realmente a direita “social democrata laranja” e seus primos são um exemplo de credibilidade e verdade…realmente deves ser daqueles que gostava de voltar ao antigamente… abençoada cadeira!

  4. Esta notícia é muito estranha: afinal, por um lado, está implícita uma crítica à contratação pelo estado mas o número (desde logo uma média) não é comparado com nenhum outro número pelo que a sua relevância não pode ser avaliada; por outro lado, ao precisar que se trata de contratos a termo, esvazia de sentido a informação anterior, onde se pressupunha uma contração sem termo (essa sim, eventualmente criticável, dada a disparidade entre estado e privado). Além disso, não se faz qualquer referência a nomeações (por confiança política) — o verdadeiro cancro da confiança dos cidadão na isenção do serviço público. É o moderno jornalismo português no seu melhor! Como o primeiro aspeto requeria trabalho de investigação, o segundo implicava raciocínio e o terceiro exigia uma visão crítica, o artigo falha em toda a linha, resumindo-se a fogo de artifício, talvez com motivações ideológicas. A deplorar…

RESPONDER

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …

Uma questão de físico. Já se sabe porque o Manchester United desistiu de João Félix

Foi a "falta de físico" que afastou João Félix do Manchester United. O clube inglês ponderou contratar a jovem estrela do Benfica, antes da sua mudança para o Atlético de Madrid, mas acabou por desistir …

Reino Unido e UE retomam negociações. Londres vai pedir adiamento se não houver acordo até sábado

O Reino Unido e a União Europeia (UE) retomam esta quarta-feira as negociações sobre o 'Brexit', depois de na véspera se ter anunciado que um acordo estaria iminente. "Ainda há trabalho a fazer", referiu o …

Filho de Biden quebra o silêncio. "Sei que não fiz nada errado"

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo …

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …