/

Estado apanhou 30 mil baixas médicas fraudulentas em seis meses

5

Mário Cruz / Lusa

-

A Segurança Social detectou 30 mil baixas fraudulentas desde o início do ano, o que dá uma média de 4.680 casos por mês.

Os dados são divulgados pelo Jornal de Notícias que reforça que o Estado procedeu a mais de 127 mil avaliações de situações de subsídio por doença entre Janeiro e Junho deste ano.

De acordo com a publicação, detectaram-se 30 mil casos onde não havia justificação médica para a manutenção do apoio da Segurança Social, o que dá uma média de 4.680 baixas médicas fraudulentas por mês.

O jornal destaca que “mais de 20%” das situações analisadas “foram sujeitas a juntas médicas entre Janeiro e Junho deste ano e consideradas aptas para trabalhar”.

O governo apertou o cerco à fiscalização das baixas médicas com o intuito de poupar 60 milhões de euros na atribuição do subsídio.

Os casos de fraude terão disparado com a diminuição da fiscalização nos últimos dois anos. Desde 2009 que não havia tantas pessoas de baixa médica, quase 600 mil, o que levou o Estado a pagar mais de 450 milhões de euros em subsídios.

Entre as medidas que o governo pretende implantar para aplicar um melhor controle, está a de levar a Junta Médica todos os beneficiários com baixas que ultrapassem os 30 dias. Quem faltar duas vezes à convocatória sem apresentar justificação, perderá de imediato o subsídio.

ZAP

5 Comments

  1. E fraudes de farmacêuticas e fraudes de médicos e fraudes de políticos e fraudes e roubos de tudo e de todos… Mas depois a culpa é da Merkel e da Alemanha e da crise mundial e da UE e do Cristiano Ronaldo e de mais alguém…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.