Estado apanhou 30 mil baixas médicas fraudulentas em seis meses

Mário Cruz / Lusa

-

A Segurança Social detectou 30 mil baixas fraudulentas desde o início do ano, o que dá uma média de 4.680 casos por mês.

Os dados são divulgados pelo Jornal de Notícias que reforça que o Estado procedeu a mais de 127 mil avaliações de situações de subsídio por doença entre Janeiro e Junho deste ano.

De acordo com a publicação, detectaram-se 30 mil casos onde não havia justificação médica para a manutenção do apoio da Segurança Social, o que dá uma média de 4.680 baixas médicas fraudulentas por mês.

O jornal destaca que “mais de 20%” das situações analisadas “foram sujeitas a juntas médicas entre Janeiro e Junho deste ano e consideradas aptas para trabalhar”.

O governo apertou o cerco à fiscalização das baixas médicas com o intuito de poupar 60 milhões de euros na atribuição do subsídio.

Os casos de fraude terão disparado com a diminuição da fiscalização nos últimos dois anos. Desde 2009 que não havia tantas pessoas de baixa médica, quase 600 mil, o que levou o Estado a pagar mais de 450 milhões de euros em subsídios.

Entre as medidas que o governo pretende implantar para aplicar um melhor controle, está a de levar a Junta Médica todos os beneficiários com baixas que ultrapassem os 30 dias. Quem faltar duas vezes à convocatória sem apresentar justificação, perderá de imediato o subsídio.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E fraudes de farmacêuticas e fraudes de médicos e fraudes de políticos e fraudes e roubos de tudo e de todos… Mas depois a culpa é da Merkel e da Alemanha e da crise mundial e da UE e do Cristiano Ronaldo e de mais alguém…

RESPONDER

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho

Treinador português vai liderar a Roma e pretenderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, tal como …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …