Estádio Municipal de Braga já custou 175 milhões de euros. “Mais do que o hospital”

LeonL / flickr

Estádio Municipal de Braga

O custo do Estádio Municipal de Braga, construído para o Euro 2004, “totaliza já” 175 milhões euros, “mais que do que custou o hospital”, o que para a CDU local demonstra o “desvario” que foi todo o processo.

A pedido do vereador da CDU, Carlos Almeida, a autarquia “desencadeou um esforço nunca antes feito de sistematização de dados e compilação de cifras”, documento a que a Lusa teve acesso, sobre os custos do Estádio Municipal, documento a que a Lusa teve acesso, que demonstra que a infraestrutura orçada cerca de 65 milhões de euros pode custar “ainda mais” do que já apurado, uma vez que decorrem ainda vários processos judicias que podem “agravar os custo” do Estádio Municipal.

Segundo exemplificou à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio (PSD/CDS-PP/PPM), o atual custo daquela infraestrutura, que a autarquia pondera alienar, “corresponde a um valor superior ao do Hospital de Braga, a 1,5 vezes o custo do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), a 10 vezes o investimento necessário para a conclusão da Variante do Cávado e a intervenção do Nó de Infias, 15 vezes o investimento feito no Parque de Exposições de Braga, 30 vezes o investimento em curso no Mercado Municipal e 50 vezes o investimento na expansão do Parque Desportivo da Rodovia”.

Em declarações à Lusa, o vereador da CDU afirmou que “os números são claros e indicam o desvario que foi a condução de todo o processo de construção do Estádio“, marcado por obras a mais, processos judiciais, trabalhos de recuperação, reparações e acréscimos.

Salientando que ainda não pode “ver ao detalhe” o documento da autarquia, Carlos Almeida referiu que “têm que ser apuradas responsabilidades por estes números”.

“Não podemos deixar assobiar para o lado e deixar que isto passe como se nada fosse”, afirmou.

O vereador da CDU disse ainda que “embora reconhecendo que estes valores restringem muito a atividade da autarquia, até porque estão a ser pagos ao longo do tempo, não podem servir para justificar tudo”.

“Isto também não pode ser usado como desculpa para a falta de investimento da câmara nos últimos anos [desde que Ricardo Rio assumiu o cargo em 2013]”, disse.

Além dos custos de construção, o Estádio representa para os cofres da autarquia custos anuais de manutenção e funcionamento: “ficou sempre estabelecido que a câmara municipal suportaria todos os encargos de manutenção do equipamento e que caberia ao Clube custear os encargos de funcionamento (…). Já no que concerne à manutenção do estádio, os custos anuais variam de ano para ano, mas, em média, rondam os 110 mil euros, com trabalhos de eletricidade, mecânicos e construção civil”, lê-se.

O documento acrescenta ainda que à verba de 175.132.366 euros “acrescerão os valores em pendência judicial, dos quais cerca de 11 milhões (relativos ao consórcio Soares da Costa / ASSOC) não são já passíveis de recurso, e os encargos financeiros a suportar até à liquidação total dos empréstimos bancários”, sendo que corre também um litígio com o arquiteto da obra, Souto Moura.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Lindo!…
    É só escolher: ou saúde e educação (ou estradas renovadas, etc, etc) ou estádios de futebol para enriquecer a máfia do futebol profissional!!
    E, como não podia deixar de ser, o presidente do Sporting Clube de Braga é uma mafioso condenado e cadastrado, metido em todo o tipo de vigarices e cheio de dividas!…

RESPONDER

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …