/

Resolvido um dos principais mistérios do assassinato de Kennedy

6

Investigadores norte-americanos comprovaram a autenticidade da polémica fotografia de Lee Harvey Oswald, uma das principais provas do assassinato de Kennedy.

A fotografia mostra Lee Harvey Oswald no pátio de sua casa, o principal suspeito no assassinato do presidente norte-americano, a segurar a arma que meses depois foi utilizada para assassinar John F. Kennedy.

Warren Commission / Wikipedia

A fotografia polémica de Lee Harvey Oswald, principal suspeito do atentado de Kennedy

A fotografia polémica de Lee Harvey Oswald, principal suspeito do atentado a Kennedy

Esta é uma das provas que mais polémica causou durante a resolução do caso, já que a posição de Oswald foi considerada por muitos pouco natural, assim como o tamanho da arma e as características de iluminação do jardim.

Porém, as várias teorias que defendem que a fotografia é falsa podem agora ter ido por água abaixo graças ao estudo realizado por investigadores norte-americanos da Universidade de Dartmouth, no estado de New Hampshire, revela a RT.

Os resultados, publicados na Journal of Digital Forensics, Security and Law, provam a autenticidade da fotografia, depois de os investigadores recorrerem a uma nova técnica forense e a um modelo de três dimensões do suspeito.

“A nossa análise detalhada da pose de Oswald, a iluminação, as sombras e a arma nas suas mãos refutam o argumento de que a fotografia foi manipulada”, disse Hany Farid, principal responsável pelo estudo e investigador pioneiro em ciências forenses digitais.

O investigador já tinha afirmado, em 2009, que a iluminação e as sombras presentes na fotografia eram consistentes, mas faltava-lhe provar que a pose de Oswald era possível.

A nova análise revelou assim que, apesar de na fotografia parecer que não tem equilíbrio, Oswald apresenta uma postura estável. Também mostra que o comprimento da arma corresponde ao da arma utilizada para matar o 35º presidente americano.

“Com um simples ajuste da altura e do peso, acreditamos que a nossa técnica de modelação em 3D pode ser utilizada para analisar, do ponto de vista forense, a postura, a estabilidade e as sombras das pessoas em qualquer imagem”, afirma Farid.

A imagem é um dos principais elementos que fizeram com que Oswald fosse responsabilizado pelo assassinato e a sua alegada manipulação fez com que se gerassem diversas teorias sobre uma possível conspiração para matar o presidente.

No momento da sua detenção, o suspeito assegurou que a fotografia não era verdadeira mas, até hoje, não tinha sido possível comprovar ou refutar a veracidade das suas palavras porque, dois dias depois, foi morto por Jack Ruby.

Kennedy foi assassinado a 22 de novembro de 1963 em Dallas, no Texas, e é considerado pelos americanos um dos melhores presidentes de toda a História.

ZAP / RT

6 Comments

  1. Seus burros! O importante não é quem matou JFK, mas quem o contratou, e depois mandou assassinar, para que ele jamais contasse a verdade. Os assassinos de JFK ainda continuam à solta, e são donos da Federal Reserve, que imprime os dólares americanos usados em todo o mundo. A América não é um país, mas uma empresa, e JFK queria acabar com isto, por isso foi assassinado. Quando é que os jornalistas deixam de ser imbecis e começam a falar a verdade?

  2. O assassinato do JF Kennedy foi obra do complexo militar-industrial que manda nos EUA, através de grupos clandestinos ( mas conhecidos ) da CIA criados para invadir Cuba, com a cumplicidade do FBI, das Forças Armadas e da direita americanas. Uma rara conjugação de interesses . Porquê ? Porque toda a canalhagem acima referida queria ACÇÃO : invadir Cuba, provocar um ataque nuclear em grande escala contra a URSS a pretexto dos mísseis em Cuba, arrasar o Vietname, o Cambodla, etc. Kennedy foi um herói ( a quem ainda não foi prestada a devida homenagem ) no sentido de ter, por todos os meios, impedido aquela canalhagem ( onde o Bush pai, o Nixon e o Johnson estavam inseridos ) de ter lançado o mundo num holocausto nuclear. Os esforços do Kennedy pela negociação, para evitar o confronto directo, valeram-lhe a acusação de “cobarde” e “traidor” pela canalhagem que levou os EUA para o desastre na Indochina e teria feito pior se as coisas não lhes tivessem corrido tão mal.

    • Mais um fascista de estado ignorante e instrumentalizado!
      Todos os regimes comunistas foram e são ditatoriais, cultivam a censura, fazem tábua rasa dos direitos garantias e liberdades, cultivam a imagem dos ditadores, prendem sem culpa formada, aniquilam os opositores, apossam-se da propriedade privada e dos meios de produção e sem força e sem liberdade o povo é convertido em inofensivos carneiros.
      Os fascistas de estado, vulgo comunistas, só se manifestam e fazem greve em países com regimes democráticos1

  3. A direita americana, arvorando-se PATRIÓTICA, sempre foi capaz das piores patifarias contra a pátria americana. Sempre foram os verdadeiros traidores, capazes de assassinar Presidentes ( e outros ) ou arrastar-lhes o nome e a credibilidade pela lama, quando não obedecem aos seus interesses inteira e exclusivamente financeiros. Assassinaram os Kennedys, o Luther King, avacalharam o Clinton de uma forma vergonhosa, em nome de “princípios” que se resumem a notas de dólar. O patriotismo deles está no papelinho verde. SÓ.

  4. Mais um fascista de estado ignorante e instrumentalizado!
    Todos os regimes comunistas foram e são ditatoriais, cultivam a censura, fazem tábua rasa dos direitos garantias e liberdades, cultivam a imagem dos ditadores, prendem sem culpa formada, aniquilam os opositores, apossam-se da propriedade privada e dos meios de produção e sem força e sem liberdade o povo é convertido em inofensivos carneiros.
    Os fascistas de estado, vulgo comunistas, só se manifestam e fazem greve em países com regimes democráticos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.