/

Está constantemente a perder coisas? Deve experimentar o método Bayesiano

A probabilidade de um objeto pedido ser encontrado num local em oposição a outro é um conceito intuitivo que pode ser transformado num objeto matemático.

Se é daquelas pessoas que com frequência perde telemóvel, carteira ou chaves, deve estar familiarizado com um conjunto de técnicas que passam por reverter todos os passos que deu imediatamente antes de dar pela falta do objeto, os sítios onde tem o hábito de o guardar ou os locais por onde passou. Todas estas escolhas parecem fazer sentido. Mas isto acontece num contexto familiar, específico, com artigos que valerão, no máximo, espera-se centenas de euros.

Considere-se, por exemplo, que uma entidade com recursos vastos perde algo extremamente valioso, como seria um submarino nuclear. Nessa situação é provável que recorra ao método bayesiano para ajudar. Mas, afinal, o que é o método bayesiano? Trata-se de, nada mais nada menos, do que um processo matemático que consegue racionalizar a lógica da procura, poupando tempo e dinheiro.

Tal como destaca o site Big Think, a probabilidade de um objeto pedido ser encontrado num local em oposição a outro é um conceito intuitivo que pode ser transformado num objeto matemático. Por exemplo, um mapa dividido numa grelha, com cada secção a ver-lhe atribuída uma probabilidade de conter um item, é, também, uma forma de função de densidade de probabilidade.

Imagine que deixou o seu carro num parque de estacionamento com 100 lugares, e agora esqueceu-se onde estacionou. A função de densidade de probabilidade mais básica do parque de estacionamento mostra uma caixa para cada lugar, cada uma com uma probabilidade de 1/100 (ou 0,01).

Indo mais longe: partindo do pressuposto que não tem qualquer deficiência física e existe, num parque de estacionamento, 10 lugares para pessoas com deficiência. Isto transforma a função de densidade de probabilidade em 0.011 em 90 dos espaços e 0.001 em cada um dos lugares para deficientes. Com mais dados ficamos a saber os dez lugares de estacionamento mais longe da loja estão vazios. Por isso, as hipóteses de o carro estar lá são zero.

Agora, a função de densidade de probabilidade parece ser de 80 quadrados com uma probabilidade de ~0,0125. Caso decida andar às voltas na tentativa de encontrar um lugar perto da porta, os estacionamentos perto da porta têm uma probabilidade mais elevada de estar livres e os mais longes uma probabilidade mais baixa.

A questão é: cada vez que se adquire mais informação, a função de densidade de probabilidade muda. Desta forma, pode reduzir e acelerar a pesquisa, começando pelos pontos com a maior probabilidade de conter o seu objeto, e eliminando os outros itens da lista de probabilidade, verificando os pontos com a menor probabilidade como último recurso.

Tal como descreve a mesma fonte, a fórmula bayesiana é uma destilação de senso comum inteligente, formalizada e tornada mais rigorosa com conceitos matemáticos relativamente simples. Se estiver à procura de um tesouro perdido de mil milhões de dólares, poderá até sentar-se num computador para mapear muitas distribuições de probabilidade e combiná-las matematicamente.

Ou se estiver em busca da sua carteira durante uma hora, uma implementação mental rápida e suja do método de busca Bayesiano pode poupar-lhe tempo e aumentar as suas probabilidades de sucesso.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.