Está cientificamente provado: a música dos seus filhos não presta

Os pais que se lamentam ao ouvir as canções adoradas pelos filhos provavelmente têm razão, uma vez que um estudo aponta que o nível médio das letras dos títulos de sucesso é em geral de fraco nível.

Uma equipa de cientistas melómanos analisou as letras de 225 canções que ocuparam o primeiro lugar na classificação das melhores vendas nos EUA desde 2005 e utilizaram testes normalizados para determinar o nível lexical.

O resultado mostrou que estes êxitos tinham um nível de leitura média de CE2 (3º ano de escolaridade), o que corresponde ao de uma criança de oito anos. Para mais, este nível está a baixar desde há dez anos.

A designada country music oferece as letras mais avançadas, com o R&B (rhythm & blues) e o hip-hop no fim da escala. A classificação melhor da country explica-se porque tem menos interjeições, como “yeah” ou “oh”, afirmou o principal autor do estudo, Andrew Powell-Morse.

Este adiantou que a metodologia utilizada concentrou-se apenas no nível de leitura, ignorando as metáforas ou as emoções exprimidas nas canções estudadas.

A canção com a classificação mais elevada foi a do cantor de country Blake Shelton designada “All about Tonight” (“Tudo sobre esta noite”, em tradução livre). A preocupação do estudo não é uma investigação centrada na filosofia, como mostra a escolha desta canção de 2010, que é uma ode à festa e às noites bem regadas.

Uma canção dos Red Hot Chili Peppers chamada “Dani California” surge em segundo lugar, com a sua letra a contar as aventuras de uma rapariga do sul dos EUA, cuja vida derrapa para o caos na Califórnia.

Por género musical, as canções de Mariah Carey são consideradas as mais elaboradas entre os artistas pop e as de Eminem entre as de hip-hop.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas, foi preciso uma equipa de cientistas para chegarem a essa conclusão?!
    Basta ver/ouvir as atitudes da “macacada” com kizomba’s e hiphop’s para perceber que aquilo é mesmo para retardados!!

    • E tenho vergonha de ver a “macacada”!…
      Racista?!
      Está boa, essa… não sei se sabes diferença entre um estilo de musica e uma raça, mas pronto…
      Os que fizeram os estudo também devem ser racistas, mas, pelo menos não são estúpidos, já tu…

RESPONDER

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …

Quase 40% dos restaurantes tenciona avançar para insolvência

Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência. Os números são resultado de um inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esta …