Arqueólogos descobrem esqueleto que acreditam pertencer a guerreiro anglo-saxão

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um esqueleto que parece ter pertencido a um guerreiro anglo-saxão. Os especialistas dizem que a descoberta lança uma nova luz sobre a ascensão e queda das tribos locais.

O esqueleto foi encontrado com uma série de armas, incluindo lanças e uma espada. Os vestígios mortais, que de acordo com os arqueólogos pertencem a um homem, remontam ao século VI e foram descobertos em agosto.

Gabor Thomas, especialista em arqueologia medieval da Universidade de Reading, revelou que a descoberta inicialmente foi alvo de debate, pois a equipa não sabia se os vestígios pertenciam mesmo a um guerreiro, ou se o homem apenas foi enterrado com armas como um gesto simbólico.

Contudo, de acordo com análise feita pelos arqueólogos ao esqueleto, o indivíduo poderia muito bem ter sido um guerreiro, pois a sua estrutura sugere que tinha músculos bem desenvolvidos.

Ao contrário de muitos homens que morreram na época, o indivíduo não foi enterrado num cemitério, mas sim separado do resto da comunidade. “Ele está enterrado de norte a sul,  com vista direta para o rio Tamisa. Está deliberadamente posicionado como se estivesse a cuidar do território”, explicou Thomas.

O arqueólogo disse que, devido aos restantes vestígios que encontraram junto dos restos mortais, a equipa acredita que o homem era um líder tribal. “Sabemos de fontes históricas posteriores e fragmentos de arqueologia que esta extensão do Tamisa era uma espécie de fronteira. Em vários períodos dos séculos anglo-saxões, a região foi disputada entre reinos vizinhos ”, afirmou Gabor Thomas.

As tigelas e pontas de lança de bronze encontradas serão exibidas no Museu do Condado de Buckinghamshire, em Aylesbury, onde se espera que os outros achados permaneçam  assim que a análise dos arqueólogos estiver concluída.

Os especialistas também vão realizar exames adicionais do esqueleto para determinar a idade do homem e perceber se tinha alguma doença. Para já os primeiros sinais indicam artrite e dentes desgastados, diz o The Guardian.

A professora Helena Hamerow, da Universidade de Oxford, que não esteve envolvida no trabalho, disse que a descoberta foi significativa, uma vez que “temos poucos ou nenhuns túmulos desse período na região do Médio Tamisa”, acrescentando que alguns dos bens da sepultura provavelmente foram importados de o que agora é norte da França.

“Tanto a localização do corpo, como os bens sepultados junto deste parecem ter sido colocados de forma a enaltecer o poder e a importância do indivíduo que foi enterrado”, conclui a professora.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da recontagem exigida por Trump, Biden aumenta vantagem no Wisconsin

Joe Biden aumentou a sua vantagem no condado do Wisconsin, depois de uma recontagem de votos exigida pelo Presidente cessante Donald Trump. Joe Biden aumentou a vantagem sobre Donald Trump em 125 votos, segundo os resultados …

Morreu Vítor Oliveira. O "rei das subidas" tinha 67 anos

O treinador de futebol Vítor Oliveira morreu, neste sábado, durante uma caminhada. Tinha 67 anos de idade e terá sofrido um ataque cardíaco. Depois das mortes de Maradona e de Reinaldo Teles, chega a má notícia …

Governo vai mobilizar professores sem horário para combater pandemia

O Governo vai convocar professores sem horário para combater pandemia. A mobilização consta de um despacho publicado em Diário da República esta sexta-feira. De acordo com o Público, o Governo vai mobilizar os professores sem atividade …

Portugal regista 87 mortes e mais 4.868 novos casos. É o segundo pior dia em número de óbitos

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) deste sábado, há 4.868 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, registaram-se 87 mortes. Nas últimas 24 horas, Portugal registou 87 mortes e 4.868 …

Procura-se o 'Príncipe' que terá recebido luvas da Odebrecht através de amigo de Salgado

O Ministério Público (MP) está a tentar chegar à identidade do 'Príncipe', o nome de código de um cidadão português que terá recebido alegadas "luvas" pagas pela construtora brasileira Odebrecht através da conta de um …

Apoios a trabalhadores informais já foram pagos a 11 mil pessoas

A ministra Ana Mendes Godinho avançou que os apoios aos trabalhadores sem proteção social, como os informais, já foram pagos e abrangem 11 mil beneficiários. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, …

O "mal" de Marcelo e o Mestre de Avis no segundo dia do Congresso do PCP

A intervenção de João Ferreira, o candidato presidencial do PCP, está a marcar, para já, o segundo dia do XXI congresso nacional do partido que começou, neste sábado, pouco depois das 9 da manhã, no …

O melhor golo da jornada na Liga dos Campeões é português

Um dos dois golos marcados por Bruno Fernandes foi eleito o melhor da jornada na Liga dos Campeões. Na vitória por 4-1 do Manchester United sobre o Basaksehir, o internacional português ainda abriu mão …

Aberto inquérito para investigar morte de Maradona (e há denúncias graves contra os que lhe eram próximos)

A justiça argentina abriu um inquérito para determinar se houve negligência na morte de Diego Maradona. Entretanto, um amigo do ex-futebolista acusa aqueles que o rodeavam de lhe darem cerveja para que não estivesse em …

Lukashenko diz que vai deixar o poder depois das reformas constitucionais

O Presidente da Bielorrússia afirmou, esta sexta-feira, que deixará de liderar o país depois da aprovação das reformas constitucionais, que propôs para acalmar os protestos que se sucedem desde as Presidenciais de agosto. "Não estou a …