Encontrado misterioso esqueleto de 500 anos (e ainda tinha botas calçadas)

(dr) Museum of London Archaeology

Um esqueleto que ficou oculto durante 500 anos viu finalmente a luz do dia. Encontrado em Londres, mantinha ainda calçado um par de botas de couro.

O esqueleto de um homem foi recentemente encontrado no rio Tamisa, em Londres. Os cientistas calculam que tenha vivido no final do século XV ou no início do século XVI. Contudo, não é a idade do esqueleto que chama a atenção. O inédito desta descoberta foi o facto de as ossadas conservarem umas botas de couro praticamente intactas 500 anos depois.

A descoberta foi feita por arqueólogos que trabalham a par da construção de um novo túnel de esgotos londrino, em Bermondsey. O mistério das botas altas intrigou a equipa, que decidiu ir mais longe na investigação.

Como o couro era uma mercadoria muito para no período Tudor – entre 1485 e 1603 -, era muito pouco provável que alguém fosse enterrado com um artigo tão luxuoso. Desta forma, a equipa acredita que a morte não foi natural. Além disso, naquela época, as margens do Tamisa eram um lugar perigoso.

Perante estas evidências, os cientistas desconfiam que o esqueleto pode ser de um pescador ou até de um marinheiro. À CNN, Beth Richardson, cientista da Mola Headland, disse que “ao estudarmos as botas, conseguimos obter uma visão fascinante da vida quotidiana de um homem que viveu há 500 anos”.

Além disso, a investigação revelou que o indivíduo terá morrido com menos de 35 anos. As ossadas apresentavam também marcas profundas nos dentes, muito provavelmente causadas “por uma ação repetitiva, como passar corda entre os dentes“, um hábito comum entre os pescadores.

Em relação às botas, os arqueólogos adiantaram que as solas eram extra revestidas com musgo ou um material muito semelhante. Segundo a equipa, o objetivo era torná-las mais duradouras e adaptadas para terrenos difíceis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Ultima Thule é uma cápsula do tempo

Os dados recolhidos pela missão da NASA New Horizons permitiu aos cientistas publicar os resultados iniciais da sua exploração do 2014 MU69 - conhecido como Ultima Thule. O asteróide é um objeto que está localizado na …

Um debate, cinco candidatos e uma disputa renhida pelo campeonato da manipulação

O último debate televisivo antes das eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, foi marcado pela mais recente sondagem que dá uma vitória expressiva aos socialistas com 33% das intenções dos votos. Pedro Rangel …

Propostas de lei polémicas incentivam o estudo da Bíblia em escolas norte-americanas

O número crescente de estados norte-americanos têm vindo a discutir projetos de lei que permitem, incentivem e, em alguns casos, exigem que as escolas públicas ofereçam aos alunos aulas sobre a Bíblia. Só este ano, pelo …

A rainha Isabel II está à procura de um gestor de redes sociais

A rainha Isabel II está à procura de um especialista em comunicação para gerir as suas redes sociais. O salário, que pode variar consoante a experiência do candidato, ronda as 30.000 libras anuais, cerca de …

Problemas de sono nos adolescentes podem ser resolvidos com menos ecrãs à noite

Os problemas de sono nos adolescentes podem ser revertidos em apenas uma semana limitando a utilização à noite de ecrãs emissores de luz como os dos telemóveis, tablets e computadores, defendeu hoje a Sociedade Europeia …

Suspeitas de dados falsos levam PJ a fazer buscas no Hospital de Cascais

A Procuradoria-Geral da República confirmou esta segunda-feira a realização de diligências de investigação no Hospital de Cascais no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra. “Confirma-se a realização …

Descoberto a obra mais antiga de Michelangelo. Foi desenhada aos 12 anos

O desenho de um homem sentado, possuído por um colecionador britânico, é a obra mais antiga conservada do génio italiano Michelangelo. De acordo com Timothy Clifford, um especialista sobre o Renascimento italiano, que falou com o …

O quilograma mudou e já é igual para humanos ou extraterrestres

Tal como anunciado em novembro passado e em prol da precisão científica, a definição de quilograma foi atualizada nesta segunda-feira, 20 de maio, data em que se celebra o Dia Mundial da Metrologia. A alteração …

Reserva Especial de Maputo salva elefante bebé. É alimentada a biberão

Dar leite de biberão a uma elefante bebé não estava nos planos de Graeme Madsen, mas passou a fazer parte da rotina diária dele desde há 10 dias na Reserva Especial de Maputo (REM). A cria …

Encher um depósito de gasolina custa mais 10 euros do que em janeiro

Os preços dos combustíveis sobem nesta segunda-feira, numa altura em que encher um depósito de gasolina custa mais 10 do que em janeiro. No caso do gasóleo, a diferença comparativamente ao início do ano é …