Encontrado misterioso esqueleto de 500 anos (e ainda tinha botas calçadas)

(dr) Museum of London Archaeology

Um esqueleto que ficou oculto durante 500 anos viu finalmente a luz do dia. Encontrado em Londres, mantinha ainda calçado um par de botas de couro.

O esqueleto de um homem foi recentemente encontrado no rio Tamisa, em Londres. Os cientistas calculam que tenha vivido no final do século XV ou no início do século XVI. Contudo, não é a idade do esqueleto que chama a atenção. O inédito desta descoberta foi o facto de as ossadas conservarem umas botas de couro praticamente intactas 500 anos depois.

A descoberta foi feita por arqueólogos que trabalham a par da construção de um novo túnel de esgotos londrino, em Bermondsey. O mistério das botas altas intrigou a equipa, que decidiu ir mais longe na investigação.

Como o couro era uma mercadoria muito para no período Tudor – entre 1485 e 1603 -, era muito pouco provável que alguém fosse enterrado com um artigo tão luxuoso. Desta forma, a equipa acredita que a morte não foi natural. Além disso, naquela época, as margens do Tamisa eram um lugar perigoso.

Perante estas evidências, os cientistas desconfiam que o esqueleto pode ser de um pescador ou até de um marinheiro. À CNN, Beth Richardson, cientista da Mola Headland, disse que “ao estudarmos as botas, conseguimos obter uma visão fascinante da vida quotidiana de um homem que viveu há 500 anos”.

Além disso, a investigação revelou que o indivíduo terá morrido com menos de 35 anos. As ossadas apresentavam também marcas profundas nos dentes, muito provavelmente causadas “por uma ação repetitiva, como passar corda entre os dentes“, um hábito comum entre os pescadores.

Em relação às botas, os arqueólogos adiantaram que as solas eram extra revestidas com musgo ou um material muito semelhante. Segundo a equipa, o objetivo era torná-las mais duradouras e adaptadas para terrenos difíceis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China proíbe a venda de vários modelos de iPhone (e as ações da Apple caem)

As ações da gigante norte-americana Apple sentiram uma queda de 1,7% na bolsa de Nova Iorque depois de o Tribunal de Fuzhou, na China, ter proibido a venda de alguns modelos de iPhone no país. …

Suspeito da morte de Maëlys admite ter filmado agressões sexuais a crianças

O principal suspeito da morte da jovem lusodescendente Maëlys de Araújo admitiu ter filmado agressões sexuais contra a afilhada e a prima, de quatro e seis anos de idade, respetivamente, antes de, alegadamente, matar a …

Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia. O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na …

Morreu Gérman, o último habitante das ilhas Ciés

Germán Luaces Freijeiro, de 54 anos, instalou-se no arquipélago de Cíes, localizado na foz do estuário de Vigo, em meados dos anos 90 e nunca mais se voltou a mudar. Vivia sozinho naquelas ilhas onde acolhia …

Atentado no Mercado de Natal de Estrasburgo faz quatro mortos e nove feridos

Um tiroteio que ocorreu esta terça-feira na cidade francesa de Estrasburgo, no local onde ocorre o Mercado de Natal, fez pelo menos quatro mortos e nove feridos, anunciou a autarquia local. A Câmara Municipal de Estrasturgo …

Galatasaray vs Porto | Eficácia dá vitória e record de pontos

O FC Porto não abranda e somou a 12ª vitória consecutiva em todas as competições. Na deslocação ao terreno do Galatasaray, em jogo da sexta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, os “dragões” tiveram …

"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"

O Turismo está "a cumprir bem" o seu papel no combate ao despovoamento, considera o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, que vaticina que "o luxo do século XXI vai ser o Interior de Portugal". O …

Mãe tenta vender virgindade da filha na Internet por 21 mil euros

Uma mãe pôs à venda a virgindade da filha de 13 anos na Internet por 21.200 euros. A mulher chegou a enviar fotografias de carácter sexual da filha ao comprador, mas não esperava o desfecho …

Há polícias a dormir no carro devido aos preços dos quartos

Sem dinheiro para arrendar quartos, face aos preços praticados, "há polícias a dormir dentro de carros", denuncia o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). Acabados de formar na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, os …

António Lobo Antunes lamenta que Portugal e Espanha não sejam o mesmo país

O escritor António Lobo Antunes lamentou que portugueses e espanhóis não sejam cidadãos do mesmo país, numa entrevista dada ao jornal catalão La Vanguardia no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e publicada …