Os espinafres podem entrar para a lista de doping

De acordo com um estudo alemão, a ecdisterona, uma substância química presente no espinafre, aumenta o rendimento quando ingerida em grandes quantidades.

O desenho animado Popeye, o famoso marinheiro que ganha força extra quando come uma lata de espinafres, pode deixar de ser um mito.

Um grupo de cientistas da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, descobriu que a ecdisterona, uma substância química presente no espinafre, aumenta o rendimento se for ingerida em grandes quantidades. Os investigadores envolvidos no estudo recomendam mesmo que seja adicionada à lista de doping.

O Instituto de Farmácia da universidade alemã testou, durante 10 semanas, 46 atletas e concluiu que a substância afetou o desempenho físico para melhor. Parte dos participantes receberam um placeblo enquanto que outros ingeriram cápsulas de ecdisterona com o equivalente a quatro quilos de espinafres crus por dia.

O segundo grupo de desportistas viu a sua força física aumentar três vezes mais do que a dos colegas que tomaram o placebo. O grupo que recebeu ecdisterona passou a levantar 9,5 kg mais peso do que no início dos testes, enquanto os atletas que tomaram o placebo só progrediram 3,3 kg no mesmo exercício, explica o Diário de Notícias.

Em entrevista às emissoras ARD e ARTE, Maria Parr, do Instituto de Farmácia da Universidade de Berlim, afirmou que a expectativa da equipa de cientistas “era de que veríamos um aumento no desempenho, mas não esperávamos que fosse tão grande“.

No artigo científico, publicado na revista Archives of Toxicology, os cientistas recomendam que a substância seja equiparada a doping, já que o componente proporcionaria um efeito similar ao de esteroides anabolizantes.

“Recomendamos à Wada, no nosso relatório, que a substância seja adicionada à lista de doping. Achamos que, se ela aumenta o desempenho, essa vantagem injusta deve ser eliminada”, escreveram os investigadores.

Agora, a medida ficará a cargo de um corpo de especialistas da Agência Mundial Antidopagem (entidade que apoiou o estudo), mas uma decisão final só deve ser tomada após uma investigação mais aprofundada sobre o uso da ecdisterona e o desempenho profissional no desporto.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A recomendação é um bocado idiota. Também vão incluir as claras de ovos que os culturistas usam como fonte de proteína para criar massa muscular? Será que estão à procura de implementar o socialismo também nas competições desportiva? Compreendo o antidopping quando o produto tem efeitos nocivos, tenho dificuldade em compreender quando se fala de substâncias naturais sem efeitos nocivos conhecidos.

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …