Os espinafres podem entrar para a lista de doping

De acordo com um estudo alemão, a ecdisterona, uma substância química presente no espinafre, aumenta o rendimento quando ingerida em grandes quantidades.

O desenho animado Popeye, o famoso marinheiro que ganha força extra quando come uma lata de espinafres, pode deixar de ser um mito.

Um grupo de cientistas da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, descobriu que a ecdisterona, uma substância química presente no espinafre, aumenta o rendimento se for ingerida em grandes quantidades. Os investigadores envolvidos no estudo recomendam mesmo que seja adicionada à lista de doping.

O Instituto de Farmácia da universidade alemã testou, durante 10 semanas, 46 atletas e concluiu que a substância afetou o desempenho físico para melhor. Parte dos participantes receberam um placeblo enquanto que outros ingeriram cápsulas de ecdisterona com o equivalente a quatro quilos de espinafres crus por dia.

O segundo grupo de desportistas viu a sua força física aumentar três vezes mais do que a dos colegas que tomaram o placebo. O grupo que recebeu ecdisterona passou a levantar 9,5 kg mais peso do que no início dos testes, enquanto os atletas que tomaram o placebo só progrediram 3,3 kg no mesmo exercício, explica o Diário de Notícias.

Em entrevista às emissoras ARD e ARTE, Maria Parr, do Instituto de Farmácia da Universidade de Berlim, afirmou que a expectativa da equipa de cientistas “era de que veríamos um aumento no desempenho, mas não esperávamos que fosse tão grande“.

No artigo científico, publicado na revista Archives of Toxicology, os cientistas recomendam que a substância seja equiparada a doping, já que o componente proporcionaria um efeito similar ao de esteroides anabolizantes.

“Recomendamos à Wada, no nosso relatório, que a substância seja adicionada à lista de doping. Achamos que, se ela aumenta o desempenho, essa vantagem injusta deve ser eliminada”, escreveram os investigadores.

Agora, a medida ficará a cargo de um corpo de especialistas da Agência Mundial Antidopagem (entidade que apoiou o estudo), mas uma decisão final só deve ser tomada após uma investigação mais aprofundada sobre o uso da ecdisterona e o desempenho profissional no desporto.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A recomendação é um bocado idiota. Também vão incluir as claras de ovos que os culturistas usam como fonte de proteína para criar massa muscular? Será que estão à procura de implementar o socialismo também nas competições desportiva? Compreendo o antidopping quando o produto tem efeitos nocivos, tenho dificuldade em compreender quando se fala de substâncias naturais sem efeitos nocivos conhecidos.

RESPONDER

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …

Steve Bannon deve ser investigado por envolvimento no ataque ao Capitólio, indica Comissão responsável

Antigo conselheiro de Donald Trump foi aconselhado pelo antigo presidente e pela respetiva equipa de advogados a não colaborar com a comissão especial designada para investigar os ataque. A Comissão responsável por investigar o ataque ao …