Os espinafres podem entrar para a lista de doping

De acordo com um estudo alemão, a ecdisterona, uma substância química presente no espinafre, aumenta o rendimento quando ingerida em grandes quantidades.

O desenho animado Popeye, o famoso marinheiro que ganha força extra quando come uma lata de espinafres, pode deixar de ser um mito.

Um grupo de cientistas da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, descobriu que a ecdisterona, uma substância química presente no espinafre, aumenta o rendimento se for ingerida em grandes quantidades. Os investigadores envolvidos no estudo recomendam mesmo que seja adicionada à lista de doping.

O Instituto de Farmácia da universidade alemã testou, durante 10 semanas, 46 atletas e concluiu que a substância afetou o desempenho físico para melhor. Parte dos participantes receberam um placeblo enquanto que outros ingeriram cápsulas de ecdisterona com o equivalente a quatro quilos de espinafres crus por dia.

O segundo grupo de desportistas viu a sua força física aumentar três vezes mais do que a dos colegas que tomaram o placebo. O grupo que recebeu ecdisterona passou a levantar 9,5 kg mais peso do que no início dos testes, enquanto os atletas que tomaram o placebo só progrediram 3,3 kg no mesmo exercício, explica o Diário de Notícias.

Em entrevista às emissoras ARD e ARTE, Maria Parr, do Instituto de Farmácia da Universidade de Berlim, afirmou que a expectativa da equipa de cientistas “era de que veríamos um aumento no desempenho, mas não esperávamos que fosse tão grande“.

No artigo científico, publicado na revista Archives of Toxicology, os cientistas recomendam que a substância seja equiparada a doping, já que o componente proporcionaria um efeito similar ao de esteroides anabolizantes.

“Recomendamos à Wada, no nosso relatório, que a substância seja adicionada à lista de doping. Achamos que, se ela aumenta o desempenho, essa vantagem injusta deve ser eliminada”, escreveram os investigadores.

Agora, a medida ficará a cargo de um corpo de especialistas da Agência Mundial Antidopagem (entidade que apoiou o estudo), mas uma decisão final só deve ser tomada após uma investigação mais aprofundada sobre o uso da ecdisterona e o desempenho profissional no desporto.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A recomendação é um bocado idiota. Também vão incluir as claras de ovos que os culturistas usam como fonte de proteína para criar massa muscular? Será que estão à procura de implementar o socialismo também nas competições desportiva? Compreendo o antidopping quando o produto tem efeitos nocivos, tenho dificuldade em compreender quando se fala de substâncias naturais sem efeitos nocivos conhecidos.

RESPONDER

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …

Amália Rodrigues apoiou secretamente a causa antifascista

A fadista Amália Rodrigues, que chegou a ser acusada de estar ao serviço do Estado Novo, financiou presos políticos e apoiou a causa antifascista durante a ditadura, revela uma investigação publicada pela revista Visão Biografia. Numa …

FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras. O FC Porto pode vir …

Há novas suspeitas no negócio do lítio. João Galamba rejeita ilegalidades

A aprovação da concessão de exploração de lítio em Cepeda, no concelho de Montalegre, à empresa Lusorecursos Portugal Lithium continua envolta em polémica. Desta vez, surgem suspeitas de ilegalidades relacionadas com divergências no capital social …

Pequenos partidos "roubam" quase um milhão de euros da campanha aos grandes

Escreve o jornal Eco esta sexta-feira que os quatro pequenos partidos que conseguiram eleger deputados para a Assembleia da República têm direito a quase um milhão de euros do total disponível das subvenções de campanha …