Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros.

A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma árvore quase considerada um fóssil vivo, existindo já desde o tempo dos dinossauros, há mais de 200 milhões de anos. No Japão, é considerado ainda um símbolo de paz e longevidade, tendo sobrevivido às explosões das bombas atómicas de Hiroshima e Nagasaki.

Esta espécie de árvore é praticamente imortal, com uma destas árvores a conseguir viver até aos 3 mil anos. Um novo estudo publicado esta semana na revista científica PNAS sugere que a longevidade desta espécie é bastante maior, sendo teoricamente infinita.

A Ginkgo biloba mostra poucos sinais de envelhecer. Embora estas árvores cresçam com anéis mais pequenos com o passar dos anos, a equipa de investigadores encontrou poucas diferenças na sua capacidade de fotossíntese, gerar sementes, crescer folhas ou resistir a doenças.

“Nos humanos, à medida que envelhecemos, o nosso sistema imunológico começa a não ser tão bom”, disse ao New York Times o biólogo Richard Dixon. “O sistema imunológico das árvores, mesmo que tenham mil anos de idade, parecem ter 20 anos“, acrescentou.

Dixon e a sua equipa concentraram-se num tecido do tronco que contém células meristemáticas, o equivalente às células estaminais nos animais.

De acordo com o Science Alert, os cientistas não encontraram grandes diferenças na atividade genética ou na resistência às doenças em árvores com diferentes idades.

“Como o aumento da área basal é um indicador confiável do crescimento das árvores, parece que o câmbio vascular da Ginkgo biloba pode reter a capacidade de crescimento contínuo por centenas de anos ou mesmo milénios“, escreveram os autores do estudo.

Isto não quer dizer que a árvore seja imortal, mas o provável é que nunca morra por causa da idade. O mais habitual é que acabe por morrer devido a fatores externos, como incêndios ou pela ação humana.

O envelhecimento não é um problema para esta espécie. O problema mais importante com o qual elas precisam de lidar é o stress”, explicou o fisiologista Sergi Munné-Bosch, citado pelo Science Alert, que não participou no estudo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …