//

Nova espécie de árvore ficou extinta antes de ser categorizada

Centistas identificaram uma nova espécie de árvore que se acredita ter sido extinta antes de ser identificada.

Acredita-se que a árvore, que agora se chama Vepris bali, tenha sido única numa reserva florestal na África ocidental, mas a desflorestação e o desenvolvimento agrícola acabaram com esta árvore.

Os cientistas estão a estudar as espécies vepris por causa das propriedades anti-microbianas e antimaláricas dos seus óleos essenciais. Investigadores esperam que outras árvores vepris sejam identificadas antes de desaparecerem.

Um espécime foi recolhida por um engenheiro florestal, Edwin Ujor, na Reserva Florestal de Bali Ngemba, em Camarões, em 1951. Acreditava-se que o espécime pertencia ao género vepris, que tem 80 espécies, encontradas principalmente em toda a África. Mas a árvore não é vista desde então, de acordo com o The Independent.

Investigadores do Royal Botanic Gardens, em Kew, e da Universidade de Yaoundé, no país, examinaram os espécimes originais e usaram estudos filogenéticos moleculares para identificar as novas espécies. Agora, a árvore está criticamente ameaçada ou já extinta.

Esforços repetidos para encontrar as espécies entre 2000 e 2004 e pelo menos seis outros estudos falharam em mostrar qualquer sinal de que a árvore ainda existe.

Dezenas de milhares de espécies de plantas enfrentam riscos semelhantes. De acordo com o International Plant Names Index, apenas cerca de 5% de todas as espécies conhecidas foram formalmente avaliadas quanto ao seu risco de extinção. “Isso torna uma prioridade descobrir, documentar e proteger estas espécies antes que elas se tornem extintas globalmente”, disseram os autores do estudo.

A Reserva Florestal Ngemba de Bali, uma floresta oficialmente protegida, faz parte das terras altas de Bamenda, hoje é conhecida nos Camarões como “as pastagens”. A reserva abriga uma coleção única de flora, incluindo pelo menos 38 espécies que estão ameaçadas.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.