Espanha vai investir 6.300 milhões de euros em plano para a competitividade

Mariano Rajoy Brey / Flickr

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou hoje que o Conselho de Ministros de sexta-feira aprovará um plano de medidas para o crescimento, a competitividade e a eficiência num total de 6.300 milhões de euros.

Da verba a investir, 2.670 milhões de euros provêm do setor privado e 3.630 do setor público, sem estar previsto um aumento de gastos, explicou Mariano Rajoy no discurso de encerramento da Reunião do Círculo de Economia, em Sitges (Catalunha).

O plano, que contém uma série de medidas a vigorar a partir do segundo semestre deste ano, desenvolve uma parte do Programa Nacional de Reformas de 2014 apresentado em Bruxelas e visa melhorar a competitividade da economia espanhola.

O presidente do executivo espanhol explicou que o plano contempla ajudas de 750 milhões de euros para a reindustrialização e uma linha do Instituto de Crédito Oficial denominada Inovação Fundo Tecnológico, dotada com 325 milhões de euros.

A Espanha também contribui com 800 milhões de euros na iniciativa PME da União Europeia, que visa aumentar o volume de empréstimos às pequenas e médias empresas incorporando recursos conjuntos dos fundos europeus e do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Outro dos instrumentos consiste na criação de um Fundo Nacional de Eficiência Energética, com uma dotação de 350 milhões de euros por ano, cofinanciado por fundos europeus.

Para impulsionar a indústria automóvel em Espanha, o Governo renovará o plano que prevê ajudas à compra de veículos e acionará outro vocacionado para viaturas comerciais, assim como um plano de renovação da frota de veículos pesados.

No que respeita a financiamento, o Governo vai promover a flexibilização dos acordos com credores através da reforma da lei dos concurso e favorecer a atividade empreendedora mediante a simplificação da legislação ambiental e urbanística.

Medidas destinadas a melhorar a eficiência do transporte rodoviário e ferroviário, a reforçar a competitividade dos portos e a favorecer o desenvolvimento das infraestruturas para recarregamento de veículos elétricos estão também incluídas no plano.

Para o chefe do Governo espanhol, trata-se de um conjunto de medidas que melhorará a competitividade de determinados setores produtivos e servirá de “motor de impulso da competitividade da economia espanhola”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Partido Trabalhista britânico sofre dois ciberataques (e suspeita-se que tenham "dedo" russo)

O Partido Trabalhista britânico sofreu dois ataques informáticos em apenas dois dias. Contudo, o partido de Jeremy Corbyn admite que os ataques falharam e que as suas plataformas estão operacionais. Num espaço de apenas dois dias, …

Sterling tentou fazer "mata-leão" a Joe Gomez e foi afastado da convocatória

O estágio da seleção inglesa para os jogos da Qualificação para o Campeonato da Europa, frente ao Montenegro e ao Kosovo, não poderia ter começado da pior forma. Raheem Sterling foi afastado da equipa após …

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …