Esfinge de Gizé pode estar a apontar para tesouro da Grande Pirâmide

Enquanto os arqueólogos refletem sobre os mistérios que podem estar escondidos debaixo da famosa Esfinge de Gizé, uma nova teoria sugere que uma cavidade subterrânea localizada por baixo do marco pode levar ao tesouro de um faraó lendário.

De acordo com o Express, a historiadora Bettany Hughes especulou que as duas câmaras que foram encontradas debaixo da esfinge poderiam estar ligadas aos segredos de Quéops, o faraó da Quarta Dinastia que encomendou a construção da Grande Pirâmide de Gizé, localizada nas proximidades.

“Gerações de antigos egípcios vieram a respeitar e temer esta criatura do outro mundo, acreditando realmente que tinha poderes sobrenaturais. E o fascínio com a esfinge não mostra sinais de desaparecer”, disse a historiadora no seu novo programa de televisão no Channel 5 chamado Os Maiores Tesouros do Egito.

“Arqueólogos estão a investigar debaixo da estátua, porque há pistas tentadoras de que a esfinge fica bem acima de uma rede de câmaras e túneis“, acrescentou a historiadora.

Destacando a presença de “um buraco profundo perto da cauda da esfinge” que “seria conectado com uma grande câmara além”, bem como a existência de uma câmara menor localizada debaixo das patas da esfinge, Hughes admitiu ser cedo para dizer aonde estes túneis levam, observando que podem estar ligados à Grande Pirâmide de Quéops.

“A verdade é que não temos nenhuma ideia para que finalidades eram os túneis usados, mas é um mistério que os investigadores estão a tentar resolver. E alguns têm esperança de que estes túneis escondidos possam levar-nos a novos tesouros desconhecidos”, observou.

Ao Express, a historiadora mostrou-se entusiasmada com as descobertas. “É incrivelmente empolgante que um grande espaço dentro da Grande Pirâmide de Gizé tenha sido encontrado. Ainda precisa de haver mais investigação para explorar e descobrir exatamente o que é esta câmara, por que foi feita, o que contém. Mas não é impossível que isto possa vir a ser outro local de enterro, talvez até mesmo um espaço central e oculto dentro da pirâmide”.

“É por isso que a história é tão dinâmica e entusiasmante, há sempre novas possibilidades à espera de ser descobertas e exploradas”, rematou.

No início deste ano, o historiador Matthew Sibson argumentou que uma estela antiga que estava anteriormente localizada na frente da esfinge, mas que foi removida no século XIX, poderia ser a chave para descobrir que maravilhas estão escondidas debaixo da esfinge.

Quéops foi um faraó do Reino Antigo do Antigo Egito. Reinou por volta de 2551 a.C. a 2528 a.C e foi o segundo faraó da Quarta Dinastia. Quéops era filho do faraó Snefru e, ao contrário do seu pai, é lembrado como cruel e sem piedade.

A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé, é a mais antiga e a maior das três pirâmides na Necrópole de Gizé, na fronteira de Gizé, no Egito. É a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única a permanecer em grande parte intacta.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé”.

    Antes desta designação surge a expressão “Grande Pirâmide de Quéops”. Há para aqui confusão entre Gizé e Quéops.

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …