Esfinge de Gizé pode estar a apontar para tesouro da Grande Pirâmide

Enquanto os arqueólogos refletem sobre os mistérios que podem estar escondidos debaixo da famosa Esfinge de Gizé, uma nova teoria sugere que uma cavidade subterrânea localizada por baixo do marco pode levar ao tesouro de um faraó lendário.

De acordo com o Express, a historiadora Bettany Hughes especulou que as duas câmaras que foram encontradas debaixo da esfinge poderiam estar ligadas aos segredos de Quéops, o faraó da Quarta Dinastia que encomendou a construção da Grande Pirâmide de Gizé, localizada nas proximidades.

“Gerações de antigos egípcios vieram a respeitar e temer esta criatura do outro mundo, acreditando realmente que tinha poderes sobrenaturais. E o fascínio com a esfinge não mostra sinais de desaparecer”, disse a historiadora no seu novo programa de televisão no Channel 5 chamado Os Maiores Tesouros do Egito.

“Arqueólogos estão a investigar debaixo da estátua, porque há pistas tentadoras de que a esfinge fica bem acima de uma rede de câmaras e túneis“, acrescentou a historiadora.

Destacando a presença de “um buraco profundo perto da cauda da esfinge” que “seria conectado com uma grande câmara além”, bem como a existência de uma câmara menor localizada debaixo das patas da esfinge, Hughes admitiu ser cedo para dizer aonde estes túneis levam, observando que podem estar ligados à Grande Pirâmide de Quéops.

“A verdade é que não temos nenhuma ideia para que finalidades eram os túneis usados, mas é um mistério que os investigadores estão a tentar resolver. E alguns têm esperança de que estes túneis escondidos possam levar-nos a novos tesouros desconhecidos”, observou.

Ao Express, a historiadora mostrou-se entusiasmada com as descobertas. “É incrivelmente empolgante que um grande espaço dentro da Grande Pirâmide de Gizé tenha sido encontrado. Ainda precisa de haver mais investigação para explorar e descobrir exatamente o que é esta câmara, por que foi feita, o que contém. Mas não é impossível que isto possa vir a ser outro local de enterro, talvez até mesmo um espaço central e oculto dentro da pirâmide”.

“É por isso que a história é tão dinâmica e entusiasmante, há sempre novas possibilidades à espera de ser descobertas e exploradas”, rematou.

No início deste ano, o historiador Matthew Sibson argumentou que uma estela antiga que estava anteriormente localizada na frente da esfinge, mas que foi removida no século XIX, poderia ser a chave para descobrir que maravilhas estão escondidas debaixo da esfinge.

Quéops foi um faraó do Reino Antigo do Antigo Egito. Reinou por volta de 2551 a.C. a 2528 a.C e foi o segundo faraó da Quarta Dinastia. Quéops era filho do faraó Snefru e, ao contrário do seu pai, é lembrado como cruel e sem piedade.

A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé, é a mais antiga e a maior das três pirâmides na Necrópole de Gizé, na fronteira de Gizé, no Egito. É a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única a permanecer em grande parte intacta.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé”.

    Antes desta designação surge a expressão “Grande Pirâmide de Quéops”. Há para aqui confusão entre Gizé e Quéops.

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …