Esfinge de Gizé pode estar a apontar para tesouro da Grande Pirâmide

Enquanto os arqueólogos refletem sobre os mistérios que podem estar escondidos debaixo da famosa Esfinge de Gizé, uma nova teoria sugere que uma cavidade subterrânea localizada por baixo do marco pode levar ao tesouro de um faraó lendário.

De acordo com o Express, a historiadora Bettany Hughes especulou que as duas câmaras que foram encontradas debaixo da esfinge poderiam estar ligadas aos segredos de Quéops, o faraó da Quarta Dinastia que encomendou a construção da Grande Pirâmide de Gizé, localizada nas proximidades.

“Gerações de antigos egípcios vieram a respeitar e temer esta criatura do outro mundo, acreditando realmente que tinha poderes sobrenaturais. E o fascínio com a esfinge não mostra sinais de desaparecer”, disse a historiadora no seu novo programa de televisão no Channel 5 chamado Os Maiores Tesouros do Egito.

“Arqueólogos estão a investigar debaixo da estátua, porque há pistas tentadoras de que a esfinge fica bem acima de uma rede de câmaras e túneis“, acrescentou a historiadora.

Destacando a presença de “um buraco profundo perto da cauda da esfinge” que “seria conectado com uma grande câmara além”, bem como a existência de uma câmara menor localizada debaixo das patas da esfinge, Hughes admitiu ser cedo para dizer aonde estes túneis levam, observando que podem estar ligados à Grande Pirâmide de Quéops.

“A verdade é que não temos nenhuma ideia para que finalidades eram os túneis usados, mas é um mistério que os investigadores estão a tentar resolver. E alguns têm esperança de que estes túneis escondidos possam levar-nos a novos tesouros desconhecidos”, observou.

Ao Express, a historiadora mostrou-se entusiasmada com as descobertas. “É incrivelmente empolgante que um grande espaço dentro da Grande Pirâmide de Gizé tenha sido encontrado. Ainda precisa de haver mais investigação para explorar e descobrir exatamente o que é esta câmara, por que foi feita, o que contém. Mas não é impossível que isto possa vir a ser outro local de enterro, talvez até mesmo um espaço central e oculto dentro da pirâmide”.

“É por isso que a história é tão dinâmica e entusiasmante, há sempre novas possibilidades à espera de ser descobertas e exploradas”, rematou.

No início deste ano, o historiador Matthew Sibson argumentou que uma estela antiga que estava anteriormente localizada na frente da esfinge, mas que foi removida no século XIX, poderia ser a chave para descobrir que maravilhas estão escondidas debaixo da esfinge.

Quéops foi um faraó do Reino Antigo do Antigo Egito. Reinou por volta de 2551 a.C. a 2528 a.C e foi o segundo faraó da Quarta Dinastia. Quéops era filho do faraó Snefru e, ao contrário do seu pai, é lembrado como cruel e sem piedade.

A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé, é a mais antiga e a maior das três pirâmides na Necrópole de Gizé, na fronteira de Gizé, no Egito. É a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única a permanecer em grande parte intacta.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé”.

    Antes desta designação surge a expressão “Grande Pirâmide de Quéops”. Há para aqui confusão entre Gizé e Quéops.

RESPONDER

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …