Esculturas em museu de Cambridge podem afinal ser de Michelangelo

BBC

A investigadora Victoria Avery está convencidad de que as estátuas são obra de Michelangelo

A investigadora Victoria Avery está convencidad de que as estátuas são obra de Michelangelo

Duas esculturas de bronze escuro expostas em Cambridge, na Inglaterra, podem ser de Michelangelo, segundo uma equipa internacional de investigadores.

Se a suposição estiver correta, as obras serão as únicas esculturas de bronze de Michelangelo que restam no mundo.

As esculturas de nus masculinos montados sobre panteras tinham sido atribuídas a Michelangelo no século XIX, mas esta teoria foi depois descartada. Mais recentemente, as esculturas tinham sido atribuídas ao escultor holandês Willem Danielsz Van Tetrode.

No fim do ano passado, porém, o especialista Paul Joannides, professor emérito de História da Arte na Universidade de Cambridge, relacionou as esculturas a um pequeno detalhe num desenho do século XVI que estava no Musée Fabre, em Montpellier, na França.

Um dos aprendizes de Michelangelo tinha copiado vários rascunhos do mestre, e no canto de um destes, datado de 1508, havia um desenho de um jovem musculoso montado sobre uma pantera.

A pose é muito semelhante à de uma das esculturas de bronze e é desenhada com o mesmo estilo usado por Michelangelo nos seus projetos para esculturas.

As obras demonstram semelhanças de estilo e anatomia com obras de Michelangelo do período 1500-1510. A data foi confirmada pelas conclusões preliminares da análise científica inicial.

“Há algumas características típicas de Michelangelo: a veia jugular bem marcada, músculos no abdómen e a linha das costas também bem marcada”, conta à BBC a investigadora Victoria Avery, responsável pelo departamento de Artes Aplicadas do Fitzwilliam Museum, em Cambridge.

Avery acredita que as esculturas representam seguidores do deus grego Baco, já que panteras são normalmente associadas a este deus.

Usando raios-X, a equipa estabeleceu que o molde era grosso e pesado – uma indicação de que datam do final do século XV ou início do século XVI.

A investigação continua e a conclusão final será apresentada em julho.

As esculturas, que pertencem a uma coleção particular e foram emprestadas ao Museu Fitzwilliam, serão exibidas até 9 de agosto.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Podem? Com professores e especialistas destes, não admira que os museus estejam cheios de falsificações, quadros atribuidos a um pintor , que depois se vem a saber que eram da autoria de outro, etc etc etc

    Faz lembrar a historieta da segunda Gioconda do Prado, com essa treta já se calaram.

    E com esta TRETA também se vão calar.

    No mundo das artes O REI VAI NU

RESPONDER

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …