Escada de pedra em espiral desafia a gravidade

(dr) Agnese Sanvito

Formby Stair da Webb Yates Engineers / The Stone Masonry Company

Formby Stair da Webb Yates Engineers / The Stone Masonry Company

A maior parte das vezes vemos arquitectos e engenheiros a “fugir” a situações complicadas, de modo a simplificar o processo de construção. Mas de vez em quando surgem as excepções, como esta escada em espiral em pedra, que parece flutuar no ar sem qualquer suporte.

Esta escadaria em espiral, desenhada pela Webb Yates Engineers e construída pela The Stone Masonry Company, é uma daquelas coisas que será capaz de fazer parar qualquer pessoa e de as fazer perguntar: “mas como é que isto é possível?”

O truque destas escadas é um sistema de cabos de aço que passa pelo centro dos blocos de pedra que compõem cada degrau, e que garantem a tensão necessária para que a escadaria permaneça na sua posição.

O sistema é usado por exemplo na construção de pontes de betão como a ponte ferroviária de S. João, no Porto, que esconde no seu interior um gigantesco cabo de aço em tensão.

(dr) Webb Yates Engineers

Esquissos a explicar a forma helicoidal da Formby Stair

Esquissos a explicar a forma helicoidal da Formby Stair

A concepção destas escadas, que a Webb Yates Engineers baptizou de Formby Stair, passou primeiro por uma fase de modelação 3D num computador.

Posteriormente, foi construido um modelo em escala reduzida (de 70%), que foi usado para testes de carga e ver quais os limites que a escada conseguiria suportar, para garantir a sua segurança na versão final.

E a verdade é que não foi simples – nem deverá ter ficado barato – mas o resultado final é mais que impressionante… Fica a ideia, para os actuais ou futuros euromilionários que estiverem a pensar construir ou remodelar a sua casa.

ZAP / A Minha Alegre Casinha

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É favor não dar ideias.
    Os N/ arquitectos são especialistas em copiar estas ideias para as suas obras públicas.
    Depois quem paga é o contribuinte porque ninguém tem coragem em dizer não.
    Quando se diz não eles argumentam com “direitos de autor” e no limite pedem a suspensão das obras ainda que não sejam eles a pagar mas sim, muitas das vezes, a receber à percentagem pelo custo total da obra. Logo quanto mais gasto mais recebo.

  2. Eu só pergunto porque é que alguém com muito dinheiro construirá uma casa que tenha escadas…. quanto à obra sim, espectacular. O corrimão só lhe retira a beleza. Mas é necessário, pelo que o melhor é pensar em algo, também, espectacular!

  3. É muito bonita, mas sem corrimãos, nenhuma criança ou idoso, ou pessoa que tenha bebido mais do que a conta, ou se esteja a sentir mal poderá subi-la ou descê.la com segurança! Estas coisas também têm de ser funcionais !!

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …