Escada de pedra em espiral desafia a gravidade

(dr) Agnese Sanvito

Formby Stair da Webb Yates Engineers / The Stone Masonry Company

Formby Stair da Webb Yates Engineers / The Stone Masonry Company

A maior parte das vezes vemos arquitectos e engenheiros a “fugir” a situações complicadas, de modo a simplificar o processo de construção. Mas de vez em quando surgem as excepções, como esta escada em espiral em pedra, que parece flutuar no ar sem qualquer suporte.

Esta escadaria em espiral, desenhada pela Webb Yates Engineers e construída pela The Stone Masonry Company, é uma daquelas coisas que será capaz de fazer parar qualquer pessoa e de as fazer perguntar: “mas como é que isto é possível?”

O truque destas escadas é um sistema de cabos de aço que passa pelo centro dos blocos de pedra que compõem cada degrau, e que garantem a tensão necessária para que a escadaria permaneça na sua posição.

O sistema é usado por exemplo na construção de pontes de betão como a ponte ferroviária de S. João, no Porto, que esconde no seu interior um gigantesco cabo de aço em tensão.

(dr) Webb Yates Engineers

Esquissos a explicar a forma helicoidal da Formby Stair

Esquissos a explicar a forma helicoidal da Formby Stair

A concepção destas escadas, que a Webb Yates Engineers baptizou de Formby Stair, passou primeiro por uma fase de modelação 3D num computador.

Posteriormente, foi construido um modelo em escala reduzida (de 70%), que foi usado para testes de carga e ver quais os limites que a escada conseguiria suportar, para garantir a sua segurança na versão final.

E a verdade é que não foi simples – nem deverá ter ficado barato – mas o resultado final é mais que impressionante… Fica a ideia, para os actuais ou futuros euromilionários que estiverem a pensar construir ou remodelar a sua casa.

ZAP / A Minha Alegre Casinha

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É favor não dar ideias.
    Os N/ arquitectos são especialistas em copiar estas ideias para as suas obras públicas.
    Depois quem paga é o contribuinte porque ninguém tem coragem em dizer não.
    Quando se diz não eles argumentam com “direitos de autor” e no limite pedem a suspensão das obras ainda que não sejam eles a pagar mas sim, muitas das vezes, a receber à percentagem pelo custo total da obra. Logo quanto mais gasto mais recebo.

  2. Eu só pergunto porque é que alguém com muito dinheiro construirá uma casa que tenha escadas…. quanto à obra sim, espectacular. O corrimão só lhe retira a beleza. Mas é necessário, pelo que o melhor é pensar em algo, também, espectacular!

  3. É muito bonita, mas sem corrimãos, nenhuma criança ou idoso, ou pessoa que tenha bebido mais do que a conta, ou se esteja a sentir mal poderá subi-la ou descê.la com segurança! Estas coisas também têm de ser funcionais !!

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …