ESA detectou atividade vulcânica em Vénus

1

AOES Medialab / ESA

Vénus gerou uma superfície nova depois de uma inundação cataclísmica de lava há 500 milhões de anos

Vénus gerou uma superfície nova depois de uma inundação cataclísmica de lava há 500 milhões de anos

A nave Vénus Express, da Agência Espacial Europeia (AEE), detectou a presença de actividade vulcânica no planeta vizinho da Terra, depois de oito anos de observações.

A espessura da atmosfera de Vénus impede de ver a superfície do planeta, mas as missões de radar revelaram que o planeta está coberto com vulcões e antigas línguas de lava, segundo explicou hoje a AEE.

A nave, que concluiu o ano passado as suas observações, realizou uma série de medidas em diferentes comprimentos de onda para esclarecer a questão.

As investigações revelam que Vénus é “quase do tamanho da Terra e tem uma composição semelhante”, assim a AEE considera provável que tenha uma fonte de calor interna e, por isso, as erupções vulcânicas.

Segundo a agência europeia, alguns modelos de evolução planetária sugerem que Vénus gerou uma superfície nova depois de uma inundação cataclísmica de lava há 500 milhões de anos.

O chefe científico da Vénus Express, Hakan Svedhem, disse estar satisfeito com o facto de que Vénus seja incluída no “selecto clube de corpos do sistema solar com actividade vulcânica”.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.