/

Erupções vulcânicas levaram ao domínio dos dinossauros na Terra

-

Um evento de extinção em massa, ocorrido há 200 milhões de anos, tornou possível a ascensão dos dinossauros na Terra. Esta é a conclusão de um novo estudo científico.

Realizado por investigadores do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Oxford, no Reino Unido, esta investigação apurou que o florescimento dos dinossauros como criaturas dominantes na Terra foi precedido de um período de grande actividade vulcânica que levou a um dos maiores eventos de extinção em massa da história do planeta, no fim do período Triássico, há 200 milhões de anos.

O estudo publicado no jornal PNAS constata que erupções vulcânicas repetitivas tiveram um impacto avassalador sobre todo o ambiente, bloqueando o Sol e aumentando os níveis de dióxido de carbono na atmosfera.

Houve assim alterações profundas na vegetação do planeta e ninguém sabe explicar como e porque é que os dinossauros sobreviveram, mas o certo é que estes grandes animais conseguiram “explorar as falhas no ecossistema” de tal forma que acabaram por dominar a Terra durante os 135 milhões de anos seguintes.

“Antes da extinção e das erupções vulcânicas, havia muitos grupos de grandes répteis, tais como animais tipo crocodilos, e parentes primitivos dos mamíferos, bem como os próprios dinossauros”, explicam os autores do estudo.

“Os dinossauros não eram um grande grupo, na altura. Contudo, a extinção matou os primeiros dois grupos, deixando os dinossauros como o único grande grupo terrestre de répteis remanescente”, acrescentam.

Estas conclusões foram retiradas com base na análise à quantidade de mercúrio presente nos sedimentos das rochas depositados durante esse período, há 200 milhões de anos. O mercúrio é uma espécie de “impressão digital” da actividade vulcânica.

“Se se consegue ver um grande aumento de mercúrio nestes sedimentos, pode inferir-se que há vulcanismo a acontecer nesse exacto período. E é isso que vemos na altura desta extinção”, explica na BBC o investigador que liderou a pesquisa, Lawrence Percival.

SV, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.