Erupções vulcânicas levaram ao domínio dos dinossauros na Terra

-

Um evento de extinção em massa, ocorrido há 200 milhões de anos, tornou possível a ascensão dos dinossauros na Terra. Esta é a conclusão de um novo estudo científico.

Realizado por investigadores do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Oxford, no Reino Unido, esta investigação apurou que o florescimento dos dinossauros como criaturas dominantes na Terra foi precedido de um período de grande actividade vulcânica que levou a um dos maiores eventos de extinção em massa da história do planeta, no fim do período Triássico, há 200 milhões de anos.

O estudo publicado no jornal PNAS constata que erupções vulcânicas repetitivas tiveram um impacto avassalador sobre todo o ambiente, bloqueando o Sol e aumentando os níveis de dióxido de carbono na atmosfera.

Houve assim alterações profundas na vegetação do planeta e ninguém sabe explicar como e porque é que os dinossauros sobreviveram, mas o certo é que estes grandes animais conseguiram “explorar as falhas no ecossistema” de tal forma que acabaram por dominar a Terra durante os 135 milhões de anos seguintes.

“Antes da extinção e das erupções vulcânicas, havia muitos grupos de grandes répteis, tais como animais tipo crocodilos, e parentes primitivos dos mamíferos, bem como os próprios dinossauros”, explicam os autores do estudo.

“Os dinossauros não eram um grande grupo, na altura. Contudo, a extinção matou os primeiros dois grupos, deixando os dinossauros como o único grande grupo terrestre de répteis remanescente”, acrescentam.

Estas conclusões foram retiradas com base na análise à quantidade de mercúrio presente nos sedimentos das rochas depositados durante esse período, há 200 milhões de anos. O mercúrio é uma espécie de “impressão digital” da actividade vulcânica.

“Se se consegue ver um grande aumento de mercúrio nestes sedimentos, pode inferir-se que há vulcanismo a acontecer nesse exacto período. E é isso que vemos na altura desta extinção”, explica na BBC o investigador que liderou a pesquisa, Lawrence Percival.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …