Erupção vulcânica deu origem a nova ilha no sul do Pacífico

Gianpiero Orbassano

A nova ilha tem 250 m de altura

A nova ilha tem 500 m de comprimento e 250 m de altura

Foram esta semana divulgadas as primeiras fotografias de uma nova ilha que se formou no sul do oceano Pacífico, depois da erupção, em dezembro, de um vulcão submarino no arquipélago polinésio de Tonga.

Localizada a 45km a noroeste de Nuku’alofa, a capital do arquipélago de Tonga, a nova ilha tem actualmente 500 metros de comprimento e 250 metros de altura.

A ilha começou a ser criada após o início da erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, no passado mês de dezembro.

Foi a segunda vez que este vulcão entrou em erupção em cinco anos.

Gianpiero Orbassano, dono de um hotel na principal ilha de Tonga, visitou o local com alguns amigos e registou imagens da nova ilha.

“É bastante sólida e alta. A superfície era quente”, diz Orbassano.

“Senti-me seguro. A única dificuldade foi sair do barco para chegar à ilha.”

Mas, por enquanto, o local é considerado muito instável e, por isso, não é recomendado visitá-lo.

Entretanto, imagens de satélite mostraram as novas formações rochosas formadas a partir da erupção.

Junto às duas ilhas formadas a partir da erupção anterior, existe agora uma grande cratera circular.

CNES / Airbus

Imagens de satélite mostram o local antes e depois da erupção, onde existe agora uma formação rochosa com uma cratera no centro

Imagens de satélite mostram o local antes e depois da erupção, onde existe agora uma formação rochosa com uma cratera no centro

Rochas amontoadas

Em janeiro, Mary Lyn Fonua, editora do site de notícias local Matangi Tonga, deslocou-se de barco ao local, para observar a erupção.

“Ficámos a cerca de 700 metros do vulcão, e, quando se está tão próximo num barco tão pequeno, pode ser bastante arriscado”, conta a jornalista à BBC.

“É uma situação muito frágil. Não sabemos se a erupção de facto chegou ao fim”, diz Fonua, que acrescenta que não pretende voltar ao local.

“Um vulcão submarino comporta-se de forma diferente. Todo o gás no seu interior pode ser expelido pelas suas fendas laterais. Mas foi fascinante testemunhar a criação de uma nova ilha“, confessa a editora.

Gianpiero Orbassano

Segundo Gianpiero Orbassano, que visitou a ilha, sua superfície ainda está quente

Segundo Gianpiero Orbassano, que visitou a ilha, a sua superfície ainda está quente

Para Matt Watson, especialista em perigos naturais da Universidade de Bristol, no Reino Unido, a superfície da ilha neste momento é provavelmente muito instável.

“O material está solto e ainda não se consolidou”, garante Watson.

“A ilha foi formada pela fragmentação do magma. Por isso, é basicamente um amontoado de rochas”, acrescenta o cientista.

“Para ir lá, teriam de me convencer com argumentos científicos muito sólidos. Caso contrário, nunca lá iria”, garante Watson.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …