Erupção vulcânica deu origem a nova ilha no sul do Pacífico

Gianpiero Orbassano

A nova ilha tem 250 m de altura

A nova ilha tem 500 m de comprimento e 250 m de altura

Foram esta semana divulgadas as primeiras fotografias de uma nova ilha que se formou no sul do oceano Pacífico, depois da erupção, em dezembro, de um vulcão submarino no arquipélago polinésio de Tonga.

Localizada a 45km a noroeste de Nuku’alofa, a capital do arquipélago de Tonga, a nova ilha tem actualmente 500 metros de comprimento e 250 metros de altura.

A ilha começou a ser criada após o início da erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, no passado mês de dezembro.

Foi a segunda vez que este vulcão entrou em erupção em cinco anos.

Gianpiero Orbassano, dono de um hotel na principal ilha de Tonga, visitou o local com alguns amigos e registou imagens da nova ilha.

“É bastante sólida e alta. A superfície era quente”, diz Orbassano.

“Senti-me seguro. A única dificuldade foi sair do barco para chegar à ilha.”

Mas, por enquanto, o local é considerado muito instável e, por isso, não é recomendado visitá-lo.

Entretanto, imagens de satélite mostraram as novas formações rochosas formadas a partir da erupção.

Junto às duas ilhas formadas a partir da erupção anterior, existe agora uma grande cratera circular.

CNES / Airbus

Imagens de satélite mostram o local antes e depois da erupção, onde existe agora uma formação rochosa com uma cratera no centro

Imagens de satélite mostram o local antes e depois da erupção, onde existe agora uma formação rochosa com uma cratera no centro

Rochas amontoadas

Em janeiro, Mary Lyn Fonua, editora do site de notícias local Matangi Tonga, deslocou-se de barco ao local, para observar a erupção.

“Ficámos a cerca de 700 metros do vulcão, e, quando se está tão próximo num barco tão pequeno, pode ser bastante arriscado”, conta a jornalista à BBC.

“É uma situação muito frágil. Não sabemos se a erupção de facto chegou ao fim”, diz Fonua, que acrescenta que não pretende voltar ao local.

“Um vulcão submarino comporta-se de forma diferente. Todo o gás no seu interior pode ser expelido pelas suas fendas laterais. Mas foi fascinante testemunhar a criação de uma nova ilha“, confessa a editora.

Gianpiero Orbassano

Segundo Gianpiero Orbassano, que visitou a ilha, sua superfície ainda está quente

Segundo Gianpiero Orbassano, que visitou a ilha, a sua superfície ainda está quente

Para Matt Watson, especialista em perigos naturais da Universidade de Bristol, no Reino Unido, a superfície da ilha neste momento é provavelmente muito instável.

“O material está solto e ainda não se consolidou”, garante Watson.

“A ilha foi formada pela fragmentação do magma. Por isso, é basicamente um amontoado de rochas”, acrescenta o cientista.

“Para ir lá, teriam de me convencer com argumentos científicos muito sólidos. Caso contrário, nunca lá iria”, garante Watson.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …