Erupção vulcânica deu origem a nova ilha no sul do Pacífico

Gianpiero Orbassano

A nova ilha tem 250 m de altura

A nova ilha tem 500 m de comprimento e 250 m de altura

Foram esta semana divulgadas as primeiras fotografias de uma nova ilha que se formou no sul do oceano Pacífico, depois da erupção, em dezembro, de um vulcão submarino no arquipélago polinésio de Tonga.

Localizada a 45km a noroeste de Nuku’alofa, a capital do arquipélago de Tonga, a nova ilha tem actualmente 500 metros de comprimento e 250 metros de altura.

A ilha começou a ser criada após o início da erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, no passado mês de dezembro.

Foi a segunda vez que este vulcão entrou em erupção em cinco anos.

Gianpiero Orbassano, dono de um hotel na principal ilha de Tonga, visitou o local com alguns amigos e registou imagens da nova ilha.

“É bastante sólida e alta. A superfície era quente”, diz Orbassano.

“Senti-me seguro. A única dificuldade foi sair do barco para chegar à ilha.”

Mas, por enquanto, o local é considerado muito instável e, por isso, não é recomendado visitá-lo.

Entretanto, imagens de satélite mostraram as novas formações rochosas formadas a partir da erupção.

Junto às duas ilhas formadas a partir da erupção anterior, existe agora uma grande cratera circular.

CNES / Airbus

Imagens de satélite mostram o local antes e depois da erupção, onde existe agora uma formação rochosa com uma cratera no centro

Imagens de satélite mostram o local antes e depois da erupção, onde existe agora uma formação rochosa com uma cratera no centro

Rochas amontoadas

Em janeiro, Mary Lyn Fonua, editora do site de notícias local Matangi Tonga, deslocou-se de barco ao local, para observar a erupção.

“Ficámos a cerca de 700 metros do vulcão, e, quando se está tão próximo num barco tão pequeno, pode ser bastante arriscado”, conta a jornalista à BBC.

“É uma situação muito frágil. Não sabemos se a erupção de facto chegou ao fim”, diz Fonua, que acrescenta que não pretende voltar ao local.

“Um vulcão submarino comporta-se de forma diferente. Todo o gás no seu interior pode ser expelido pelas suas fendas laterais. Mas foi fascinante testemunhar a criação de uma nova ilha“, confessa a editora.

Gianpiero Orbassano

Segundo Gianpiero Orbassano, que visitou a ilha, sua superfície ainda está quente

Segundo Gianpiero Orbassano, que visitou a ilha, a sua superfície ainda está quente

Para Matt Watson, especialista em perigos naturais da Universidade de Bristol, no Reino Unido, a superfície da ilha neste momento é provavelmente muito instável.

“O material está solto e ainda não se consolidou”, garante Watson.

“A ilha foi formada pela fragmentação do magma. Por isso, é basicamente um amontoado de rochas”, acrescenta o cientista.

“Para ir lá, teriam de me convencer com argumentos científicos muito sólidos. Caso contrário, nunca lá iria”, garante Watson.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …

"Espiar, atacar, reprimir". Militares em Myanmar usam tecnologia ocidental para enfraquecer manifestantes

Durante quase 50 anos de ditadura militar, os generais birmaneses usavam "ferramentas totalitárias" arcaicas. Agora, os militares que tomaram o poder em Myanmar têm "um arsenal muito mais sofisticado à sua disposição" Desde que o golpe …

Da "obsessão por cargos" à "subserviência ao PS". Críticos internos do BE descarregam na direção

A convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de maio e os grupos críticos da direção do partido já têm preparada uma extensa lista de críticas. De acordo com o …

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …