Erupção vulcânica deu origem a nova ilha no sul do Pacífico

Gianpiero Orbassano

A nova ilha tem 250 m de altura

A nova ilha tem 500 m de comprimento e 250 m de altura

Foram esta semana divulgadas as primeiras fotografias de uma nova ilha que se formou no sul do oceano Pacífico, depois da erupção, em dezembro, de um vulcão submarino no arquipélago polinésio de Tonga.

Localizada a 45km a noroeste de Nuku’alofa, a capital do arquipélago de Tonga, a nova ilha tem actualmente 500 metros de comprimento e 250 metros de altura.

A ilha começou a ser criada após o início da erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, no passado mês de dezembro.

Foi a segunda vez que este vulcão entrou em erupção em cinco anos.

Gianpiero Orbassano, dono de um hotel na principal ilha de Tonga, visitou o local com alguns amigos e registou imagens da nova ilha.

“É bastante sólida e alta. A superfície era quente”, diz Orbassano.

“Senti-me seguro. A única dificuldade foi sair do barco para chegar à ilha.”

Mas, por enquanto, o local é considerado muito instável e, por isso, não é recomendado visitá-lo.

Entretanto, imagens de satélite mostraram as novas formações rochosas formadas a partir da erupção.

Junto às duas ilhas formadas a partir da erupção anterior, existe agora uma grande cratera circular.

CNES / Airbus

Imagens de satélite mostram o local antes e depois da erupção, onde existe agora uma formação rochosa com uma cratera no centro

Imagens de satélite mostram o local antes e depois da erupção, onde existe agora uma formação rochosa com uma cratera no centro

Rochas amontoadas

Em janeiro, Mary Lyn Fonua, editora do site de notícias local Matangi Tonga, deslocou-se de barco ao local, para observar a erupção.

“Ficámos a cerca de 700 metros do vulcão, e, quando se está tão próximo num barco tão pequeno, pode ser bastante arriscado”, conta a jornalista à BBC.

“É uma situação muito frágil. Não sabemos se a erupção de facto chegou ao fim”, diz Fonua, que acrescenta que não pretende voltar ao local.

“Um vulcão submarino comporta-se de forma diferente. Todo o gás no seu interior pode ser expelido pelas suas fendas laterais. Mas foi fascinante testemunhar a criação de uma nova ilha“, confessa a editora.

Gianpiero Orbassano

Segundo Gianpiero Orbassano, que visitou a ilha, sua superfície ainda está quente

Segundo Gianpiero Orbassano, que visitou a ilha, a sua superfície ainda está quente

Para Matt Watson, especialista em perigos naturais da Universidade de Bristol, no Reino Unido, a superfície da ilha neste momento é provavelmente muito instável.

“O material está solto e ainda não se consolidou”, garante Watson.

“A ilha foi formada pela fragmentação do magma. Por isso, é basicamente um amontoado de rochas”, acrescenta o cientista.

“Para ir lá, teriam de me convencer com argumentos científicos muito sólidos. Caso contrário, nunca lá iria”, garante Watson.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …

Alcochete. Mustafá sai em liberdade e Bruno de Carvalho conta a sua versão

O líder da claque sportinguista Juventude Leonina, Nuno 'Mustafá' Mendes saiu em liberdade e Bruno de Carvalho diz que o "colocaram do lado errado da barricada". O coletivo de juízes que está a julgar o caso …

Ángel ajudou a esposa a morrer. Agora, doou toda a sua herança à investigação

Ángel Hernández, o homem que ajudou a sua mulher a pôr fim à vida há dez meses, em Espanha, decidiu doar a herança da sua esposa (300.000 euros) para o estudo da esclerose múltipla progressiva, …

BCP ficou com herdade de João Moura (onde galgos foram encontrados por "mero acaso")

A herdade de João Moura, onde foram encontrados 18 galgos com sinais de subnutrição, ficou para o BCP num processo de insolvência do cavaleiro, servindo para pagar dívidas que mantinha a esta instituição e a …

Estatística revela quem é o melhor avançado (e não é CR7 ou Messi)

Robert Lewandowski leva 39 golos em 33 jogos disputados esta temporada. Os números do avançado polaco colocam-no bem à frente da sua concorrência no que toca à frieza goleadora. O marcador mais prolífico do mundo pode …