Erro leva Ordem dos Advogados a anunciar vitória de candidata que terá perdido

O INESC-ID, que está a auditar o processo eleitoral, vai divulgar um “relatório circunstanciado da ocorrência nos próximos dias”.

Segundo o jornal Público, um erro levou a comissão eleitoral da Ordem dos Advogados a anunciar a vitória de Paula Alexandre Ferreira, na corrida ao Conselho de Deontologia do Porto, quando na realidade o vencedor terá sido Orlando Carvalho Leite.

Em comunicado, a comissão eleitoral garante que a contabilização das votações foi correta, atribuindo o lapso na divulgação do vencedor a um “erro na aplicação do método de Hondt”.

Na sexta-feira à noite, depois dos vários elementos da comissão eleitoral colocarem as respetivas senhas no sistema informático, este forneceu vários ficheiros, que foram abertos numa cerimónia que ocorreu na Ordem, em Lisboa.

Ao contrário do que aconteceu com os restantes órgãos, em que as listagens continham o número de votos de cada candidato, no caso dos sete conselhos de deontologia apenas surgiu o vencedor e os mandatos que este e os restantes candidatos tinham obtido, escreve o diário.

Paula Alexandra Ferreira apareceu como vencedora, tendo garantido oito dos 15 mandatos que compõe o órgão de disciplina e Orlando Carvalho Leite apareceu com sete lugares. Duas horas mais tarde, o erro terá sido notado. Afinal, Orlando Carvalho Leite teria obtido 2.988 votos, que lhe garantiam oito lugares, e Paula Alexandra Ferreira 2.440 votos, que lhe asseguravam sete mandatos.

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), que está a auditar este processo eleitoral, vai divulgar um “relatório circunstanciado da ocorrência nos próximos dias”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.