Erro humano contaminou com vírus HIV menina angolana de 7 anos

Um “erro humano” está na origem da contaminação com o vírus do VIH/Sida de uma menina angolana de 7 anos, depois de uma transfusão de sangue, em Luanda, admitiu na quarta-feira uma fonte governamental de Angola.

O caso ocorreu na segunda-feira numa unidade hospitalar de Luanda, quando a criança, cuja identidade tem sido preservada, deu entrada com problemas de estomatologia e com sintomas de anemia, tendo recebido uma transfusão de sangue, aparentemente contaminado com o vírus do VIH/Sida.

O caso foi detetado menos de 24 horas depois da transfusão. Na quarta-feira, o secretário de Estado para a Área Hospitalar angolano, numa conferência de imprensa, assumiu que houve “erro humano” e que a equipa que estava de serviço foi suspensa, tendo-se iniciado um inquérito para apurar responsabilidades.

Leonardo Europeu Inocêncio, que falou em representação da ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutukuta, ausente do país em missão de serviço, indicou que, segundo as primeiras informações, o dador do sangue contaminado “desconhecia” que era seropositivo, mas não explicou por que razão o sangue não foi, entretanto, analisado.

Exames dão negativo

Leonardo Inocêncio adiantou que, para já, os exames médicos feitos à criança dão resultados “negativos” em relação à contaminação com o vírus HIV/Sida.

“Ninguém está em condições de dizer que a paciente se tornou seropositiva. O diagnóstico, neste momento, é negativo”, disse, sublinhando, porém, que só dentro de cerca de seis meses se poderá saber o diagnóstico real da criança, que se encontra a receber tratamento médico no Hospital Pediátrico David Bernardino, em Luanda.

Leonardo Inocêncio reconheceu ter havido, “infelizmente, erro humano” no caso, lamentando a situação e solidarizando-se com a família da menor, tendo garantido a continuidade do tratamento tanto no país, como no exterior.

Desconhece-se ainda se será necessário transferi-la para o exterior, estando, entretanto, já em curso, alguns procedimentos administrativos, nomeadamente a emissão dos documentos de identificação dos familiares, cujos trâmites estão a ser efetuados em cooperação com o Ministério da Justiça angolano.

Quadro estável

Segundo o governante angolano, o quadro clínico da vítima é “satisfatório e clinicamente estável”, tendo enfatizado que, antes das 72 horas após a ocorrência, que é o recomendado, a menor iniciou o tratamento profilático.

“Em situações do género, segundo dados científicos, há a probabilidade de mais de 90% de não contrair a doença”, referiu, apelando à população para “continuar a confiar” nos serviços de saúde em Angola, em particular dos médicos, defendendo que o caso é o primeiro que se conhece no país.

O Governo angolano vai proporcionar todo o apoio social à vítima e à respetiva família. O caso está nas mãos da Procuradoria-Geral da República, a quem competirá conduzir essa parte do processo.

“O Ministério da Saúde lamenta profundamente o sucedido e reitera o seu compromisso em detetar as vulnerabilidades do processo que tornaram a falha possível e corrigi-las para evitar a sua repetição. Manifesta a sua total solidariedade com a paciente e família à qual prestará toda a assistência”, lê-se num comunicado oficial.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …