Um pequeno erro de um engenheiro fez com que um lago da Louisiana desaparecesse por completo

O Lago Peigneur era um pequeno lago de água salgada, próximo da Baía de Vermilion, no sul da Louisiana. Contudo, numa fatídica manhã de novembro de 1980 este desapareceu, mas depois tornou-se no lago mais profundo de toda a Louisiana.

A 20 de novembro de 1980, uma equipa contratada pela Texaco teve indicações para  fazer uma perfuração exploratória no lago. No entanto, quando começou os trabalhos, deparou-se com um problema: a broca de perfuração parecia estar presa. Este foi apenas o início do problema, pois a equipa estava prestes a ver o lago desaparecer diante dos seus olhos.

Debaixo do lago havia uma mina de sal com mais de 100 anos, porém a equipa que estava a realizar a perfuração pensou que a estava a executar bem longe da mina, mas, para surpresa de todos, quando tentaram remover a broca que estava presa, a plataforma começou a inclinar-se pouco antes de desaparecer.

A equipa conseguiu fugir para a costa, onde observou a plataforma de 46 metros (que o pequeno lago albergava) a desaparecer. Vários barcos também desapareceram no meio de um remoinho gigante, que ia aumentando conforme o buraco ia crescendo.

Os trabalhadores da mina também saíram a tempo e puderam observar parte de uma ilha próxima a deslizar para dentro do buraco, que teve força suficiente para fazer a água lançar-se a 122 metros de altura, através da abertura da mina.

O lago costumava alimentar a Baía Vermillion através do Canal Delcambre, mas o fluxo foi revertido quando este foi esvaziado. Desta forma a água da baía foi carregada para trás e criou, temporariamente, uma cascata de 50 metros. A queda de água fez com que o recém-escavado furo se enchesse novamente, tornando-o assim no maior lago da Louisiana.

Devido a esta situação, a Texaco teve de pagar à Diamond Crystal Salt Company 32 milhões de dólares (cerca de 27 milhões de euros) num acordo extrajudicial por causa dos danos à mina, diz o IFL Science.

Este acidente ocorreu porque houve um erro ao usar o sistema de medição. O engenheiro do projeto acreditava que o mapa que estava a usar era um sistema de coordenadas de Projeção de Mercator, enquanto afinal usava um sistema de coordenadas de Mercator Transversal Universal.

Ambos os mapas são baseados em projeções de Mercator, mas no sistema de coordenadas Mercator Transversal Universal o mundo é dividido em 60 planos e são usadas projeções mais localizadas, resultando em mapas mais precisos numa escala local.

Usar o mapa errado pode causar danos irreversíveis. E foi assim que o erro de um engenheiro fez um lago desaparecer.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Zap, onde se lê ” que albergava o pequeno lago” deveria estar “que o pequeno lago albergava”. De contrário dá a ideia de que o pequeno lago estava dentro da plataforma e não esta dentro do lago.

RESPONDER

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …