Erradicado mais um tipo do vírus da poliomielite

RIBI Image Library / Flickr

Imunização contra a poliomielite

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, esta quinta-feira, a erradicação de um dos tipos de vírus da poliomielite.

“Estamos muito satisfeitos por hoje, Dia Mundial da Poliomielite, poder anunciar juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS) que o vírus pólio 3 também já está erradicado”, tal como já tinha acontecido como o vírus denominado pólio 2, disse à agência Lusa a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Atualmente, a poliomielite apenas está presente em dois países do mundo: Afeganistão e Paquistão, onde há algumas dezenas de casos causados pelo vírus pólio 1, o único dos três tipos de vírus que falta erradicar.

“São países profundamente pobres, com conflitos há muitos anos e são países extensos, remotos, onde não é fácil chegar ajuda externa”, explicou.

Graça Freitas salientou que “quando estas duas bolsas de vírus pólio 1 forem erradicadas, pode então dizer-se que deixou de haver pólio no planeta”.

O feito hoje anunciado é “uma conquista muito grande da Humanidade” na luta contra uma doença que “matava milhares e milhares de crianças em todo o mundo e deixava milhares e milhares com paralisia para o resto da vida”.

“É um combate por passos e hoje é de facto um passo histórico porque ficaremos com dois dos três vírus da pólio erradicados em todo o mundo”, vincou.

Agora “todas as atenções estão viradas para o Afeganistão e para o Paquistão para se perceber se vai ser possível erradicar a doença do planeta. Estamos em crer que sim, é uma questão de tempo“, considerou.

Segundo Graça Freitas, o que não pode agora acontecer é os restantes países do mundo descurarem as medidas de combate à doença, que tem como principal arma a vacinação.

“É um combate organizado à escala mundial com muitos, muitos e muitos milhões de euros investidos em vacinação e na logística dessa vacinação” e “nenhum país pode descurar a vacinação porque se não tapamos de um lado e destapamos do outro”, defendeu.

“Mesmo não tendo a doença, temos de continuar a vacinar, a vacinar, a vacinar, até que um dia possamos dizer que desapareceu como aconteceu com a varíola, que em 1980 foi dada como erradicada em todo o mundo”, defendeu.

Recordando à Lusa como começou a luta contra a pólio, Graça Freitas contou que um dos grandes impulsionadores foram os Estados Unidos na década de 50 do século passado, altura em que “a poliomielite era a doença que mais assustava os pais e as pessoas em geral, porque afetava crianças muito pequenas e causava mortes e paralisia infantil”.

O Presidente norte-americano Franklin Roosevelt, que tinha sido vítima da doença e estava numa cadeira de rodas, decidiu fazer um grande investimento. “Foi a primeira vez que se fizeram campanhas enormes na televisão para recolha de fundos” para a investigação e descobriram-se duas vacinas na década de 50 que foram introduzidas à escala mundial.

Em Portugal, o Programa Nacional de Vacinação fez “uma campanha enorme” em 1965 que permitiu vacinar, em cerca de um ano, três milhões de crianças menores de nove anos, recordou.

Entre 1950 e 1975, todos os anos, em média, cerca de 300 crianças adoeciam com poliomielite e cerca de 30 morriam em Portugal.

“Foram das campanhas mais inteligentes feitas em Portugal porque fez com que no espaço de um ano uma doença que era assustadora para toda a gente praticamente desaparecesse graças à ação de uma vacina“, disse Graça Freitas.

Em Portugal, a vacinação fez tanto efeito que o último caso de pólio selvagem aconteceu em 1986, disse, contando que a doença foi eliminada na Europa em 2002.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …