Erradicado mais um tipo do vírus da poliomielite

RIBI Image Library / Flickr

Imunização contra a poliomielite

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, esta quinta-feira, a erradicação de um dos tipos de vírus da poliomielite.

“Estamos muito satisfeitos por hoje, Dia Mundial da Poliomielite, poder anunciar juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS) que o vírus pólio 3 também já está erradicado”, tal como já tinha acontecido como o vírus denominado pólio 2, disse à agência Lusa a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Atualmente, a poliomielite apenas está presente em dois países do mundo: Afeganistão e Paquistão, onde há algumas dezenas de casos causados pelo vírus pólio 1, o único dos três tipos de vírus que falta erradicar.

“São países profundamente pobres, com conflitos há muitos anos e são países extensos, remotos, onde não é fácil chegar ajuda externa”, explicou.

Graça Freitas salientou que “quando estas duas bolsas de vírus pólio 1 forem erradicadas, pode então dizer-se que deixou de haver pólio no planeta”.

O feito hoje anunciado é “uma conquista muito grande da Humanidade” na luta contra uma doença que “matava milhares e milhares de crianças em todo o mundo e deixava milhares e milhares com paralisia para o resto da vida”.

“É um combate por passos e hoje é de facto um passo histórico porque ficaremos com dois dos três vírus da pólio erradicados em todo o mundo”, vincou.

Agora “todas as atenções estão viradas para o Afeganistão e para o Paquistão para se perceber se vai ser possível erradicar a doença do planeta. Estamos em crer que sim, é uma questão de tempo“, considerou.

Segundo Graça Freitas, o que não pode agora acontecer é os restantes países do mundo descurarem as medidas de combate à doença, que tem como principal arma a vacinação.

“É um combate organizado à escala mundial com muitos, muitos e muitos milhões de euros investidos em vacinação e na logística dessa vacinação” e “nenhum país pode descurar a vacinação porque se não tapamos de um lado e destapamos do outro”, defendeu.

“Mesmo não tendo a doença, temos de continuar a vacinar, a vacinar, a vacinar, até que um dia possamos dizer que desapareceu como aconteceu com a varíola, que em 1980 foi dada como erradicada em todo o mundo”, defendeu.

Recordando à Lusa como começou a luta contra a pólio, Graça Freitas contou que um dos grandes impulsionadores foram os Estados Unidos na década de 50 do século passado, altura em que “a poliomielite era a doença que mais assustava os pais e as pessoas em geral, porque afetava crianças muito pequenas e causava mortes e paralisia infantil”.

O Presidente norte-americano Franklin Roosevelt, que tinha sido vítima da doença e estava numa cadeira de rodas, decidiu fazer um grande investimento. “Foi a primeira vez que se fizeram campanhas enormes na televisão para recolha de fundos” para a investigação e descobriram-se duas vacinas na década de 50 que foram introduzidas à escala mundial.

Em Portugal, o Programa Nacional de Vacinação fez “uma campanha enorme” em 1965 que permitiu vacinar, em cerca de um ano, três milhões de crianças menores de nove anos, recordou.

Entre 1950 e 1975, todos os anos, em média, cerca de 300 crianças adoeciam com poliomielite e cerca de 30 morriam em Portugal.

“Foram das campanhas mais inteligentes feitas em Portugal porque fez com que no espaço de um ano uma doença que era assustadora para toda a gente praticamente desaparecesse graças à ação de uma vacina“, disse Graça Freitas.

Em Portugal, a vacinação fez tanto efeito que o último caso de pólio selvagem aconteceu em 1986, disse, contando que a doença foi eliminada na Europa em 2002.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …