Erdogan diz que a Amnistia Internacional está a preparar um golpe de Estado na Turquia

Daniel Kopatsch / EPA

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou a Amnistia Internacional de estar a preparar uma nova tentativa de golpe de Estado no seu país, citando informações da inteligência turca.

A Amnistia Internacional está a exigir que a Turquia liberte a directora da ONG no país, que foi detida na quinta-feira passada, juntamente com activistas da organização, que estão  presos em Istambul.

Durante a conferência de imprensa realizada por ocasião do encerramento da cúpula do G20 em Hamburgo, um dos jornalistas lembrou ao presidente turco, Recep Erdogan, que a Amnistia Internacional o defendeu, quando foi preso durante quatro meses em 1997. O jornalista pediu a libertação dos activistas presos.

Eu fui preso por ler um poema. E eles não foram presos, foram detidos. Segundo os dados da inteligência, eles reuniram-se num hotel na ilha de Buyukada, para discutir a continuação do golpe de Estado. Por isso é que a polícia os deteve. Agora o caso será avaliado pela justiça. Não sei o que a investigação vai determinar”, afirmou Erdogan.

A Amnistia Internacional denunciou, esta quinta-feira, a detenção de Idil Eser, directora da organização na Turquia, e de sete activistas de direitos humanos, no momento em que se encontravam numa acção de formação sobre segurança informática em Buyukada. A organização exige a libertação imediata dos prisioneiros.

amnesty.org

Idil Eser, diretora da Amnistia Internacional na Turquia

Idil Eser, diretora da Amnistia Internacional na Turquia

Estamos profundamente perturbados e indignados com a detenção descarada sem acusação formada de alguns dos mais destacados activistas dos direitos humanos na Turquia, incluindo a directora da Amnistia Internacional no país”, afirmou o secretário-geral da Amnistia Internacional, Salil Shetty, num comunicado enviado às redacções.

PARTILHAR

RESPONDER

BCP disponível para fusão com o Montepio

Na eventualidade de ser necessária uma intervenção, o Millennium BCP mostrou-se disponível para uma fusão com o Banco Montepio. Esta hipótese foi apresentada pela instituição bancária numa reunião com o ministro das Finanças, João Leão. O …

Otamendi mais 55 milhões. O negócio que pode levar Rúben Dias para o City

Rúben Dias está muito próximo de reforçar o Manchester City. O clube inglês oferece 55 milhões de euros mais Nicolás Otamendi em troca. A oficialização do acordo deve estar para breve. O Manchester City está muito …

Líbano: Após um mês no cargo, primeiro-ministro demite-se perante impasse político

O primeiro-ministro designado do Líbano, Mustapha Adib, demitiu-se este sábado do cargo numa altura de impasse político sobre a formação de Governo, um mês depois de ter sido nomeado e da violenta explosão no porto …

Governo joga últimos trunfos à esquerda (mas "na 25.ª hora pode ser PSD a salvá-lo" e esse é outro problema)

A duas semanas do fim do prazo para entregar o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), o Governo ainda não tem garantias de aprovação do documento. E enquanto Marcelo pressiona o PSD para "salvar" o …

-

Governo aponta para regresso progressivo de público aos estádios

O regresso de público aos estádios de futebol continua proibido, devido à pandemia de Covid-19, com o secretário de Estado da Juventude e Desporto a admitir esta sexta-feira a possibilidade de um retorno faseado quando …

Há escolas sem intervalos ao ar livre devido à covid-19

Há escolas que estão a proibir os alunos de passarem os intervalos ao ar livre por receio de contágio do novo coronavírus. O pediatra Hugo Rodrigues considera que "é um perfeito disparate". Como tal, os estudantes …

"Aumentar o salário mínimo é criminoso", diz presidente do Fórum para a Competitividade

Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade, antecipa uma onda de desemprego até ao final do ano, que muitas empresas não conseguirão manter a atividade e que aumentar o salário mínimo "é …

Segunda vaga impede mais de 12 milhões de consultas e cirurgias

O cenário de uma segunda vaga em Portugal é bastante provável e prevê-se que mais de 12 milhões de consultas e cirurgias fiquem por fazer. No melhor dos cenários, serão 10 milhões. Um estudo da Associação …

EUA pressionam Portugal: "Tem de escolher agora entre os aliados e os chineses"

O embaixador norte-americano em Lisboa defende que Portugal tem de escolher entre os “amigos e aliados” EUA e o “parceiro económico” China, alertando que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências …

MP acusa inspetores do SEF de homicídio de ucraniano no aeroporto

O Ministério Público vai acusar os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que estão em prisão domiciliária, indiciados pelo homicídio do ucraniano Ihor Homenyuk no aeroporto de Lisboa. Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís …