A Entidade Reguladora para a Comunicação Social concluiu que foram praticadas ações enganosas nos programas da manhã e da tarde dos três canais por darem a entender que o prémio era em dinheiro.
O Conselho Regulador da ERC decidiu aplicar três contraordenações contra a RTP, SIC e a TVI devido “a práticas enganosas e agressivas” em concursos com participação telefónica, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.
Em causa estão os concursos dos programas “Portugal no Coração” e “Aqui Portugal”, na RTP, “Queridas Manhãs”, “Boa Tarde” e “Portugal em Festa”, na SIC, e “A tarde é sua” e “Somos Portugal”, na TVI.
O visionamento, que decorreu de algumas participações feitas à ERC, incidiu em maio de 2014 e até julho do mesmo ano, altura em que foi assinado pelos três canais um acordo de auto-regulação nessa matéria.
Segundo a mesma fonte, as multas resultaram da prática de “ações enganosas e agressivas”, especialmente pelo facto de darem a entender que o prémio dos respetivos concursos era em dinheiro e ainda pela forma e pelo tempo que era feita essa promoção.
De acordo com a Lusa, os três canais incorrem em coimas que podem chegar aos 40 mil euros.
ZAP
Fantochadas de “regulação”….!!!!!!!!!!
Pronto os cães reguladores já tem dinheiro para viver mais uns bons meses a pagar os tachos e as viagens dos bandidos que são a ERC
Esses programas são a companhia dos velhotes abandonados pelas famílias. Pessoas que fogem da solidão de suas casas para um mundo de ilusão criado pelo Goucha, pela Júlia e companhia. Mas as televisões não fazem nada que não dê lucro, se é preciso enganar os velhotes, então enganam os velhotes. Vendem-lhes coisas que não precisam, inventam concursos fantásticos e por aí fora. Pelo menos a RTP devia dar o exemplo e parar de explorar os teleespectadores, ou será que a exploração da vulnerabilidade dos epectadores faz parte to “serviço público”?