/

“Era uma estrela”. Recordista mundial da maratona morre aos 24 anos

Tolga Akmen/EPA

Kelvin Kiptum

Queniano Kelvin Kiptum era uma das grandes revelações do atletismo e favorito à medalha de ouro em Paris. Morte dramática em acidente de carro encerra uma das carreiras mais promissoras do desporto mundial.

O recordista mundial da maratona, o queniano Kelvin Kiptum, de 24 anos, e o seu treinador, o ruandês Gervais Hakizimana, morreram num acidente de carro neste domingo, comunicou a polícia queniana.

Kiptum era uma estrela em ascensão no atletismo mundial e favorito à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, com lugar este ano. Aos 23 anos, tornou-se o primeiro maratonista a correr abaixo de duas horas e um minuto.

Especialistas afirmavam que Kiptum poderia tornar-se a primeira pessoa a correr uma maratona em menos de duas horas — dos sete melhores tempos já marcados, três são do jovem que agora perdeu tragicamente a vida.

Kiptum estreou-se na maratona com uma vitória em dezembro de 2022, em Valência, com o tempo de 2h01min53s. Menos de um ano depois, na sua terceira maratona, em Chicago, alcançou o recorde mundial, fixando-o em 2h00min35s. O recorde anterior era do seu compatriota Eliud Kipchoge, de 2h01min09s, estabelecido em Berlim em 2022.

Na sua curta carreira, Kiptum disputou apenas três maratonas e venceu todas, estabelecendo o novo recorde mundial e terminando todas as três corridas em menos de duas horas e dois minutos. Os Jogos de Paris em 2024 seriam os primeiros do atleta e também a primeira vez que este disputaria um torneio contra Kipchoge, de 39 anos.

O acidente

STR/EPA

O carro que Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, dirigia

Segundo a polícia, o acidente aconteceu por volta das 23h (17h de Lisboa). No carro seguiam três pessoas, entre as quais Kiptum e o seu treinador, que morreram no local.

Kiptum estava a conduzir de Kaptagat para Eldoret, no Vale do Rift, no oeste do Quénia, quando o seu carro saiu da estrada e embateu numa árvore.

“Ele perdeu o controlo e saiu da estrada e entrou numa vala do lado esquerdo. Conduziu na vala por cerca de 60 metros antes de bater numa grande árvore”, afirma um relatório oficial da polícia do condado de Elgeyo Marakwet, onde ocorreu o acidente.

Kiptum e Hakizimana morreram no local, enquanto a passageira Sharon Chepkurui Kosgei foi levada rapidamente para um hospital com ferimentos graves.

Imagens divulgadas pelos media quenianos mostram os destroços do veículo.

O presidente do Quénia, William Ruto, lamentou a morte do jovem atleta queniano. “Kelvin Kiptum era uma estrela. Possivelmente um dos melhores desportistas do mundo, que rompeu barreiras para conseguir um recorde na maratona”, afirmou, recordando que o atleta tinha apenas 24 anos.

ZAP // DW

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.