/

Equipa da NASA está a operar a Curiosity a partir de casa

NASA

A equipa da NASA responsável por operar a Curiosity está a coordenar o rover destacado para explorar Marte a partir de casa devido à pandemia de covid-19, que já infetou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo.

À semelhança de muitos outros trabalhadores em tempo de pandemia, os colaboradores da agência espacial norte-americana viram-se obrigados a adaptar as suas rotinas de trabalho, estando agora a operar a Curiosity a partir de casa.

Cada ação deste rover, que explora o Planeta Vermelho desde 2012, requer a colaboração de cerca de vinte pessoas, que desenvolvem e testam os comandos enquanto conversam entre si. Agora, estas conversas dão-se à distância.

“Normalmente, estamos todos na mesma sala, a partilhar ecrãs, imagens e dados. As pessoas conversam entre si em pequenos grupos em diferentes partes da sala”, disse Alicia Allbaugh, que chefia a equipa da Curiosity, citada num comunicado da NASA.

A especialista revelou ainda que agora é preciso mais tempo para tomar uma decisão, uma vez que todos trabalham a partir de suas casas e necessitam de coordenar cada etapa ou comanda através de aplicações de mensagens ou vídeo conferências.

A líder do grupo que coordenas estas investigações científicas, Carrie Bridge, confessou mesmo que precisa de controlar constantemente 15 chats e “fazes mais malabarismos” do que normalmente, em condições normais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.