Equador 1-2 Senegal | Leões de Taranga rugem mais alto e apuram-se

Rolex dela Pena / EPA

O Senegal está nos oitavos-de-final do Mundial 2022. A seleção africana precisava de ganhar ao Equador para seguir em frente e ganhou mesmo, castigando um conjunto sul-americano que se encostou em demasia ao facto de o empate ser suficiente para se apurar.

Senhores do jogo desde o primeiro minuto, os senegaleses marcaram em cima do intervalo e, depois de verem o adversário acordar, reagir e empatar a meio do segundo tempo, não entraram em pânico e depressa recuperaram a (decisiva) vantagem que lhes garantiu a segunda vitória e o segundo lugar no Grupo A.

O Equador, talvez porque o empate lhe chegava para garantir o apuramento, entrou adormecido no encontro. O Senegal, por seu lado, a precisar de ganhar, mostrou muito intensidade desde o pontapé de saída e ameaçou o golo por duas vezes logo nos dez minutos iniciais.

Os dois lances não serviram de aviso aos sul-americanos, que continuaram totalmente amorfos (apenas uma ação na grande área contrária e só dois remates, desenquadrados) e o Senegal continuou a dominar (tentou, ao todo, dez remates), chegando mesmo à (merecida) vantagem.

Ismaïla Sarr, o melhor em campo do primeiro tempo, com um GoalPoint Rating de 6.9, caiu na grande área equatoriana, o árbitro assinalou grande penalidade e ele mesmo, na conversão do castigo máximo, não perdoou.

Sarr foi quem mais rematou (3), quem mais passes progressivos (5) recebeu, quem mais faltas sofreu (4) e quem mais ações com bola teve na grande área contrária (4) nos primeiros 45 minutos.

Com os Países Baixos a “passearem-se” na outra partida do fecho do grupo, o Equador precisava mesmo de inverter o rumo dos acontecimentos, mas os minutos iam passando e os lances de perigo escasseando. Ainda assim, passava agora mais tempo no meio-campo contrário e marcou na primeira verdadeira ocasião de golo que criou, por Caicedo, na sequência de um canto.

Só que, logo depois, também no seguimento de uma bola parada, o Senegal recolocou-se na frente, por Koulibaly. Duro golpe para o Equador que, apesar de ter ainda tempo mais do que suficiente para voltar a reagir, não mais voltou a criar reais oportunidades de golo (terminaram com quatro remates enquadrados no segundo tempo).

Após uma entrada em cena com uma vitória clara sobre os anfitriões e de um empate em que até fez por merecer mais com os Países Baixos na segunda jornada, a seleção equatoriana diz assim adeus ao Qatar.

Melhor em campo

O central Kalidou Koulibaly assumiu o papel de herói do Senegal e foi lá à frente marcar o golo que valeu o apuramento, mas não se ficou por aí. Terminou o encontro com um GoalPoint Rating de 7.7, fruto também de ter ganho todos os três duelos aéreos defensivos (3) que disputou e de ter acabado a partida com uns impressionantes quatro desarmes e dez alívios (ambos máximos do encontro).

Destaques do Equador

Félix Torres 7.3

Fez a assistência para o golo dos equatorianos e mostrou forte capacidade no jogo aéreo, tendo sido quem mais duelos defensivos pelo ar (cinco) ganhou no encontro. A isso somou ainda seis alívios e dois bloqueios de remate.

Gonzalo Plata 5.8

Mesmo longe de uma exibição de encher o olho, o antigo jogador do Sporting logrou o segundo melhor ‘rating’ da sua seleção. Lutou por dar mais à sua equipa, com dez passes progressivos recebidos, três faltas sofridas, três dribles tentados (embora apenas um bem-sucedido) e dois duelos ofensivos pelo ar ganhos, mas pecou ao perder demasiadas posses (17).

Destaques do Senegal

Ismaïla Sarr 6.8

Assinou o primeiro golo senegalês, foi o melhor em campo do primeiro tempo e terminou o jogo com cinco ações com bola na grande área do Equador, três dribles eficazes em quatro tentados e oito recuperações de posse (mais do que qualquer outro jogador).

Youssouf Sabaly 6.2

O lateral-direito do Bétis totalizou oito passes progressivos e quatro super progressivos na partida no capítulo ofensivo e, a defender, destacou-se pelos quatro alívios. Foi quem mais faltas sofreu na partida (5).

Resumo do jogo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.