Enorme tempestade solar de junho de 2015 causou uma fenda no campo magnético da Terra

NASA Goddard / Flickr

Conceito de artista do Campo Magnético da Terra

Conceito de artista do Campo Magnético da Terra

O telescópio GRAPES-3, o mais sensível a raios cósmicos do mundo, registou um aumento da radiação que atinge a Terra, o que pode indicar uma fissura no campo magnético do planeta.

Esta falha temporária apareceu quando uma enorme nuvem de plasma foi ejetada da coroa solar e atingiu a Terra no dia 22 de junho de 2015, causando uma compressão na magnetosfera que, segundo a Phys.org, resultou numa enorme tempestade geomagnética.

De acordo com os especialistas, a nuvem de plasma atingiu a Terra a uma velocidade de 2,5 milhões km/h, e, naquele momento, foi possível observar uma aurora boreal mais intensa do que o normal e várias falhas na comunicação via rádio nos países de altas latitudes.

Há vários tipos de erupções solares, mas as classes M e X são a mais significativas porque podem causar tempestades magnéticas na Terra.

A tempestade solar de 18 de junho de 2015 causou uma erupção solar classe M 3.0 com ejeção de massa coronal (EMC).

Esta descoberta provocou um grande entusiasmo na comunidade científica e foi publicada recentemente na Physical Review Letters.

A magnetosfera da Terra estende-se por um raio de milhões de quilómetros, e é uma espécie de primeira linha de defesa, protegendo a humanidade contra o fluxo contínuo de raios cósmicos do Sol e do resto da galáxia.

Com a fissura causada pela tempestade solar, o planeta passou a ser atingido por uma radiação de baixa energia, que não foi refletida pelo campo magnético como devia acontecer.

O escudo protetor da Terra ficou enfraquecido durante duas horas mas, felizmente, conseguiu recuperar.

As tempestades solares podem causar grandes distúrbios à civilização humana, incapacitando grandes redes de energia elétrica, sistemas de posicionamento global (GPS), operações de satélites e comunicações via rádio.

Apesar de não haver nada a fazer contra este tipo de tragédia, os cientistas acreditam que investigações futuras possam ajudar a preparar a humanidade para as consequências.

BZR BZR, ZAP // Ciberia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Perante a física não é possível haver fendas no campo magnético da terra .
    Esta gente da ciência considera todos os que lêm as suas noticias uns incultos e por isso pegam em qualquer coisa que lhes mandam .
    O campo magnético pode enfraquecer ligeiramente mas nunca abrir fendas , é a mesma coisa que no campo magnético de um íman haver uma fenda .
    Simplesmente ridículo .

    O campo magnético da terra é gerado pelo metal líquido no núcleo da terra circular a alta velocidade .

    https://en.wikipedia.org/wiki/Earth%27s_magnetic_field

RESPONDER

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …

Sondagem. Operação Marquês faz PS cair e PSD subir

O PSD subiu quatro pontos percentuais na mais recente sondagem, enquanto o PS desceu dois pontos. A decisão da Operação Marquês pode ter tido influência nas intenções de voto. A mais recente sondagem ICS/ISCTE para o …