/

Enorme tempestade solar de junho de 2015 causou uma fenda no campo magnético da Terra

1

NASA Goddard / Flickr

Conceito de artista do Campo Magnético da Terra

Conceito de artista do Campo Magnético da Terra

O telescópio GRAPES-3, o mais sensível a raios cósmicos do mundo, registou um aumento da radiação que atinge a Terra, o que pode indicar uma fissura no campo magnético do planeta.

Esta falha temporária apareceu quando uma enorme nuvem de plasma foi ejetada da coroa solar e atingiu a Terra no dia 22 de junho de 2015, causando uma compressão na magnetosfera que, segundo a Phys.org, resultou numa enorme tempestade geomagnética.

De acordo com os especialistas, a nuvem de plasma atingiu a Terra a uma velocidade de 2,5 milhões km/h, e, naquele momento, foi possível observar uma aurora boreal mais intensa do que o normal e várias falhas na comunicação via rádio nos países de altas latitudes.

Há vários tipos de erupções solares, mas as classes M e X são a mais significativas porque podem causar tempestades magnéticas na Terra.

A tempestade solar de 18 de junho de 2015 causou uma erupção solar classe M 3.0 com ejeção de massa coronal (EMC).

Esta descoberta provocou um grande entusiasmo na comunidade científica e foi publicada recentemente na Physical Review Letters.

A magnetosfera da Terra estende-se por um raio de milhões de quilómetros, e é uma espécie de primeira linha de defesa, protegendo a humanidade contra o fluxo contínuo de raios cósmicos do Sol e do resto da galáxia.

Com a fissura causada pela tempestade solar, o planeta passou a ser atingido por uma radiação de baixa energia, que não foi refletida pelo campo magnético como devia acontecer.

O escudo protetor da Terra ficou enfraquecido durante duas horas mas, felizmente, conseguiu recuperar.

As tempestades solares podem causar grandes distúrbios à civilização humana, incapacitando grandes redes de energia elétrica, sistemas de posicionamento global (GPS), operações de satélites e comunicações via rádio.

Apesar de não haver nada a fazer contra este tipo de tragédia, os cientistas acreditam que investigações futuras possam ajudar a preparar a humanidade para as consequências.

BZR, ZAP // Ciberia

1 Comment

  1. Perante a física não é possível haver fendas no campo magnético da terra .
    Esta gente da ciência considera todos os que lêm as suas noticias uns incultos e por isso pegam em qualquer coisa que lhes mandam .
    O campo magnético pode enfraquecer ligeiramente mas nunca abrir fendas , é a mesma coisa que no campo magnético de um íman haver uma fenda .
    Simplesmente ridículo .

    O campo magnético da terra é gerado pelo metal líquido no núcleo da terra circular a alta velocidade .

    https://en.wikipedia.org/wiki/Earth%27s_magnetic_field

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.