Enorme tempestade solar de junho de 2015 causou uma fenda no campo magnético da Terra

NASA Goddard / Flickr

Conceito de artista do Campo Magnético da Terra

Conceito de artista do Campo Magnético da Terra

O telescópio GRAPES-3, o mais sensível a raios cósmicos do mundo, registou um aumento da radiação que atinge a Terra, o que pode indicar uma fissura no campo magnético do planeta.

Esta falha temporária apareceu quando uma enorme nuvem de plasma foi ejetada da coroa solar e atingiu a Terra no dia 22 de junho de 2015, causando uma compressão na magnetosfera que, segundo a Phys.org, resultou numa enorme tempestade geomagnética.

De acordo com os especialistas, a nuvem de plasma atingiu a Terra a uma velocidade de 2,5 milhões km/h, e, naquele momento, foi possível observar uma aurora boreal mais intensa do que o normal e várias falhas na comunicação via rádio nos países de altas latitudes.

Há vários tipos de erupções solares, mas as classes M e X são a mais significativas porque podem causar tempestades magnéticas na Terra.

A tempestade solar de 18 de junho de 2015 causou uma erupção solar classe M 3.0 com ejeção de massa coronal (EMC).

Esta descoberta provocou um grande entusiasmo na comunidade científica e foi publicada recentemente na Physical Review Letters.

A magnetosfera da Terra estende-se por um raio de milhões de quilómetros, e é uma espécie de primeira linha de defesa, protegendo a humanidade contra o fluxo contínuo de raios cósmicos do Sol e do resto da galáxia.

Com a fissura causada pela tempestade solar, o planeta passou a ser atingido por uma radiação de baixa energia, que não foi refletida pelo campo magnético como devia acontecer.

O escudo protetor da Terra ficou enfraquecido durante duas horas mas, felizmente, conseguiu recuperar.

As tempestades solares podem causar grandes distúrbios à civilização humana, incapacitando grandes redes de energia elétrica, sistemas de posicionamento global (GPS), operações de satélites e comunicações via rádio.

Apesar de não haver nada a fazer contra este tipo de tragédia, os cientistas acreditam que investigações futuras possam ajudar a preparar a humanidade para as consequências.

BZR, ZAP // Ciberia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Perante a física não é possível haver fendas no campo magnético da terra .
    Esta gente da ciência considera todos os que lêm as suas noticias uns incultos e por isso pegam em qualquer coisa que lhes mandam .
    O campo magnético pode enfraquecer ligeiramente mas nunca abrir fendas , é a mesma coisa que no campo magnético de um íman haver uma fenda .
    Simplesmente ridículo .

    O campo magnético da terra é gerado pelo metal líquido no núcleo da terra circular a alta velocidade .

    https://en.wikipedia.org/wiki/Earth%27s_magnetic_field

RESPONDER

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …