/

Enorme objeto estelar aproxima-se do nosso Sistema Solar. É quase um “planeta anão”

3

(dr) NASA

O cometa 2014 UN271

Nos arquivos Dark Energy Survey (DES), uma equipa de astrónomos descobriu um enorme (e até então desconhecido) objeto a penetrar o nosso Sistema Solar.

Depois de viajar há mais de 612 mil anos, o 2014 UN271, um fragmento gigante da Nuvem de Oort, está a aproximar-se do Sol e vai chegar à órbita de Saturno em 2031. A descoberta foi feita por astrónomos que analisaram os arquivos Dark Energy Survey (DES).

Segundo o Europa Press, 2014 UN271 foi descoberto em junho pelos astrónomos Pedro Bernardinelli e Gary Bernstein. Quando as imagens do arquivo foram obtidas pela primeira vez, em outubro de 2014, o objeto estava a 29 UA (4,3 mil milhões de quilómetros) do Sol.

O portal adianta que é, possivelmente, o maior corpo do exterior do nosso Sistema Solar alguma vez encontrado a aproximar-se do Sol: estima-se que tenha entre 100 e 370 quilómetros de largura.

“Coloca-o numa escala semelhante, se não maior, que a do cometa massivo Sarabat C/1729 P1″, disse o astrónomo Sam Deen, num comentário no fórum Minor Planet Mailing List (MPML). “É quase certamente o maior objeto da Nuvem de Oort alguma vez descoberto, quase no território de um planeta anão.”

Uma das maiores curiosidades sobre o 2014 UN271 é a sua órbita à volta do Sol. O objeto é extremamente excêntrico, entre o Sistema Solar interior e a Nuvem de Oort, que marca a fronteira do espaço interestelar, durante um período de 612.190 anos.

Atualmente, está a cerca de 22 unidades astronómicas do Sol. Viajou 7 UA nos últimos sete anos para passar a órbita de Neptuno, e, no seu ponto mais próximo em 2031, espera-se que passe a 10,9 AU do Sol, quase atingindo a órbita de Saturno.

ZAP //

3 Comments

  1. Aposto que a Nancy Lieder vai dizer mais uma vez tratar-se de Nibiru ou o planeta X. Esta teoria da constipação já tem barbas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.