Detido o enfermeiro que engravidou mulher em estado vegetativo

(dr) Polícia de Maricopa

O enfermeiro Nathan Sutherland foi preso sob acusação de ter abusado sexualmente de uma paciente em estado vegetativo que deu à luz em dezembro no Estado do Arizona, nos Estados Unidos. 

A mulher está internada em estado vegetativo numa clínica administrada pela organização Hacienda HealthCare, na cidade de Phoenix, há mais de uma década.

A família diz que a mulher está incapacitada desde os três anos. Tem uma deficiência mental por causa de ataques no início da infância. Apesar de não falar, tem alguma mobilidade nas pernas, cabeça e pescoço, responde a sons e mexe o rosto.

O bebé nasceu a 29 de dezembro e está saudável. A equipa da clínica não sabia que a mulher, que não foi identificada, estava grávida. “Ninguém da equipa sabia que ela estava grávida praticamente até que entrou em trabalho de parto”. A paciente precisava de atenção 24 horas por dia e que muita gente tinha acesso ao quarto.

A polícia abriu uma investigação para investigar o caso e perceber o que aconteceu e quem falhou na proteção de uma pessoa sem capacidade para reagir e defender-se.

Depois do nascimento, uma investigação policial recolheu amostras de ADN dos empregados da clínica. Segundo o chefe da polícia local, Jeri Williams, os investigadores prenderam Nathan Sutherland, de 36 anos, sob acusação de abuso sexual e violação de uma pessoa vulnerável. O técnico foi transferido para a prisão de Maricopa County.

Williams disse que Sutherland trabalhava na Hacienda HealthCare desde 2011 e tomava conta da paciente na época em que a violação ocorreu. “Nós devíamos essa prisão à vítima”, Williams disse. “Devíamos essa prisão ao mais novo membro da nossa comunidade, aquele bebé inocente.” A polícia ainda está a averiguar se Sutherland abusou de outras pacientes.

O incidente despoletou um clima de insegurança que já se instalou na instituição. Uma mãe garante que passou a dormir na clínica, onde a filha de 22 anos está internada, para garantir que nada lhe acontece. “Ela não consegue andar ou falar, mas percebe”, explica, depois de dizer não saber se a filha foi vítima de algum tipo de abuso.

O protocolo na clínica mudou depois do incidente e, agora, os homens que entram em quartos ocupados por mulheres devem ser acompanhados por mulheres da equipa.

Esta não é a primeira vez que estabelecimentos da Hacienda HealthCare têm problemas com a conduta sexual de funcionários.

ZAP ZAP // BBC

 

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “Agora, os homens que entram em quartos ocupados por mulheres devem ser acompanhados por mulheres da equipa”

    Epá… Sim sanhor, ca granda medida de segurança! Esta deve ter sido encomendada pelas meetoos. Já estou mesmo a ver as enfermeiras a esfregar as mãos, com os subornos que vão receber pra estar caladas. Não era melhor um sistema de cameras de vigilância? Se há uma enfermeira disponível para cada visita ao quarto, também podiam meter seguranças em cada porta.

  2. Se fosse em Portugal, o gajo era escondido de tudo e de todos para ninguém o conhecer. Nem o rabinho de cavalo lhe mostravam. Com isto se passou lá para os States, temos oportunidade de lhe ver o trombil

RESPONDER

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …