Detido o enfermeiro que engravidou mulher em estado vegetativo

(dr) Polícia de Maricopa

O enfermeiro Nathan Sutherland foi preso sob acusação de ter abusado sexualmente uma paciente em estado vegetativo que deu à luz em dezembro no Estado do Arizona, nos Estados Unidos. 

A mulher está internada em estado vegetativo numa clínica administrada pela organização Hacienda HealthCare, na cidade de Phoenix, há mais de uma década.

A família diz que a mulher está incapacitada desde os três anos. Tem uma deficiência mental por causa de ataques no início da infância. Apesar de não falar, tem alguma mobilidade nas pernas, cabeça e pescoço, responde a sons e mexe o rosto.

O bebé nasceu a 29 de dezembro e está saudável. A equipa da clínica não sabia que a mulher, que não foi identificada, estava grávida. “Ninguém da equipa sabia que ela estava grávida praticamente até que entrou em trabalho de parto”. A paciente precisava de atenção 24 horas por dia e que muita gente tinha acesso ao quarto.

A polícia abriu uma investigação para investigar o caso e perceber o que aconteceu e quem falhou na proteção de uma pessoa sem capacidade para reagir e defender-se.

Depois do nascimento, uma investigação policial recolheu amostras de ADN dos empregados da clínica. Segundo o chefe da polícia local, Jeri Williams, os investigadores prenderam Nathan Sutherland, de 36 anos, sob acusação de abuso sexual e violação de uma pessoa vulnerável. O técnico foi transferido para a prisão de Maricopa County.

Williams disse que Sutherland trabalhava na Hacienda HealthCare desde 2011 e tomava conta da paciente na época em que a violação ocorreu. “Nós devíamos essa prisão à vítima”, Williams disse. “Devíamos essa prisão ao mais novo membro da nossa comunidade, aquele bebé inocente.” A polícia ainda está a averiguar se Sutherland abusou de outras pacientes.

O incidente despoletou um clima de insegurança que já se instalou na instituição. Uma mãe garante que passou a dormir na clínica, onde a filha de 22 anos está internada, para garantir que nada lhe acontece. “Ela não consegue andar ou falar, mas percebe”, explica, depois de dizer não saber se a filha foi vítima de algum tipo de abuso.

O protocolo na clínica mudou depois do incidente e, agora, os homens que entram em quartos ocupados por mulheres devem ser acompanhados por mulheres da equipa.

Esta não é a primeira vez que estabelecimentos da Hacienda HealthCare têm problemas com a conduta sexual de funcionários.

ZAP // BBC

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “Agora, os homens que entram em quartos ocupados por mulheres devem ser acompanhados por mulheres da equipa”

    Epá… Sim sanhor, ca granda medida de segurança! Esta deve ter sido encomendada pelas meetoos. Já estou mesmo a ver as enfermeiras a esfregar as mãos, com os subornos que vão receber pra estar caladas. Não era melhor um sistema de cameras de vigilância? Se há uma enfermeira disponível para cada visita ao quarto, também podiam meter seguranças em cada porta.

  2. Se fosse em Portugal, o gajo era escondido de tudo e de todos para ninguém o conhecer. Nem o rabinho de cavalo lhe mostravam. Com isto se passou lá para os States, temos oportunidade de lhe ver o trombil

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …