Encontrados quase 100 novos vulcões debaixo da superfície da Antártida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriu 91 vulcões que se encontram dois quilómetros abaixo da superfície da imensa capa de gelo que cobre a zona oeste da Antártida.

Estes vulcões agora encontrados juntam-se aos 47 já descobertos no mesmo local durante o século passado.

Além de terem uma altura entre 100 e 3.850 metros, os vulcões recentemente descobertos estão cobertos de gelo, com capas de mais de quatro quilómetros de espessura.

Embora as erupções vulcânicas pudessem não chegar à superfície, poderiam derreter o gelo existente. “Se um destes vulcões entrasse em erupção, poderia destabilizar ainda mais as capas de gelo do oeste da Antártida”, afirmou o investigador especialista em glaciares e um dos autores do estudo, Robert Bingham, ao The Guardian.

Os investigadores defendem que ainda existem mais vulcões no fundo do mar que se encontra sob a barreira de gelo Ross. “Acredito ser muito provável que esta região se venha a transformar na mais densa de vulcões no mundo”, destaca Bingham.

“A grande questão é: quão ativos foram estes vulcões? É uma coisa que precisamos de determinar o mais rápido possível”, explica o investigador.

A atividade destes vulcões poderia ter consequências para o resto do planeta. Se um deles entrasse em erupção, poderia destabilizar ainda mais algumas das capas de gelo da região, que já estão a ser afetadas pelo aquecimento global.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

A participação da comitiva brasileira na Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorre atualmente em Nova Iorque, esteve envolta em polémica desde o início. Primeiramente, Jair Bolsonaro, chefe de Estado brasileiro, afirmou que não iria …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. Médico legista fala em homicídio

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. A autópsia confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …

Revendedores de combustíveis ameaçam fechar bombas em protesto contra limites aos lucros

Os revendedores de combustíveis ameaçam "encerrar temporariamente os postos de abastecimento" como forma de protesto devido à nova lei, aprovada no Parlamento, que impõe limites às margens de lucro na comercialização de combustíveis. Após o alerta …

Libertação da sociedade antes das eleições não vai influenciar resultados autárquicos

Portugal está cada vez mais próximo de atingir os 85% de população vacinada, o que significa que a última fase do processo de desconfinamento está cada vez mais próxima. Mas poderá essa decisão ter alguma …

Aos 60 anos, vice-presidente do Suriname participou em jogo internacional (e distribuiu dinheiro no balneário)

Aos 60 anos, o vice-presidente do Suriname, Ronnie Brunswijk, jogou 54 minutos de uma partida internacional de clubes. No final, distribuiu dinheiro pelos jogadores no balneário. Ronnie Brunswijk, vice-presidente do Suriname, tem 60 anos e é …

Rui Costa é candidato à presidência do Benfica num "dos momentos mais desafiantes da história" do clube

Rui Costa vai candidatar-se à presidência do Benfica nas eleições para o quadriénio 2021-2025, marcadas para 9 de outubro, anunciou esta terça-feira o ex-futebolista internacional português, que assumiu a liderança do clube lisboeta após a …