Encontrados objetos de Churchill num aterro sanitário

Um trabalhador do lixo no Reino Unido encontrou uma cartola, uma caixa de charutos e um charuto que pertencia ao ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill num centro de reciclagem.

Os centros de reciclagem não costumam ser o destino de artefactos históricos únicos, mas David Rose provou que o lixo de um homem é o tesouro de outro.

Juntamente com esses objetos, David Rose também encontrou uma foto assinada por Churchill e 200 cartas de uma cozinheira que trabalhava para ele, nas quais contava em detalhes ao seu filho a vida do presidente.

“Ela escrevia ao seu filho todos os dias sobre os eventos diários de Winston Churchill, que planos tinha, como se sentia e coisas interessantes sobre ele”, disse Rose.

David Rose tem três barracões cheios de outros objetos recuperados de aterros sanitários. “Eu trabalhei aqui durante cerca de quinze anos e posso levar o que gostar, principalmente antiguidades”, disse David Rose, citado pelo Daily Mail.

O autor do achado recusou-se a revelar a localização do aterro onde descobriu todo este material, que acredita ter sido um presente de Churchill para a cozinheira. No entanto, David Rose participou num programa de televisão de antiguidades da BBC no qual lhe ofereceram 10 mil libras (cerca de 11.700 euros) pelos os objetos encontrados.

O especialista do programa, Mark Smith, disse que a autenticidade dos objetos estaria em dúvida se não fosse pelo alto grau de detalhe das letras.

Achados notáveis anteriormente apresentados no programa da BBC1 incluíram um Van Dyck genuíno que foi comprado por 469 euros em 1992 em Cheshire por um padre e foi avaliado em 469 mil euros.

Uma foto de Banksy, um casaco de couro pertencente a John F. Kennedy e pinturas de Beatrix Potter estão entre outros tesouros que membros do público trouxeram para o programa nos últimos anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …