Encontrados no Equador bebés enterrados com capacetes feitos de crânios humanos

Sara Juengst / UNC Charlotte

Durante as escavações realizadas entre 2014 e 2016 em Salango, um sítio ritual na costa central do Equador, os arqueólogos encontraram dois bebés enterrados com capacetes feitos com crânios de outras crianças.

Os investigadores descobriram dois túmulos que datam de aproximadamente 100 a.C. e que foram criados por uma cultura chamada Guangala. De lá, recuperaram 11 indivíduos enterrados com pequenos artefactos, conchas e figuras de ancestrais de pedra. No entanto, a descoberta mais intrigante foi a de dois bebés com crânios de outras crianças em torno das suas cabeças.

Uma das crianças tinha cerca de 18 meses quando morreu. O crânio, proveniente de outra criança com entre 4 e 12 anos no momento de sua morte, foi “colocado na forma de um capacete em redor da cabeça do primeiro”. O segundo bebé tinha entre 6 e 9 meses quando morreu e tinha um capacete feito com o crânio de uma criança entre 2 e 12 anos.

Em ambos os casos, de acordo com o estudo publicado este mês na revista especializada Latin American Antiquity, havia muito pouco espaço entre os esqueletos primários e os seus capacetes cranianos. A equipa também recuperou uma concha e um osso da mão entre o crânio e o capacete. Os cientistas acreditam que os dois crânios foram juntados enquanto ainda estavam cobertos de carne, presumivelmente não muito tempo após a sua morte, para manter os ossos juntos.

A equipa, formada por Sara Juengst e Abigail Bythell, da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte, e Richard Lunniss e Juan José Ortiz Aguilu, da Universidade Técnica de Manabí, ainda não sabe a quem é que os capacetes-crânio pertenciam nem entendem completamente “o programa fúnebre prolongado” em Salango, incluindo o facto de que outros bebés foram enterrados sem um capacete-crânio.

Os cientistas sugerem que o capacete poderia representar a tentativa de garantir a proteção daquelas almas “pré-sociais e selvagens”. As figuras ancestrais de pedra em redor da cabeça dos bebés apoiam essa hipótese, que aponta para um esforço para “proteger e melhorar ainda mais as cabeças”.

“Até onde sabemos, este é o único exemplo desta prática em qualquer lugar do mundo”, disse Sara Juengst, autora do estudo e professora assistente de bioarqueologia da UNC Charlotte, em declarações à IFLScience. “Incluir cabeças extras em enterros não é incomum na América do Sul pré-hispânica, seja como cabeças de troféu feitas de inimigos ou como garantir vínculos com ancestrais”, acrescentou.

Embora a causa da morte também permaneça um mistério, especula-se que as crianças tenham morrido de desnutrição ou doença. A área poderá ter sido atingida por uma erupção vulcânica significativa na época, o que poderia ter enchido o céu de cinzas vulcânicas. Aliás, os seus capacetes podem ter sido um acessório para protegê-los de outros infortúnios.

Os cientistas esperam que análises de ADN adicionais e isótopos ajudem a entender quem eram as crianças e se estavam relacionadas com as pessoas cujos crânios foram usadas no ritual mortuário.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …

Argentina concede estatuto de refugiado a Evo Morales

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou esta quinta-feira à Argentina procedente de Cuba, onde esteve para realizar uma consulta médica, e deverá permanecer no país, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Felipe Solá. "Evo …

Conselheiro de Trump criou perito fictício para discutir a China (e até o cita nos livros)

O principal conselheiro em política comercial da Casa Branca criou uma personagem fictícia, com um pseudónimo, para lançar discussões sobre o conflito comercial sino-norte-americano. De acordo com o jornal norte-americano New York Times, que avançou a …

Ataque a base militar no Níger faz mais de 70 mortos

Pelo menos 73 soldados nigerinos morreram num ataque a uma base militar em Inates, perto da fronteira com o Mali, na noite de terça-feira. De acordo com os números do exército do Níger, pelo menos …

Nem vegans, nem vegetarianos. É a dieta flexitariana que está a ganhar terreno em Portugal

Cerca de 9% da população portuguesa adoptou uma alimentação veggie, apostando no consumo de vegetais. Mas a nova tendência não são nem os vegetarianos que excluem a carne e o peixe da sua alimentação, nem …

Caretos de Podence elevados a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO

Os Caretos de Podence foram declarados, esta quinta-feira, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A decisão foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre até sábado, em …