/

Foram encontrados, pela primeira vez, microplásticos na placenta

Cientistas encontraram, pela primeira vez, vestígios de microplásticos na placenta. Tinham todos entre cinco e dez micrómetros de dimensão.

De acordo com o site Science Alert, os investigadores recolheram placentas de um ambiente sem plástico de seis progenitoras, que foram seccionadas, dissolvidas e filtradas. Foram encontrados 12 pequenos pedaços de plástico colorido – todos com uma dimensão entre cinco e dez micrómetros – provenientes de apenas quatro das placentas.

Enquanto quatro dos fragmentos foram descobertos em tecidos que pertenciam ao lado materno da placenta, cinco estavam mais próximos do feto. Os restantes três foram encontrados na fina membrana que forma uma parede à volta do líquido amniótico.

Embora não pareça um grande número de partículas, especialmente tendo em conta o seu tamanho, é importante lembrar que a quantidade de tecido removido para análise representa apenas uma pequena percentagem da massa deste órgão, o que sugere que há muitos mais fragmentos no total.

Apesar desta investigação, ainda não é claro se alguma destas partículas intrusivas representa algum tipo de risco para a saúde do feto e, por isso, serão necessárias mais pesquisas sobre o assunto.

No entanto, tal como muitos aditivos plásticos interferem nas funções do nosso corpo, a sua presença numa parte tão sensível como a placenta é, ainda assim, profundamente preocupante.

Felizmente, acrescenta o mesmo site, todas as crianças indiretamente envolvidas neste estudo, publicado a 2 de dezembro na revista científica Environment International, parecem ser perfeitamente saudáveis.

Em setembro de 2019, também foram encontradas manchas de fuligem expelidas de motores de automóveis e centrais de combustíveis fósseis no lado fetal da placenta.

Filipa Mesquita, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.