Foram encontrados, pela primeira vez, microplásticos na placenta

Cientistas encontraram, pela primeira vez, vestígios de microplásticos na placenta. Tinham todos entre cinco e dez micrómetros de dimensão.

De acordo com o site Science Alert, os investigadores recolheram placentas de um ambiente sem plástico de seis progenitoras, que foram seccionadas, dissolvidas e filtradas. Foram encontrados 12 pequenos pedaços de plástico colorido – todos com uma dimensão entre cinco e dez micrómetros – provenientes de apenas quatro das placentas.

Enquanto quatro dos fragmentos foram descobertos em tecidos que pertenciam ao lado materno da placenta, cinco estavam mais próximos do feto. Os restantes três foram encontrados na fina membrana que forma uma parede à volta do líquido amniótico.

Embora não pareça um grande número de partículas, especialmente tendo em conta o seu tamanho, é importante lembrar que a quantidade de tecido removido para análise representa apenas uma pequena percentagem da massa deste órgão, o que sugere que há muitos mais fragmentos no total.

Apesar desta investigação, ainda não é claro se alguma destas partículas intrusivas representa algum tipo de risco para a saúde do feto e, por isso, serão necessárias mais pesquisas sobre o assunto.

No entanto, tal como muitos aditivos plásticos interferem nas funções do nosso corpo, a sua presença numa parte tão sensível como a placenta é, ainda assim, profundamente preocupante.

Felizmente, acrescenta o mesmo site, todas as crianças indiretamente envolvidas neste estudo, publicado a 2 de dezembro na revista científica Environment International, parecem ser perfeitamente saudáveis.

Em setembro de 2019, também foram encontradas manchas de fuligem expelidas de motores de automóveis e centrais de combustíveis fósseis no lado fetal da placenta.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bancário do Porto roubou um milhão de euros a clientes para alimentar vício do jogo

O vício em apostas online levaram o gestor de contas da Caixa Geral de Depósitos a desviar verbas para investir no jogo. O arguido é agora acusado de 34 crimes. O caso remonta a 2015 quando …

Bolsonaro diz que só tomará vacina aceite na Europa e nos EUA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que só vai tomar uma vacina contra a covid-19 que lhe permita viajar e voltou a desacreditar a CoronaVac, vacina patrocinada pelo governador de São Paulo, …

Surto com 127 infetados e um morto na Misericórdia de Proença-a-Nova

Um surto de covid-19 detetado na quarta-feira na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova provocou uma morte e regista 127 casos ativos, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara local. Segundo o presidente da …

Não é só Cuomo. Já há anos que se proclama "Me Too" pelos corredores políticos dos EUA

O caso do governador de Nova Iorque colocou novamente o problema do assédio em discussão. Mas Cuomo não está sozinho - entre juízes, ex-presidentes ou congressistas, já vários políticos dos EUA foram acusados de má …

Ryanair vai investir 253,4 milhões de euros no aeroporto de Lisboa com reforço da frota

A companhia aérea Ryanair revelou esta quinta-feira que vai investir 300 milhões de dólares (253,4 milhões de euros) no aeroporto de Lisboa, onde irá alocar mais três aeronaves a partir de novembro como parte da …

Responsabilidade por redução da população "é única e exclusivamente dos Governos dos últimos 40 anos"

A responsabilidade pela redução da população “é única e exclusivamente dos Governos portugueses dos últimos 40 anos”, considera o investigador Manuel Villaverde Cabral. “Se há uma coisa que é muito mais importante do que a política …

Prémio da assiduidade vai para IL, PEV e deputadas não inscritas. Chega e PAN "reprovam" por faltas

Dos 91 plenários decorridos na Assembleia da República nesta sessão legislativa, registaram-se 749 faltas. Dos 230 deputados, só 46 nunca faltaram. O jornal Inevitável fez um levantamento das faltas dos deputados, depois de terminada a …

PAN foi o único partido sem irregularidades nas autárquicas de 2017. Movimentos cívicos são dos que menos cumprem

Depois da notificação da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, o Ministério Público fica agora encarregue de aplicar as coimas por violação da lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais. As informações reveladas …

Jesus terá acusado Taarabt de ter adormecido em campo no Spartak-Benfica

O treinador benfiquista, Jorge Jesus, terá acusado Adel Taarabt de ter adormecido em campo no encontro entre o SL Benfica e o Spartak Moscovo. Com o Benfica já a vencer por 2-0 diante do Spartak Moscovo, …

Sistema de avaliação da Função Pública em stand by

As negociações em torno da revisão do sistema de avaliação de desempenho dos funcionários públicos estão paradas. A última vez que o Governo se reuniu com os sindicatos foi em maio. Nessa altura, o Governo falhou …