Encontrado túmulo mais antigo de governante maia na Guatemala

Um grupo de arqueólogos descobriu o túmulo mais antigo já encontrado de um governante maia na cidade de El Peru-Waka, no norte da Guatemala.

O túmulo descoberto este verão na cidade El Peru-Waka, no norte da Guatemala, é o túmulo mais antigo já descoberto nesta região, segundo anunciou o Ministério da Cultura e Desporto do país.

A descoberta foi feita pelos arqueólogos do Projeto Arqueológico Waka, composto por especialistas guatemaltecos e norte-americanos, e data dos anos 300-350 d.C.

“Os Maias reverenciavam os seus líderes divinos e tratavam-nos como almas vivas mesmo depois da sua morte”, afirmou um dos responsáveis pela investigação, David Freidel, professor de antropologia na Universidade de Washington, em St. Louis, EUA.

“O túmulo deste rei ajudou a tornar o palácio real da acrópole sagrado, um lugar de majestade, no início da história da dinastia Wak. É como os antigos reis saxões ingleses enterrados no Antigo Ministério, a igreja original debaixo da Catedral de Winchester”.

Waka é uma das mais antigas dinastias maias, estabelecida no segundo século d.C. Os restos mortais do governante encontrados no mausoléu pertenciam supostamente a Te ‘Chan Ahk, um conhecido rei de Waka que governou durante o século IV d.C.

Os arqueólogos perceberam que o mausoléu pertencia a um membro da realeza pela presença de uma máscara de jade que representava o governante como deus do milho. Os reis maias eram regularmente retratados desta forma.

Também foram encontrados no túmulo 22 vasos de cerâmica, adornos de jade e um pendente de concha esculpido em forma de crocodilo. Os restos de Te ‘Chan Ahk e alguns adornos como a máscara estavam pintados com tinta vermelha brilhante.

Segundo os cientistas, possivelmente desde 600 d.C. os membros da comunidade entravam no túmulo para venerar os restos mortais e é possível que os ossos tenham sido pintados precisamente nessa ocasião.

PARTILHAR

RESPONDER

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …

Sintra comemora 25 anos como Património da UNESCO com mais de 200 eventos

O município de Sintra assinala os 25 anos da elevação a Património Mundial com a realização de mais de 200 eventos, nomeadamente uma exposição que reúne obras sobre o concelho desde a antiguidade à contemporaneidade. Sintra, …