Encontrado túmulo mais antigo de governante maia na Guatemala

Um grupo de arqueólogos descobriu o túmulo mais antigo já encontrado de um governante maia na cidade de El Peru-Waka, no norte da Guatemala.

O túmulo descoberto este verão na cidade El Peru-Waka, no norte da Guatemala, é o túmulo mais antigo já descoberto nesta região, segundo anunciou o Ministério da Cultura e Desporto do país.

A descoberta foi feita pelos arqueólogos do Projeto Arqueológico Waka, composto por especialistas guatemaltecos e norte-americanos, e data dos anos 300-350 d.C.

“Os Maias reverenciavam os seus líderes divinos e tratavam-nos como almas vivas mesmo depois da sua morte”, afirmou um dos responsáveis pela investigação, David Freidel, professor de antropologia na Universidade de Washington, em St. Louis, EUA.

“O túmulo deste rei ajudou a tornar o palácio real da acrópole sagrado, um lugar de majestade, no início da história da dinastia Wak. É como os antigos reis saxões ingleses enterrados no Antigo Ministério, a igreja original debaixo da Catedral de Winchester”.

Waka é uma das mais antigas dinastias maias, estabelecida no segundo século d.C. Os restos mortais do governante encontrados no mausoléu pertenciam supostamente a Te ‘Chan Ahk, um conhecido rei de Waka que governou durante o século IV d.C.

Os arqueólogos perceberam que o mausoléu pertencia a um membro da realeza pela presença de uma máscara de jade que representava o governante como deus do milho. Os reis maias eram regularmente retratados desta forma.

Também foram encontrados no túmulo 22 vasos de cerâmica, adornos de jade e um pendente de concha esculpido em forma de crocodilo. Os restos de Te ‘Chan Ahk e alguns adornos como a máscara estavam pintados com tinta vermelha brilhante.

Segundo os cientistas, possivelmente desde 600 d.C. os membros da comunidade entravam no túmulo para venerar os restos mortais e é possível que os ossos tenham sido pintados precisamente nessa ocasião.

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …